O VALOR DA GRATIDÃO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

INTRODUÇÃO – Este artigo reflexivo coloca como discussão, uma das virtudes fundamentais do ser humano: a gratidão. Desde os primórdios da humanidade, na busca da sua evolução, as criaturas racionais buscam o aprimoramento, por meio da vivência de virtudes, este é um dos grandes caminhos para este aperfeiçoamento. A vida em sociedade requer lucidez e encorajamento; nas vicissitudes históricas, percebe-se que as civilizações que primaram em propagar ‘virtudes’, tornaram-se as mais lembradas, sendo assim, o seu legado é propagado, pois, estes tiveram a preocupação com a evolução do universo. Entretanto, o humano, como mísero mortal, muitas vezes esquece que deveria evoluir. No salto quantitativo da história, chegamos ao contexto da contemporaneidade e nos inseridos em uma sociedade de grande consumismo, nela o humano também descartado, dentro desta dimensão é de suma importância lembrar-se da prática de virtudes, dentre tantas, a da grandeza chamada de gratidão.

Acredito que por meio de nossa breve passagem por este mundo, deveríamos deixar impregnado na mente dos que nos são mais próximos, o desejo desta evolução das criaturas humanas, isto acontece pelo estimulo e convencimento das boas práticas, uma vez que elas trazem o bem estar a todos. Muitos imaginam que isto ocorre apenas por meio da religião, mas, este é um engano, pois, há inúmeros caminhos para ocorrer essa evolução. Portanto, antes de tudo, faça uma reflexão de sua vivencia profissional, perceba se está contribuindo para o mundo ser melhor. Fique convencido que bastam as meras palavras ou de frases maravilhosas, muitas se transformam até em canções, mas não contam com a sua efetiva prática cotidiana.

Espero que este pequeno artigo, possa contribuir para que possamos valorizar efetivamente a virtude da gratidão. Ótima leitura!  

 

Em artigo recente, destaquei o valor da caridade e quanto é importante coloca-la em prática! Quero levar você, caro leitor, há pensar um pouco: hoje, você agradeceu ao Deus da vida, por tudo que tem recebido? Neste marasmo social em que estamos inseridos, atrelado com a sobrevivência, junto ao corre-corre diário, vamos esquecendo algo muito importante que deveria fazer parte do nosso cotidiano, ou seja, exercitarmos a virtude da gratidão. Ser grato, não por grandes feitos, mas por tudo que é recebido, afinal deveríamos ter consciência do quanto somos seres míseros e imperfeitos, assim mesmo, acabamos recebendo a essência para viver de forma gratuita.

Esta falta de gratidão é proveniente da ganância de estarmos inseridos na sociedade consumista, onde o importante é a vida de meras aparências e do bem-estar momentâneo. Nela, quem deseja ser grato, acaba enquadrado na prerrogativa do atraso, da cafonice e, pior de tudo: da ‘desmoralização’. Observe o absurdo que chegamos: demonstrar gratidão, para muitos, tornou-se sinônimo de ser ‘ridículo’. Até onde chega à insígnia humana, justamente para desvirtuar o processo de sua evolução!

 Entretanto, na contramão deste péssimo entendimento, devemos ser corajosos e perceber a ‘luz’, ou seja, a aura divina que guia nossa existência. Nascemos para sermos os ‘seres da luminosidade’. E foi essa dimensão que acabei vivenciando neste dia quinze de outubro, dia do professor. Aquele foi um momento, por meio dos recursos tecnológicos, aonde as energias positivas, inflamaram criaturas dignas e radiantes, para expressar sua gratidão a este que vos escreve.

Como é magnífico ler ou ouvir palavras de reconhecimento e de gratidão por ter ajudado alguém. Nesta trajetória iniciada em Capinzal (SC), passando por Irati (PR) e chegando até Naviraí (MS), devo afirmar também o quanto sou grato por estar fazendo aquilo que amo: ser professor! Tenho a convicção de que sou ‘passageiro’ neste mundo, quiçá, essa sede do ‘conhecimento’ que tento difundir, venha contribuir para a semeadura do bem, da pratica da caridade e da disseminação do amor e da bondade, desta forma teremos a oportunidade em contribuir para o mundo evoluir.

Gratidão pelas palavras encorajadoras que fazem esquecer os infortúnios dos seres maldosos que buscam, por meio do apedrejamento, ofuscar meu brilho. Estamos em franca evolução, pois inúmeras criaturas focam na propagação do bem e de bons fluídos. Acredite que os maldosos, invejosos e traiçoeiros se encontram em franco declínio.

Essa convicção da melhoria deste mundo dá-se no resgate da gratidão, pois, constantemente depararmo-nos com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que vivenciam essa fineza e maravilhosa virtude. 

Seja sempre grato! Primeiro para com Deus e com todas as suas forças cósmicas, pois elas nos fazem interagir com o universo. Jesus Cristo foi o grande Mestre, no ápice da gratidão, Ele entregou sua própria vida para todos entender e compreender a importância do amor e da caridade. Saiba viver a essência deste Evangelho, não apenas com palavras, frases decoradas ou isolando-se dentro de templo religioso.

Gratidão sempre!

Fiquem todos com Deus!