O uso da Telemedicina como ferramenta na Área da Saúde. 

Resumo

Com o avanço da tecnologia em diversos setores muitas áreas vêm sendo beneficiadas com tecnologias de ponta assim sendo uma ferramenta muito importante para o uso além de contribui com a eficácia e eficiência dos mesmos. Na área da saúde não é diferente, com as novas tecnologias crescendo cada vez mais a Telemedicina se destaca ajudando na velocidade de atendimento uma vez que pode ocorrer remotamente não gerando grandes aglomerações como no caso de atendimentos presenciais e também aos pacientes que moram em locais distantes não se locomoverem de suas localidades assim não gerando um desconforto e um estresse aos mesmos.

Introdução

A Telemedicina e uma área da Telesaúde que oferece o atendimento médico de forma remota ou seja o paciente pode ficar em casa sendo atendido por um médico em seu local de trabalho através de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) assim permitindo Teleconsultas conseguindo dessa forma a interpretação de exames médicos ou seja telediagnóstico e o Telemonitoramento através de forma totalmente remota disponibilizadas através de softwares, plataformas e internet. A rapidez com que os pacientes são atendidos são muito grandes com o uso da telemedicina a precisão de relatórios e resultados de exames acontecer de forma muito rápida dependendo do uso de softwares que serão usados pelos hospitais uma vez que os mesmos tem que esta adaptados ou seja com um sistema implantado para todos os tipos de situação que pode ocorrer além de ter médicos capacitados para saber usar os softwares que estarão disponíveis.

A informação no uso da telemedicina e muito importante logo levando em consideração a integridade das informações dos pacientes uma vez que os softwares e os sistemas tem que manter as informações seguras não tendo vazamentos dos dados dos pacientes. Mas a maioria dos hospitais e clinicas não tem recursos suficientes para implementar sistemas capazes de fazer o uso da telemedicina e também a questões dos profissionais da medicina que precisam ser capacitados para lidar com o uso dessas tecnologias.

Considerações Finais

O uso da Telemedicina e uma forma eficaz tanto para o pacientes uma vez que terão vários benefícios com citado antes o não deslocamento das suas localidades além de não sofrem com demoras no atendimento, já nos hospitais o uso da telemedicina será um ponto chave no atendimento aos pacientes gerado diagnósticos eficazes e com rapidez além disso os hospitais se atualizaram as novas tendências tecnológicas, mas levando em consideração um ponto a ser muito importante que e a segurança das informações dos pacientes assim mantendo o sigilo das informações não os prejudicando revelando possíveis doenças e causando transtornos.

Referências:

Luis Hernan Contreras Pinochet* “TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA SAÚDE” Disponível: https://pdfs.semanticscholar.org/91c5/5dcfbfb291ea53dc35f97a7b18849211049b.pdf Acesso: Julho/2020.Dr. José Aldair Morsch “TELEMEDICINA COMO FUNCIONA, BENEFÍCIOS, LEGISLAÇÃO E NORMAS NO BRASIL” Disponível: https://telemedicinamorsch.com.br/blog/telemedicina Acesso: Julho/2020.

Chao Lung Wen “TELEMEDICINA E TELESSAÚDE – UM PANORAMA NO BRASIL” Disponível: http://www.ip.pbh.gov.br/ANO10_N2_PDF/telemedicina_telesaude.pdf Acesso: Julho/2020.