Jackeline Menezes de Sá[1]

Jaqueline dos Santos Soares[2]

RESUMO

A dança no processo de aprendizagem é mais do que formar um bailarino, ela pode contribuir para os padrões fundamentais do movimento, que envolve a precisão do braço e da perna, envolve o deslocamento do corpo, envolve a estabilização do corpo em diversas situações, e a dança também contribui para o desenvolvimento da relação humana com o mundo. O uso da dança oferece a construção de conhecimento, favorece a criatividade. Neste trabalho será abordada a importância da dança na escola para formação de pessoas de opinião, que se conhecem e que terão vida saudável. A dança é uma experiência corporal que possibilita ao aluno formas de comunicação e expressão, que contribuirá para o processo de ensino aprendizagem, temos que colocar a prática motora na educação, pois é importante no desenvolvimento da criança. A dança se mostra logo cedo na criança, mais infelizmente ela se perde cedo, por ser reprimida, por vergonha, ou por falta de incentivo de educadores que não trabalham a dança na escola, por acharem que por não saberem dançar não podem ensinar. Esse artigo científico tem o intuito de mostrar para os educadores que a dança na educação não tem a função de formar profissionais da dança, e sim ajudá-los no seu desenvolvimento, na sua autoconfiança, autoconhecimento e muitos outros benefícios que a dança pode trazer.

1 INTRODUÇÃO

Esse artigo científico tem como finalidade mostrar o valor da dança no processo de ensino aprendizagem, a dança como componente lúdico pode oferecer aos alunos um importante utensílio pedagógico para o desenvolvimento motor, além de desenvolver o aprendizado do aluno.   

A dança no processo de ensino aprendizagem não se resume em adquirir habilidades para ser um profissional, mais pode contribuir para o aprimoramento dos padrões fundamentais do movimento, para o desenvolvimento do conhecimento e também para ajudar o aluno na sua relação com os outros.

Infelizmente a dança não está sendo vista como um importante instrumento pedagógico, pois muitos professores acham que a dança é simplesmente um prazer e outros acham dificultoso trabalhar com a dança, porque requer dedicação, tempo, trabalho etc.

Nesse artigo quero mostrar também a necessidade dos educadores ter conhecimento de que a dança como processo de ensino aprendizagem não tem o intuito de formar bailarinos, e sim ajudá-los a explorar sua criatividade, criar uma consciência critica e ativa.

A dança na escola não é a arte do espetáculo, e sim a educação através da arte. Através da dança podem-se alcançar os objetivos da educação, como o desenvolvimento afetivo, social, psicológico etc., com a prática da dança se consegue tanto mudanças internas como externas do aluno.

Não se podem privar as crianças de obter tantas experiências educacionais, que a dança proporciona, pois com as experiências de movimentos que são oferecidos na dança os alunos aprendem a ter o domínio do corpo, a ser criativo, a dança ajuda no desenvolvimento geral da criança.

Os educadores precisam enxergar o quanto a dança é importante para o desenvolvimento da criança, e pode facilitar muito o aprendizado.  Mais para isso é necessário planejamento, dedicação, tempo, procurar conhecer cada aluno, para saber seus limites, suas capacidades etc. A dança é tão importante quanto andar, falar, brincar etc. A dança engloba uma riqueza de movimentos que envolvem emoções, espírito, corpo, mente, que enriquece a aprendizagem.

O objetivo desse artigo científico é mostrar, sobforma bibliográfica, o valor da dança no processo de ensino aprendizagem, para que os educadores possam colocar a dança no seu plano de aula, e com isso a dança de maneira definitiva possa fazer parte do currículo escolar. E que os educadores possam refletir e ter novas ideias e discussões sobre a dança na escola.

2 METODOLOGIA

Esse artigo científico bibliográfico terá como base de discussão autores da área da educação e pesquisadores da ginástica. Serão citados autores como: Freire, Silva, Ayoub, Pereira, Oliveira entre outros que abordam a dança como ótimo instrumento para o aprendizado nas escolas. A pesquisa foi feita através de sites.

3 REVISÃO E DISCUSSÃO DA LITERATURA

3.1 A dança e sua importância no processo de aprendizagem

Através da dança o ser humano demonstra o que sente o que ele entende, ou seja, o ser humano demonstra suas habilidades e conhecimento. A dança resgata a nossa personalidade, o que realmente somos.

O homem da pré-história não tinha a facilidade que temos hoje, eles dependiam totalmente do seu corpo para sobreviver, eles caçavam, pescavam, lutavam para se defender de animais que os atacavam, fazia sua própria moradia, e dessa maneira iam aprimorando seus movimentos. A dança no processo educativo tem como objetivo aprimorar os gestos, movimentos, expressões corporais, posturas etc.

 (...) mais do que simples deslocamento do corpo no espaço, ele   objetiva se a desenvolver áreas como a coordenação motora dos grandes e pequenos músculos, equilíbrio, velocidade, agilidade,   ritmo, assim como também, correr, saltar, pular, rastejar, arremessar. (Freire 1992).

A dança no Brasil e no mundo vem ganhando seu espaço, pelas contribuições e benefícios que ela traz, desde o desenvolvimento da aprendizagem, melhora na autoestima, combate o estresse etc. A cada dia a dança vem tomando espaço e mostrando os seus benefícios dentro do processo educativo.  Mas ainda muitos educadores precisam compreender a importância da dança na educação.

"Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi à dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas  e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior (60.000 a.C.)." ( Oliveira 2001).

A dança ajuda o aluno a explorar sua capacidade de criação por orientar o movimento corporal, estimulando o autoconhecimento e favorecendo o aprendizado. A dança no ambiente escolar não tem o intuito de formar profissionais da dança, mais sim contribuir para o processo de ensino aprendizagem.

"Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para ser isso ou aquilo.Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo. Somos programados, mas, para  aprender. A nossa inteligência se inventa e se promove no exercício social denosso corpo consciente. Se constrói. Não é um dado que, em nós, seja um a priori da nossa história individual e social." (Paulo Freire).

    O dançar é um conjunto de ideias ligadas ao desenvolvimento do ser humano, que envolve corpo, mente e espírito. Vejamos o que Paulo Freire diz sobre a relação corpo e espírito:

“se o homem não distanciasse tanto o seu corpo do seu                                                                         espírito seríamos mais inteligentes e sensíveis”. (Freire 1983).

    A dança na escola deve preparar o corpo e a mente dos alunos para que se exercitem de acordo com as suas necessidades, estimulando através dos movimentos o processo de ensino aprendizagem, pois a dança na escola não é arte do espetáculo, é educação por meio da arte, e tem sumo valor para se alcançar os objetivos da educação, tanto objetivos externos como internos.

    A dança ajuda o aluno com o seu convívio com o próximo, e isso reflete no seu convívio com a sociedade, ele aprende a se relacionar com o seu próximo de maneira harmoniosa.

    A dança é tão importante como qualquer outra matéria, pois a dança no processo educativo tem o objetivo de resgatar as manifestações expressivas de nossa cultura.                      A expressão corporal no processo educacional utiliza o movimento para estimular os sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.

"(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, podem-se levar os alunos a conhecerem a si próprios  e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção    e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade." (Pereira 2001).

A criança tem dentro de si os movimentos inatos da dança, e é papel do professor criar meios de aprendizagem através da dança, fazer com que a criança aflore esses movimentos dentro de si, não de forma mecânica mais de forma natural ensinar os princípios dos movimentos.

A criança se descobre, descobre o outro, alfabetiza-se nas múltiplas linguagens do mundo e da sua cultura na riqueza das  possibilidades da linguagem corporal, que revela um universo de experiência e conhecimento (ayoub 2001).

Contudo a dança não deve visar só movimentos, pois como ela favorece a criatividade pode contribuir para muitos outros benefícios no processo educacional se integrada com outras disciplinas.

A dança escolar não tem exigência de idade, habilidade, condicionamento físico, flexibilidade, não possui objetivo de acertar ou errar, a dança escolar e para todos, pois ela tem o objetivo de levar o aluno a descobrir habilidades que não conhecia, desenvolver sua criatividade, suas potencialidades, sem ter que gastar esforços desnecessários para a realização do movimento.

A dança na escola não deve gerar a competitividade entre os alunos, e sim mostrar para os alunos que os movimentos são uma forma de expressão do aluno, tornando-os mais críticos, participativo, responsável.

Segundo Silva (1997), todas essas formas de linguagem  configuram-se como partes do cotidiano incorporadas pela criança como forma de expressão e contribuem igualmente  para uma leitura da realidade como totalidade.

3.2 A importância da dança no processo de ensino aprendizagem

A importância da dança no processo de ensino aprendizagem implica em reflexões sobre seu modelo, pois vivemos numa sociedade dinâmica e essa área deve contemplar muitos conhecimentos produzidos e usufruídos por essa sociedade, a respeito do corpo.

[...]