O USO DA TECNOLOGIA PELO PROFESSOR (A) E SEUS DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR JOÃO DE OLIVEIRA - POÇO VERDE -SE

 

[1]JOSÉ ORLANDO DOS SANTOS FILHO

 

RESUMO: A admissão das tecnologias da informação e comunicação na escola colabora quanto ao acesso às informações e privilegia a construção do conhecimento, a comunicação e uma maior interação. Este artigo tem como, tema: o uso da tecnologia pelo mestre e seus desafios na efetivação da aprendizagem no ensino de História do Colégio Estadual Professor João de Oliveira - Poço Verde/SE, apontar um estudo quanto às vantagens e desafios enfrentados pelos professores de História que utilizam a mesma para sua pratica pedagógica, visando classificar, avaliar e analisar quais os desafios dos professores de História desta instituição de ensino.

 

PALAVRAS-CHAVE: Admissão / Comunicação /Informação / Mestre / Tecnologia.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

Este trabalho tem como interesse fazer um estudo sobre o uso da tecnologia, o mestre e a aprendizagem no ensino de História. Visto que na atualidade as tecnologias de informação e comunicação - TIC’s vêm transformando o ambiente escolar. No tocante a transmissão do conhecimento.

O interesse por este objeto de estudo deu-se a partir da reflexão em ensinar de forma lúdica e dinâmica usando das prontamente citadas tecnologias. Sendo que, estas estão no cotidiano das crianças, jovens, adultos e idosos para melhor assimilação e efetivação do ensino aprendizagem.

Dessa forma, pretende-se resolver a seguinte problemática aplicando Método dialético, com Pesquisa de Campo por meio de Entrevista, sendo o público professores de História do CEPJO de Poço Verde - SE.

 Tendo como primeira etapa: Coleta de dados e leitura sobre o tema; e segunda etapa: Analise de dados fundamentados pelos teóricos. Com o objetivo de investigar o uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC’s no desenvolvimento da prática pedagógica no Colégio Estadual Professor João de Oliveira. E Procurando respostas para os pontos específicos: Analisar as dificuldades dos professores em adequar-se as TIC’s e se são disponibilizadas as mesmas pela instituição; Verificar se os professores estão preparados para a utilização das TIC’s na sala de aula; Verificar como os professores avaliam a utilização das TIC’s na prática pedagógica.

A instituição está localizada na Praça Santa Cruz, nº 40, na cidade de Poço Verde-SE.de ensino Colégio Estadual Professor João de Oliveira fundada no ano de 1991 para atender aos alunos do Ensino Médio do município de Poço Verde e mantido na época pela Prefeitura municipal do mesmo até 1997. Com habilitação em formação para Magistério (professores – de 1º grau de 1º a 4º serie). Em 1998 foi transferido para a Rede Estadual através do Decreto de nº 17083 de 1º de fevereiro de 1998 e Reconhecido através da Resolução nº 512/CEE, de 21/12/2006. Atualmente o Educandário desenvolve suas atividades oferecendo a Educação Básica, Ensino Médio Normal (Cientifico) e Ensino Médio (Inovador) funcionando em três turnos matutino, vespertino e noturno.

Propõem-se com o objetivo central analisar e verificar como os professores avaliam a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s na prática pedagógica e se os mesmos estão aptos para a utilização deste novo formato de transmissão dos conteúdos em sala de aula.

 

  1. Conceito de Tecnologia/ Informática/ TIC’s

 

A tecnologia segundo Mattos (2005), “é o conjunto ordenado de conhecimentos científicos, técnicos, empíricos e intuitivos empregados no desenvolvimento, na produção, na comercialização e na utilização de bens ou serviços”. É o conhecimento Know-How[2], as instalações físicas e os procedimentos usados para produzir produtos, isto é, bens e serviços.

Segundo Perrenoud (1999), a competência é faculdade de mobilizar um conjunto cognitivo para solucionar, com pertinência e eficácia uma série de situações. A competência é a base do conhecimento e traz (a Prática) e saber ser (as atitudes do ser). Com base nesse contexto, podemos dizer que a tecnologia tem papel primordial no processo de inovação e com isso, permite que haja resultados satisfatórios em diversas esferas da humanidade.

A informática está presente em quase tudo ambiente. Por exemplo, pode-se citar: os caixas eletrônicos dos bancos, o celular, o controle remoto etc. Na verdade, a informática existe para servir: reduzir o tempo em que digita um texto, aumentar a certeza dos cálculos, diminuir o consumo de energia nessas operações e baratear o preço das coisas e serviços. Daí o seu nome, informática: informação Automática.

As Tic’s, como são comumente chamadas, servem como ferramentas estrategicamente trabalhadas para a fomentação dos novos produtos e serviços. Estas tecnologias servem de base e permeiam todas as areias funcionais da organização social.

 

2.1 Desafios para os Professores

 

Primeiramente o desafio maior é a inclusão, pois, não é possível falar em inclusão de crianças e jovens atendidos pela rede do Ensino Público se não viabilizarmos urgentemente o acesso à informação. E isso só é possível se for disponibilizada aos educadores e educandos a utilização dos recursos telemáticos digitais.

Muitos professores ainda circulam com algumas dificuldades entre as chamadas tecnologias da informação. Tem apenas a experiência de usuários, trocando e-mail, postando fotografias, ou participando de redes sociais (facebook, youtube, Orkut, ask.fm,Yahoo, Twitter, Badoo, , Google+, e whatsapp). Poucos encaram essas ferramentas como possibilidade de aquisição de informação para a geração de conhecimento, portanto, de conteúdo.

À medida que vai sendo viabilizado, de forma gradativa, o acesso de educadores e educandos as redes digitais, acompanhado de um novo arco de práticas educativas, pode imaginar a criação de uma rede interdependente, inicialmente provisória, porem dinâmica, relacional e em regime colaborativo, no contexto em que a interação e a coletividade sobrepõem-se a individualidade e a competição.

 

Na verdade, não tem sentido o homem querer desviar-se das maquinas, já que, afinal de contas, elas não são nada mais do que formas hiperdesenvolvidas e hiperconcentradas de certos aspectos de sua própria subjetividade. (GUATTARI,1996,p.177 ).

 

De nada adianta ter uma sala repleta de computadores conectados na web, mais equipamentos e softwares de áudio e vídeo, se o processo de aprendizagem ainda se der de forma tradicional, bancaria. Segundo o mestre Paulo Freire (2002), por limitar-se apenas a disponibilizar conhecimentos que serão “depositados” pelo aluno em sua memória.

É verdade que cada vez mais parece impossível imaginar a vida sem essa tecnologias. Quando fala em tecnologia vem logo à leitura de uma imagem com computadores, internet, celular, câmara digital e e-mail. A relação entre tecnologia e a escola ainda desperta muitas dúvidas por parte dos docentes, pois ambos ainda não foram apresentados, de maneira complementar na sua formação acadêmica inicial. Não tem como negar essa realidade à tecnologia é a ferramenta que todo educador deverá dominar, pois a mesma estar inseridos no dia a dia das crianças, jovens e adultos. As novas tecnologias no contexto educacional propiciam novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimentos.

 

  1. Coleta de Dados do Colégio estadual Professor João de Oliveira

 

Para esta pesquisa foram consultados o Professor de História e Coordenadora Pedagógica ambos do Colégio Estadual Professor João de Oliveira do município de Poço Verde-SE para que fosse feito um levantamento sobre o uso da tecnologia pelo professor (a) e seus desafios na efetivação da aprendizagem no ensino de História do Colégio Estadual Professor João de Oliveira - Poço Verde/SE. Segue tabela com base nos dados coletados no questionário.

  1. Tabela de dados com base no questionário feito entre o Professor de História e a Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual Professor João de Oliveira.

Perguntas

Respostas

  1. Professor (a) sabe fazer uso do computador? E você tem computador?

 

Professor

Coordenadora

Sim, Sim.

Sim, Sim.

Verifica-se que ambos sabem utilizar o computador. Há duas décadas, computador era um item de luxo, poucas pessoas possuíam. Mas com o passar dos anos, com o advento da internet e dos sistemas de informação, o computador foi se popularizando e ficando com um preço acessível, o que tem permitido o acesso a este ícone. Atualmente, muitas atividades da vida cotidiana podem ser resolvidas através do computador com acesso a internet o que contribuiu para que as pessoas de um modo geral procurassem aprender a lidar com a novidade.

2. Em sua formação inicial teve o uso das TIC’s?

 

Não.

Não.

É sabido que no Brasil é diversificada a maneira de se estudar. No ensino aprendizagem as faculdades nos últimos anos inovaram com a introdução da ferramenta Transmissões via satélite - estímulo ao aumento da EAD. Na qual  é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem. Verifica-se que os docentes entrevistados foram formados no método tradicional.

3. Professor (a) utiliza o computador em sala de aula? E se sua sala tem um computador?  Se não tem você leva o seu?

 

Não.

Não.

Não.

                 Sim.

Sim.

__

Averiguo que no item citado falar de modernização no ensino público apesar de que no Colégio Estadual Professor João de Oliveira esta aquém desta modernização em sala de aula no que se referem às Tic’s.

  1. Professor (a) em sua opinião as tecnologia veio para destruir ou contribuir no processo de construção do conhecimento?

 

Contribui.

Contribui.

A tecnologia na educação sempre esteve presente como forma de auxílio no processo tanto de aprendizagem quanto de ensino; desde em aparelhos rudimentares como o ábaco aos computadores pessoais. Essas tecnologias estão possibilitando não só novas formas de ensino através de novos recursos, como também processos de aprendizagem diferente dos tradicionais. A inserção da tecnologia na educação apresenta uma evolução tão grandiosa que chegou ao ponto da importância da figura física do professor ser colocada em questionamento.

Verifica - se que os docentes tem ciencia da contribuição da tecnologia no ensino aprendizagem.

 

  1. Como você analisa o uso das tecnologias moveis (celular com acesso a Web) pelos alunos em sua sala? E se você utilizam os mesmos para dá os conteúdos curriculares?

 

Quando usado para coletar conhecimento é produtivo, mas, não uso com o uso de outra forma, não concordo com o uso.

Em sala de aula o uso de celular não deve ser permitido porque os alunos não utilizam esse meio para pesquisa de conhecimento. É mais para o uso de redes sociais ou jogos.

Nesse item os entrevistados sabem da importancia mais o professor não ultiliza para a praática curricular. Um ponto que deve se colocado é a  precupado pois, os elementos da tecnologia tem seu lado não tão interressante quando não é ultilizado para o ensino aprendizagem, perdendo o foco nos conhecimentos curriculares.

6. Tem laboratório de informática com acesso a Web? Como estar funcionando? E quantos computares tem em uso e quantos em não uso? Qual a frequência de utilização na suas aulas de Historia?

 

Não funciona. Utilizo somente o projetor. Não informou.

Temos com acesso a web. Funciona normalmente. Temos 25 computadores. Apenas 20 funcionando. O professor de história sempre ministra aulas no laboratório.

No cenário escolar do século XXI, o surgimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em especial o computador e a internet na escola apresenta desafios e problemas relacionados aos espaços e ao tempo que o uso destes novos aparatos tecnologias provoca nas práticas de ensino que ocorrem no cotidiano da escola.

7. Você acredita que com o advento das tecnologias a educação pode vim à melhor?

Possivelmente, se preparando professor e o aluno.

Com certeza.

Verifica-se que é um conjunto, tendo que todos os envolvidos dê sua parcela de contribuição.

8. A instituição CEPJO vem dando informação- curso a esta nova pratica docente? A problemática é o professor (a) dá o currículo e não só proferir que estar inserido o conhecimento por meio das novas tecnologias e nada de conhecimento o famoso faz de conta.

 

Informação com os alunos, eles estão muito adiantados com relação ao professor. As secretarias oferecem cursos muito aquém do esperado, o professor tem carga horária demasiada. E a estrutura da escola é diferente.

Estado de Sergipe, sempre oferecem curso das Tic’s, resta ao professor a disponibilidade para participação do curso.

Verifica-se que neste item ja tem uma parcela do conjunto educação que estar desenvolvendo as politicas de melhoria da educação.

9. Qual sua avaliação com o uso das TIC’s nas suas aulas?

 

É precária. Às vezes tentamos usar, mas falta uma metodologia prática, uma plataforma.

O uso das TIC’s é muito importante porque auxilia o professor em suas aulas, tornando. As mais interessantes e produtivas.

Revifica-se que temos muito a evoluir no item educação. É gradual a educação no nosso país.

*Dados completos da entrevista em anexo.

Fonte: Elaborada pelo próprio autor

 

Com base nos dados levantados na TABELA 1, decorremos que a TIC’s é importante no processo pedagógico, porém que, não há a prática cotidiana no Colégio Estadual Professor João de Oliveira na Disciplina de História, por diversos motivos nos quais estão na tabela.

O uso dessas tecnologias será um fracasso, se instituirmos na sua introdução como ferramentas, apenas como meros auxiliares do processo educacional, de um processo caduco, que continua sendo imposto no cotidiano das pessoas que vivem outro momento histórico. (PRETTO, 2000, p. 1).

O desafio do mestre é de fato que a Escola Pública com os avanços na atualidade, embora necessita de mais investimentos no sentido de valorização do profissional da educação, assim sendo o profissional dará e poderá contribuir e ser cobrado da mesma forma, no que diz respeito a efetivação do conhecimento com outros métodos de transmissão do conhecimento. Outro ponto que elenco é a ausência de efetivação das políticas pública no tocante ao melhoramento do ensino público para assim ser de fato um país desenvolvido.

Considerações Finais

A escola sempre utilizou materiais didáticos – quadro, giz, livro, TV, Vídeo, computador – para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, que foram sendo incorporada a escola, em nome da construção do conhecimento por parte do aluno. A introdução das novas tecnologias no contexto escolar possibilitou nova visão sobre a construção do saber do aluno, além de ampliar as discussões sobre o papel do docente e da escola na atualidade.

Considerando que a utilização das TIC’s pela escola ocorreu, sobretudo, como resultado das necessidades humanas e do crescimento do consumidor, pode afirmar que a escola, em relação à sociedade tecnológica, encontra-se em desvantagem.

Perante a coleta de dados na referida instituição já fazem uso da tecnologia ainda de forma tímida e pressupõe mudanças estruturas no item currículo e métodos de ensino. O colégio Professor João de Oliveira busca oferece meios para o desenvolvimento desta prática já que tem espaço próprio com laboratório de informática com acesso à web com suas limitações. Por isso que na entrevista contemplamos esta situação: os entrevistados a coordenadora pedagógica e o professor de História elencam a seguinte divergência em relação ao funcionamento do Laboratório de Informática um afirma que funciona e outra afirma que não funciona um jogo brasileiro, não se sabe que se é por motivo político ou por motivo de pretexto para não efetivação da prática no campo de obtenção do conhecimento.

Outro ponto que se fala muito no item desafios é que não tenho conhecimento e não utilizo, não vi na minha formação. Na referida escola o professor afirma que a própria secretaria de educação (Seed) já tem projetos e cursos para formar orientar os docentes no tocante a TIC’s. O professor entrevistado depara com a situação que não tem tempo para participar visto que, tem outras atividades. E como isso só perde com isso o colegiado dos discentes com práticas ultrapassadas.

Diante do exposto, o conhecimento estar em constante movimento e transformação e para estamos preparados para a efetivação do mesmo, ou seja, do saber e do aprende precisamos estar inserido no contexto da atualidade para assim as aulas decorra de forma prazerosa, e que de fato o conhecimento chegue a ser transferido e condicionado pelo alunado. Usar a tecnologia exigir do professor tempo, dedicação e planejamento.

O professor de História precisa aprender a conviver com as tecnologias aproveitando o máximo de seus recursos, construindo outras formas de aprender, democráticas e integradas. Criando ambiente de facilitação, que incluam uma definição, metodológica de trabalho.

 

 

 

[1] Graduado em História pela Universidade Tiradentes/SE. Email: [email protected].

[2] O know-how segundo Mattos “é o conhecimento e julgamento de como, quando e por que empregar determinados equipamentos e procedimentos. É o antes e o depois, a causa e a consequência julgada dos fatos. A habilidade e a experiência de cada um estão incorporadas nesse conhecimento e frequentemente não podem ser transcritas em manuais ou rotinas. Ele está ligado ao termo de competência”. [2]