O VALOR DA ESPIRITUALIDADE!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

No rincão, chamado Capinzal (SC), onde nasci e fui criado, nosso lar sempre foi religioso! Bisavós, avós, tios e pais ensinaram-me a crer em Deus, com palavras e exemplos, demonstrando que vida terrena precisa de espiritualidade!

Um testemunho forte foi à morte da avó materna, levando-me compreender que Deus existe. Ela morreu balbuciando o ‘santo terço’, tendo sua família ao redor, demonstrando o valor da espiritualidade na vida do ser humano!

A fé, caros leitores, precisa ser cultivada, trabalhada e testada! Não existe o fervor da fé, sem passar por provações! Os santos, com suas trágicas histórias de vida são a demonstração de quanto à espiritualidade é provada, mas quando Deus é integrante da vida humana, descobre-se que sem Ele, nada tem sentido!

Não se trata de fanático religioso, pois este cega e deixa a pessoa tapada, mas buscar a autêntica vida espiritual torna o fardo diário leve, principalmente quando se vive os princípios do amor, da caridade e da fraternidade!

Deus permite, a cada dia, ao humano a oportunidade de usufruir suas benesses: amanhecer, chegada do sol com sua intensa luz, alvoroço dos pássaros, suavidade do ar, as belezas naturais e tantas outras maravilhas, invisíveis pela monotonia diária, perderem o encanto e não ter sintonia com a vida espiritual!

Você já parou para pensar de quantas tragédias Deus te livrou? Na verdade, mesmo sem nosso consentimento, Ele determina aos seus anjos, arcanjos e exército celeste que intercedam por cada um de seus filhos! O coração duro, sem crença, repleto de preocupações desnecessárias, faz a razão explicar tudo e, joga no lixo a fé e a espiritualidade! Essa dureza, avareza e crueldade ‘racional’ são causa do afastamento humano de seu Criador!

O Pai Celestial não desiste! Persiste até quando os olhos da fé abram-se e consigam ver as maravilhas de sua criação e operar na vida do humano! Aos existencialistas e ateus, não receio dizer: Deus existe sendo o condutor de nossas vidas! E, digo mais: Ele deixou seus anjos, arcanjos e até criaturas humanas revestidas do dom divino e, por meio delas torna-se possível o equilíbrio do próprio planeta! Que seria deste mundo, caso a vida fosse pautada na materialidade e na dimensão terrena? Se assim fosse, este mundo não existiria mais!

Revigore sua fé! Saiba que Deus espera uma oportunidade para operar suas maravilhas em sua vida! Não importa o tamanho de seu problema ou quanto tenha errado! Saiba: você não está sozinho! Deus tem um exército pronto para interceder ao seu favor! Creia nas palavras de Davi, no Salmo 104, escreveu: “Deus sustenta todas as suas criaturas” e, no Salmo 139, registrou: “os meus dias já estavam calculados, antes mesmo que chegasse o primeiro e foram escritos no teu livro”.                                                                                                    

Creia que a vida terrena necessita dos valores advindos da espiritualidade! Creia que Deus sempre nos protege e nos cuida e, deseja operar grandes e profundos milagres em nossa vida! Basta ao humano a abertura, consentimento e boa vontade em se entregar e abrir o seu coração aos valores da espiritualidade!