O USO DA TERAPIA REIKI PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM:REVISÃO DE LITERATURA

Nathalie Tenório de Barros Farias[1];Cammylla Ataíde Gouveia[2].

Introdução: Segundo Armond,o Reiki é uma forma de terapia complementar bastante utilizada pelos profissionais de enfermagem, que teve seu surgimento no Japão e  se caracteriza pelo uso das mãos no paciente,objetivando restabelecimento do equilíbrio do corpo.Objetivo: Este trabalho possui como objetivo abordar a respeito do Reiki e sua contribuição para a enfermagem, a partir de uma revisão de literatura. Métodos: Foram utilizados para a revisão de literatura 13 artigos publicados no MEDLINE,usando como critério artigos entre 2007 a 2012. Resultados: O Reiki consiste em usar as mãos num paciente objetivando tanto o bem estar físico quanto o bem estar mental.A prática que consiste no desbloqueio dos Chakras(pontos de energia presentes na coluna vertebral) é reconhecida pelo COFEN-197/1997,podendo ser exercida pelo profissional de enfermagem. Na enfermagem o uso do Reiki pode ser praticado contanto que o enfermeiro possua 360 horas em cursos reconhecidos pela instituição,tornando o processo em saúde mais holístico e humano,focando não apenas no estado físico do paciente, mas também no estado mental. Conclusões: Foi possível identificar o Reiki como uma terapia complementar que utiliza as mãos para atingir o equilíbrio do bem-estar do paciente,sendo o enfermeiro reconhecido pelo COFEN como praticante desta terapia. Contribuições para Enfermagem: O Reiki contribui para a enfermagem se tornar cada vez mais holística visando o bem-estar físico e mental de seus pacientes,fugindo das visões passadas de tratar apenas a doença física,visualizando o ser humano como um todo,com sentimentos e emoções a serem levadas em consideração.

Palavras-chave:Reiki;Homeostase;Energia Vital;Enfermagem Holística.

Referências Bibliográficas: ARMOND, E. Passes e Radiações: Métodos Espíritas de Cura. 20°ed. São Paulo: Aliança, 1990.

GAVIN, R. O. S. et al; Terapias Alternativas Complementares: uma visão do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem.Ciências Cuidado em Saúde, n.9, v.4, p.760-765, 2010.

MOTTA, P. M. R. da; BARROS, N. F. de. Aplicação de Técnicas de Imposição de Mãos na dor: reiki, toque terapêutico e toque de cura.Brasília Médica, Brasília, n.51, v.1, p. 49-58, 2014.

[1] Acadêmica de Enfermagem no Centro Universitário CESMAC.

[2] Enfermeira formada pela Universidade Tiradentes(UNIT) com pós-graduação em saúde da família.