Certa vez um gestor andava desanimado com sua equipe e alguns de seus gestores, por mais que ele se empenhasse ele não conseguia que sua equipe se reconhece sua liderança. Já a ponto de entregar o seu cargo recebeu de um integrante de sua equipe, um dos funcionários mais antigos na empresa, o feedback, você é incompreendido porque tu és como um vagalume que ilumina uma escuridão.

Quem nunca passou por uma situação como essa, de ser incompreendido pela sua equipe de trabalho. Muitas vezes quando se quer fazer o novo encontramos barreiras que parecem intransponíveis como por exemplo membros de uma equipe que estão acomodados fazendo sempre a mesma coisa e não admitem que os tempos são outros.

É preciso fazer com que essas pessoas da equipe entendam que para conseguir resultados diferentes é preciso mudar o jeito como fazem as coisas, e aí leitores, é que a situação se complica, pois, essas pessoas pensam que se uma certa atitude ou processo deu certo no passado podem continuar dando certo no presente.

A maioria dos membros da equipe que tem essa visão sugerem, é claro, algumas modificações que não os tirem da zona de conforto. Tudo se complica quando essa pessoa ou pessoas pois podem ser mais que uma, são líderes informais!

Para reverter uma situação destas é preciso conversar com a pessoa que esteja “sabotando” sua liderança, trazer ela para seu lado e escuta-la também porque se ela está na função a tanto tempo ela tem seu valor. Uma das piores coisas afazer é enfrenta-la, tentar desmoralizá-la frente aos colegas ou “medir” forças. Traga ela para seu lado, peça sua opinião e pergunte como o processo pode ser melhorado, muitas vezes você vai descobrir que essas pessoas falam com uma certa razão, aproveite para vender sua ideia.

Muitas vezes uma boa conversa entre um líder e um liderado é a melhor coisa para colocar os “pingos nos i” como se diz na sabedoria popular. Se essa conversa não der certo troque o liderado antes que a sua luz se apague.

Vamos refletir sobre isso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Blog Falando de Gestão www.pedropaulomorales.com, www.pedropaulomorales.com, [email protected]