Nasci na cidade de Sorocaba, interior do estado de São  Paulo, na vila Hortência, a única colônia espanhola   no Brasil  que tenho conhecimento. Muitas ruas ainda são referências a esse passado  e se chamam Granada, Catalunha, Sevilha, Madri.

Meus avós, oriundos de Almeria, deixaram as terras no velho continente em busca de uma vida melhor no nosso país.

Refletindo sobre  formas de aplicar ensinamentos  de gestão empresarial, comecei a resgatar fragmentos de histórias que me contavam  na infância e que hoje  me permitem ter um entendimento mais prático de alguns aspectos da vida.

Um pouco de minhas  lembranças numa interpretação  para gestão:

Conta a lenda que  numa distante terra no Oriente, há dezenas de centenas de anos, havia uma pequena cidade, morada de sábios,  que resolveram com seus ensinamentos ajudar seus habitantes, um povo laborioso,  a ter uma vida melhor.

Construíram um oráculo, dedicado a Varuna, deus arquiteto e ferreiro, que  possuía um conhecimento infinito.

Varuna é chamado de Passabrit "senhor do nó corrediço". Esse epíteto, expressão  que o  qualifica,  apresenta  uma das mais relevantes características do deus. Os nós simbolizam a capacidade de prender ou libertar, de dar vida ou de tirá-la.

Segundo os sábios, com suas orientações e com ajuda do oráculo, todas as dúvidas e dificuldades para desenvolvimento de negócios poderiam ali encontrar respostas.

Para se chegar ao oráculo, onde as perguntas seriam feitas, era necessário subir  4 degráus, com inscricões que orientavam seus visitantes.

No primeiro estava escrito  “decifra-me”, no segundo “aprende”, no terceiro “desata-me’, e no quarto “ prospera”.

Dentro do oráculo havia uma corda que formava um círculo, com três nós, considerados dificeis de serem desatados, também com inscrições.

Em uma delas lia-se “ Procura-me e oferece”, em seguida, no segundo nó,  “ atende-me  sem demora”, no outro, por fim,  “ Cuida e sucede”.

Em um muro de pedras, logo após deixar o oráculo, a caminho de casa, os peregrinos encontravam a seguinte inscrição: “Nada pode-se ensinar aos homens, podemos apenas ajudá-los a encontrar suas próprias verdades”.

Todos que faziam a peregrinação e seguiam as instruções recebidas  obtinham excelentes resultados nos seus empreendimentos.

À medida que os negócios se desenvolviam a cidade crescia, mas perdia-se o  interesse pelo sábios e pelo oráculo.

As melhorias, após  consultas,   eram consideradas meras coincidências.

Um dia, para espanto de alguns e pouco interesse da maioria, desapareceram os sábios e toda estrutura do oráculo.

No local, de terra batida, havia apenas uma inscrição, feita aparentemente com uma vara, que o vento e a poeira se imcumbiram de apagar: “ Mil anos os separarão  da verdade “.

Pouco a pouco,  os negócios e a cidade começaram  a definhar, não restando nos dias atuais vestígios dessa civilização, apenas a história contada  boca-a-boca,  à qual  apenas alguns  dão ouvidos.

Acredita-se, aqueles que acreditam, que as antigas lições são as mesmas que hoje procuramos  ensinar aos gestores de nossas empresas.

O nós tinham os  ensinamentos fundamentais   para desenvolvimento de negócios.

Primeiro nó: “Procura-me e oferece”,  orienta para a prospecção de oportunidades  e oferta de  produtos.

Segundo nó: “Atende-me sem demora”, é  uma indicação clara de  que uma vez obtido o pedido o cliente tem  que ser atendido sem atrasos.

Terceiro nó: “Cuida e sucede”,  aconselha que se faça  rigoroso controle das tarefas  e do caixa para que se possa alcançar o sucesso.

Nas escadas havia a orientação básica para uso desses conhecimentos, pois uma vez entendido o enigma, as lições deveriam ser aprendidas, os nós desatados , na verdade as dificuldades equacionadas, para se obter a prosperidade.

O pouco que se sabe é que com o desaparecimento do oráculo muitos  ensinamentos foram perdidos.

Há quem acredite que essa civilização possa ter tido ligação com a Atlântica, outros que foi só mais um local  enterrado pelo tempo, e a maioria que é apenas mais  uma lenda.

Fato ou lenda, quem tiver sabedoria para seguir esses ensinamentos certamente terá sucesso, embora não sejam mais do que velhos conselhos para problemas novos.

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

[email protected]