O TRIO ARCOS E O CARNAVAL DE SANTO ESTEVÃO

Por SIRLEX FIGUEIREDO

Na contemporaneidade a micareta em Santo Estevão acontece no dia 21 de setembro com trios modernos, muita iluminação , som de qualidade e alta potência , bandas e artistas famosos são contratados pela prefeitura para animar o folião e comemorar o aniversario de emancipação política  e o desmembramento do município de Cachoeira.

Mas no passado não era assim. O município não dispunha de recursos para tal.Também não existia estrutura moderna de sonorização.Eram alto-falantes. Influenciados pelo carnaval da nossa capital baiana e pelo frevo de Pernambuco, um grupo de amigos que pertenciam ao grupo político do Prefeito Ismael Ferreira dos Santos fundaram o Clube ARCOS (Associação Recreativa Cultural dos Operários de Santo Estevão) no dia 24 de fevereiro de 1963, já extinta. Com o apoio do então prefeito Ismael, o Clube ARCOS criou o TRIO ARCOS para realizar o tão sonhado carnaval .

Nesta época o carnaval em Santo Estevão acontecia todo mês de fevereiro. Quando acabava o natal em dezembro, as pessoas aguardavam ansiosos pelo carnaval e a chegada do trio ARCOS ou o Trio de André. “Não existia tráfico de drogas ilícitas nem homicídios como na atualidade. Apenas a loló um perfume que se cheirava num pano. Não havia brigas nem confusão e porisso não precisava de policiamento”, segundo Zé Seguinte, filho do Sr. Vicente Gomes.

Os diretores do clube e principais idealizadores do Trio foram: André Marinho, os irmãos Vicente  e Mario Gomes de Oliveira(in memorian),Renato de Zezito e Tõe de Pua.O TRIO ARCOS que animou os foliões por mais de 20 anos, saiu de cena em 1985.

Componentes do Trio ARCOS:

Roque de Birrim: cavaquinho elétrico e baixo (in memorian)

Bira seresteiro : cavaquinho elétrico (in memorian)

Roxo de André : bateria (in memorian)

Branco de André: bateria (in memorian)

Topogígio: bateria (in memorian)

Orlando de Piraca: bateria

Estevão Sete Contos: bateria (in memorian)

Ika Ribeiro: Bateria

Tio Will:Artista plástico que desenhou e decorava o trio arcos

Otto Ribeiro: Artista plástico edecorador do trio

Seu Wlisses : Eletricista do trio

Iderval Vieira Gomes( Dunga): Eletricista do trio

Tõe de Pua:Operador de som

Ze Pequeno : Motorista

Roxinho : Proprietário do caminhão (in memorian)