1. INTRODUÇÃO

O presente artigo irátrabalhar com a didática na área da educação fundamental, pois essa área pedagógica tem como objetivo ensinar métodos e técnicas aonde possibilita o ensino-aprendizagem direto entre o professor e o aluno e esse meio é o elemento ação didática fundamental para se desenvolver um bom trabalho. Proporcionando conhecimentos teóricos e práticos onde possibilita ao aluno uma percepção e compreensão reflexiva do que esta estudando no momento, para conseguir entender as situações didáticas em seu contexto social, conseguindo procurar uma melhor direção para estudar. Cabe ao educador planejar suas aulas e anexar a elas “n” didáticas de ensino, essas estratégias serve para atender a diversidade que se encontra dentro da sala de aula. Esses aspectos didáticos que apresenta na grade curricular do docente de pedagogia, é muito importante, pois refletir em suas atitudes e seu possível desenvolvimento na pratica é indispensável, tem que ter base alicerceadas em seu material de ensino, aonde o contato direto entre o professor e aluno, tem muitas experiências vivenciada para ser analisada á todo momento .

  1. OBJETIVO

Mostrar que o principal objetivo dessa avaliação é que segundo os paradigmas educacionais dentro do curso de pedagogia, deve ser feita a formação de seus professores, ampliando assim o conhecimento em relação à didática. Trabalhando a tendência pedagógica que separa as ideias entre o professor e o aluno sendo assim, modifica-se a finalidade da educação, mudando o papel do professor, do aluno, a metodologia, a avaliação, e, consequentemente, muda-se a forma de ensinar.

  1. DESENVOLVIMENTO

A educação juntamente com a escola andam no mesmo objetivo de educar os nossos alunos, só que não é apenas na escola que a educação acontece, e sim em todos os lugares existem redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração para outra, e ao longo dessa evolução da educação vem-se formalizando e centralizando maneiras de ensino e qualificando os professores dos dias de hoje para formação de seus alunos.

Segundo Libâneo (1990), a didática é:

“A disciplina de didática deve desenvolver a capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar, “o que” ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da didática.”

Com base nessa fala, temos como escolher os melhores meios à qual deve se trabalhar a educação nos dias de hoje e qual a melhor didática para se encaixar entre a forma de trabalhar e a maneira correta de se aprender utilizando meios didáticos alternativos, para que se possa obter uma educação de qualidade para coligar em geral as ideias entre os professores-escola-educação, em prol ao aluno.

  1. CONCLUSÃO

A didática geral vem evoluindo na educação nos últimos tempos, onde sempre ressalta que a escola e os professores devem trabalhar sempre juntos e que a cada formação obtida aos professores o educador ensina e aprende junto ao seu aluno e na pedagogia essa disciplina se encaixa perfeitamente com a didática onde o planejamento de suas aulas é de suma importância para o comportamento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, podendo ser alterada a qualquer momento para se ter um bom trabalho.

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

Ghiraldelli Júnior, Paulo. Didática e Teorias Educacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

PILLETI, Claudino. Didática Geral. 23ª edição. Série Educação -Editora Ática, 2006.

SILVA, T.M.N. A construção do currículo na sala de aula, o professor como pesquisador. São Paulo. EPU - 1990.