1 INTRODUÇÃO

Com o surgimento da contabilidade, o desempenho da mesma trouxe grandes influências para as tomadas de decisões de modo que os proprietários dos mais variados negócios, com a evolução da economia notaram que era preciso um diferencial para o crescimento e gestão de seus negócios, passando a dar importância ao uso das ferramentas contábeis. Gerenciar seus lucros não era uma tarefa fácil, portanto, com o uso das ferramentas corretas, podiam informar seus lucros com maior exatidão, gerando riquezas de forma organizada, contribuindo assim, com o controle dos custos para a comparação dos resultados. Mesmo já existindo a contabilidade no meio rural, inicialmente não eram utilizadas todas as ferramentas adequadas para as atividades de controle gerencial tanto interno, quanto externo, não tendo, assim, uma base de resultados para tomada de decisões corretas. Dessa maneira, chega-se ao seguinte questionamento: o uso adequado da contabilidade e da economia podem ser um diferencial competitivo considerável para o setor rural?
Os proprietários rurais devem sempre estar ligados a uma administração eficiente, dando atenção ao sistema contábil adequado para que possam ter uma obtenção de melhores resultados. Tendo em vista o problema acima estabelecido, o objetivo geral desta pesquisa é traçar uma relação entre o sucesso de negócios agrícolas com a correta utilização de ferramentas contábeis e econômicas. Com a finalidade de aprofundar os conhecimentos na área estudada e realizar o objetivo principal, tem-se o seu incremento nos seguintes objetivos específicos:
 discutir os conceitos de Contabilidade Rural, Econômica e Agronegócios;
 identificar a existência das ferramentas adequadas para os objetivos; e
 verificar os conceitos econômicos mais indicados para ajustamento das atividades nos segmentos iniciais do agronegócio. Sabendo que a maioria dos proprietários rurais não têm conhecimento sobre a importância e os benefícios que a contabilidade contribui para sua propriedade, o presente trabalho buscará demonstrar que a contabilidade é importante. Assim, este trabalho se justifica pela relevância que a contabilidade exerce atualmente na área rural, demonstrando a riqueza da contabilidade para melhoraria dos aspectos econômicos e financeiros. É muito relevante para que as propriedades rurais possam verificar o desenvolvimento ou qualquer problema que possa surgir. Crepaldi (1998, p. 75-76) aponta a contabilidade como:
[...] um dos principais sistemas de controle em formação para as empresas rurais, podendo, através de seus instrumentos, verificar a situação da empresa sob os mais diversos enfoques, tais como, análise de estrutura, de evolução, de solvência, de garantia de capitais próprios e de terceiros, de retorno de investimentos, entre outros.
Com os novos desafios do mercado, o empresário rural sente a necessidade de ter mais informações que o auxilie, pois suas expectativas perante o futuro estão comprometidas se ele não acompanhar as mudanças que estão acontecendo.
A metodologia do presente trabalho foi desenvolvida por meio de estudos elaborados com pesquisas em meios de informação escrita e eletrônica, objetivando contribuir na demonstração da importância da Contabilidade Rural. A pesquisa fora elaborada a partir de dados coletados com base nos livros e artigos divulgados no meio eletrônico, podendo ser derivada tanto de constatações e percepções, esclarecimentos ou adaptações de conceitos e ideias.
2 INÍCIO DA CONTABILIDADE
O surgimento da contabilidade ocorreu com os povos hindus, chineses, egípcios, fenícios, israelitas, persas, caldeus, assírios, gregos e romanos. A Contabilidade nasceu para suprir as necessidades de mensuração e proteção dos bens materiais desses povos com o propósito de preservar e elevar o patrimônio que possuíam. (SILVA; MARTINS, 2009 apud ALMEIDA, 2012). A Contabilidade é definida como “a ciência que estuda os registros, atos e fatos, métodos e doutrinas contábeis, econômicas e administrativas, por meio das sociedades humanas e seus patrimônios” (SILVA; MARTINS, 2009, p. 14 apud ALMEIDA, 2012, p. 20).
Desta forma, tem-se indícios que a contabilidade surgiu a cerca de 2000 a.C. Outro fator que agrega influência nesta busca pelos conhecimentos contábeis, como citado acima, é a maneira pela qual os precursores faziam para poder controlar seus bens e assim aumentar seus valores, patrimônios e capitais. Por ser uma Era Primitiva e com pouco conhecimento nestes fundamentos, os primeiros registros contábeis foram processados de forma a serem gravados na memória do homem.
Ao longo dos anos foi se aperfeiçoando e criando outras maneiras de realizar estes procedimentos, criando assim, o Inventário. Uma maneira pela qual se exercia a contagem do controle de seus bens, conseguindo-os classificar de acordo com sua natureza. Com isto, iniciando a Era da Pedra Polida, o homem conseguiu dar formas aos seus registros, fazendo-os em desenhos e gravações.
Com isto, iniciando a Era da Pedra Polida, o homem conseguiu dar formas aos seus registros, fazendo-os em desenhos e gravações. Estes registros eram uma combinação entre o desenho do bem que o mesmo possuía e os números, ou seja, criava-se um desenho (ou gravava) com a cara do animal (ou qualquer outro bem que possuísse), que queria realizar o controle e marcava a quantidade (números) de cabeças (ou peças) existentes (PORTAL DE CONTABILIDADE, 2012 apud ALMEIDA, 2012, p. 20).
Diante das necessidades de escrituração contábil e busca por métodos de registros nas quais fossem evidenciadas de forma clara e de fácil entendimento as movimentações ocorridas diariamente, surge o Método das Partidas Dobradas descrito pela primeira vez por Luca Pacioli, em 1494, onde toda operação de débito corresponde a um crédito. Neste sentido, Schmidt (2006, p. 25 apud ALMEIDA, 2012, p. 21) dispõem que:
O registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual à soma dos valores creditados, ou simplificando, não há débito sem crédito correspondente.
Define-se assim, que o método de controle das Partidas Dobradas foi de suma importância em toda a história da contabilidade, auxiliando desde os primórdios até os atuais profissionais da área, sendo um método utilizado em toda a Era da Contabilidade. Em resumo, pode-se dizer que a Contabilidade surgiu há milênios, sendo importante e necessária para que o homem conseguisse trabalhar de forma a controlar seus estoques, verificar seus lucros e prejuízos sucedidos em determinada ocasião de tempo, trabalhando de forma estratégica a fim de evidenciar seus resultados, diagnosticando formas de controle e a busca por resultados satisfatórios em toda a organização.