VENDEDOR

Vendedor sempre foi peça chave e fundamental no mundo dos negócios, isto desde que mundo é mundo. É ele quem faz o primeiro contato com o cliente. A venda é um processo que começa na prospecção, abordagem, identificação das necessidades do cliente, apresentação do produto ou serviço até sua conclusão e fechamento.

Incrível como ainda nos dias de hoje, em pleno século XXI, nos deparamos com vendedores despreparados e desatualizados usando técnicas ultrapassadas e ineficientes para o convencimento do cliente a adquirir seu produto ou serviço.

O mundo dos negócios, vem evoluindo muito rapidamente, a concorrência se acirra a cada dia o mercado ficando seletivo, o cliente mais exigente e as empresas cobrando de seus departamentos comerciais, cada vez mais, profissionais de vendas com excelência em atendimento.

Não há nada mais desagradável para o cliente do que ser abordado(a) por alguém que traz em sua fisionomia, a timidez e insegurança, características próprias de quem não tem o traquejo mínimo necessário para o desempenho da função, esse elemento é rotulado como sendo o famoso “tirador de pedidos”. Ele tem como características desabonadoras alguns defeitos: É descomprometido, desatencioso, chega atrasado, vive de mau humor, não tem espírito de equipe, reclama de tudo, da comissão, do calor, do frio, da chuva e até do produto/serviço que vende.

O mercado está muito aguerrido, as empresas precisam primar por atendimento personalizado não há mais espaço para quem caminha olhando pra traz, é preciso olhar sempre para a frente enxergar o futuro, conhecer o tabuleiro.

Diante desse cenário, entendo que quem deseje trabalhar como vendedor, é necessário ser técnico, atualizado e conhecedor do produto que deseja vender e da concorrência similar.

O bom vendedor deve possuir algumas características como por exemplo: Cuidar da aparência pessoal, ser organizado, ter uma agenda atualizada diariamente, estabelecer metas, prospectar e ser persistente.

O cliente gosta de ser atendido com distinção, atenção, cortesia, educação e presteza, é dentro dessa dinâmica que surge a figura do bom vendedor que usando um pouco da psicologia de venda, auxilia o cliente a se decidir sobre a compra.

Vender é mais que convencer clientes a levar o produto/serviço que você vende, é fazer amigos, é fidelizar, é proporcionar a criação de vínculos entre pessoas e a marca que você representa.

Boas vendas.

Francisco Alves de Sousa

Jornalista