RESUMO O presente estudo trata-se de uma pesquisa sobre o uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino aprendizagem da matemática. A pesquisa – ação com abordagem qualitativa, foi realizada através da aplicação de 02 (dois) jogos educativos abordando os conceitos matemáticos e, em seguida, ao final de cada jogo, um questionário foi aplicado aos discentes do 6 º ano do ensino fundamental. Buscando atingir os propósitos desta pesquisa o objetivo geral versa investigar o papel do jogo como recurso pedagógico no ensino aprendizagem da matemática. Durante a pesquisa constatou-se que os discentes já possuíam um conhecimento básico a cerca do assunto, muito ainda é preciso fazer e aprender para que as práticas lúdicas sejam trabalhadas de forma eficaz e eficiente. Percebe-se que os sujeitos apresentaram algumas dificuldades por desconhecerem as quatro operações básicas. Pode-se dizer, de acordo com os resultados obtidos, a intervenção via jogos permitiu expressivas evoluções nos discentes estudados, tanto no que concerne à construção dos conceitos matemáticos como na elaboração de novas estratégias de soluções de problemas. 

Palavras-chave: Jogos.  Ensino-aprendizagem. Matemática. 

 1 INTRODUÇÃO 

A pesquisa apresentada visa explicitar o uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem da matemática de uma escola pública da rede estadual de ensino no município de Regeneração-PI. Este estudo propõe utilizar jogos nas aulas de matemática com o intuito de facilitar a aprendizagem de conceitos dessa área bem como, contribuir para a criação de estratégias de resolução de problemas. O jogo no contexto da sala de aula, quando bem planejado e executado, desperta o interesse, contribui na construção do saber e estimula os alunos não só a aprender conteúdos, mas desenvolve também atitudes saudáveis no convívio social. O interesse por pesquisar jogos articulados com o ensino da matemática ocorreu por ser uma proposta metodológica lúdica que faz parte de uma didática diferenciada, onde o discente é o sujeito ativo do processo de ensino aprendizagem, e ainda, foi possível identificar e adequar os jogos às fases de desenvolvimento dos sujeitos envolvidos.  O campo de estudo foi a Unidade Escolar Antônio de Neiva (UEAN) localizada na Rua Evaldo Leal de Moraes, número 180 no centro do município de Regeneração-PI, a mesma abrange a oferta de ensino fundamental e médio nos turnos matutino, vespertino e noturno. 

Para nortear a pesquisa, partiu-se da seguinte problemática: Quais os efeitos do uso de jogos no ensino-aprendizagem da matemática? Visando responder a este questionamento, foi estabelecido como objetivo geral: investigar o papel do jogo como recurso pedagógico no ensino aprendizagem da matemática e, como objetivos específicos: Apresentar as principais concepções e caracterização dos jogos; Analisar as contribuições dos jogos para o ensinoaprendizagem de conceitos matemáticos e Estimular o interesse, a curiosidade e a capacidade de resolver problemas através do uso dos jogos. Para a realização deste estudo foi utilizada a pesquisa – ação com abordagem qualitativa e, teve como instrumento de coleta um questionário aplicado ao final de cada jogo desenvolvido na sala de aula.