Mohamed Yaqine, professor de sociologia da Universidade de Abi Chaib Dakali, cidade de El Jadida, num debate público sobre as questões sociais no Marrocos considerou superficial e impreciso o uso dos conceitos e colocações científicas.

Neste encontro científico organizado pelo "Fórum do saber Sociológico" na universidade de Letras de Souissi em Rabat, no qual ele apresentou seu livro intitulado "O Indivíduo e a Sociedade na Sociologia Clássica" e "O Indivíduo e a Sociedade na Sociologia Contemporânea", a conceitualidade da análise dos fenômenos sociais, sem se aprofundar na verificação destes conceitos e colocações.

Percebe-se, por exemplo, que nos programas de TV, alguns analistas quando tratar sobre a propagação do crime no Marrocos, resultado do aumento do individualismo, mas ao mesmo tempo se anota não existir, segundo o pesquisador, uma definição unificada do individualismo e uma diferença precisa na definição das escolas sociológicas sobre esse conceito.

O debate envolve a questão das liberdades individuais, e a discussão sobre "O que é o indivíduo ?", ou seja que tipo de indivíduo, com novas características, novas perspectivas ou ainda um indivíduo novo, com multiplos laços.

Além disso a globalização eliminou todos os limites, e não se pode fingir ser um indivíduo que não tem multiplos laços. Porque cada um de nós deve ter muitas conexões uns com os outros, de alguma forma, como ligações com redes sociais.

O chefe do Departamento de Sociologia e Psicologia da Faculdade de Artes da Universidade de Abi Shuaib Al-Doukkali criticou os sociólogos pelo "caos" no discurso sociológico, porque a sociologia deste ponto de vista se assujeita a uma certa constrição num dado momento de tempo; objeto de uma discussão não científica, sobre os  quem pratica a restrição.

Por fim, Jamal Faza, professor de sociologia da Universidade de Mohamed V de Rabat, presente na apresentação dos livros, considera a pratica dos sociólogos requer o fornecimento de uma sólida formação nas universidades marroquinas. Baseando sobre a reforma do sistema educacional que tem colocado o dedo sobre os pontos do defeito, a formação, a produção, além da transformação que possa definir o sentido dos conceitos de criação e de analise social e dos termos conceptuais e psicosociológicos.

Lahcen EL MOUTAQI
Pesquisador universitário – Rabat - Marrocos