O TREINO DE LEVANTADOR NO VOLEIBOL

Jucliéu Dias Pereira

RESUMO:

O voleibol é um dos esportes mais praticados do planeta. Dentro dele há várias posições e funções, sendo uma das mais importantes a do levantador. Um atleta que demanda de muita energia e gastos durante uma partida, sem ele não há muitas chances de acontecer a parte ofensiva do jogo, o ataque, pois este é quem o prepara. O objetivo do presente artigo é de averiguar como se dá o treinamento de levantadores do jogo de voleibol.Viu-se que na maioria das vezes a posição do levantador é a primeira a ser designada e treinada de forma específica.

PALAVRAS CHAVE: Voleibol. Treinamento. Levantador.

  1. INTRODUÇÃO

O voleibol surgiu da criatividade de um professor ao inventar uma forma de motivar seus alunos adultos a praticarem um esporte suave, sem contato físico e, por toques de voleio em uma bola improvisada, nasceu uma modalidade esportiva de alto nível competitivo com grandes características atléticas e de educação aos seus praticantes (BORSARI, 2010).

A obtenção de altos níveis de rendimento depende da realização de etapas, as quais podem se estender por vários anos de trabalho. Diversos autores sinalizam que deve ter início, desde a infância e a juventude, um processo planejado e sistemático de treinamento a longo prazo (BOJIKIAN e BOJIKIAN, 2012).

  1. O TREINO DE LEVANTADOR

Tendo em consideração a evolução do vôlei ao longo dos anos, a especialização de cada jogador em função da posição que ele ocupa no campo de jogo, tornou-se numa necessidade. Atualmente podemos observar as seguintes posições específicas: jogador de entrada, jogador central, distribuidor (levantador), oposto e líbero. Estas posições específicas são necessárias, apesar de não serem obrigatórias, para que o jogo possa ser efetivado ao mais alto nível, o que não significa que o mesmo jogador não possa exercer mais que uma função específica (SANTOS, 2015).

            Zanatta, Sousa e Nascimento (2010) demonstram que durante um jogo de voleibol, aquele jogador que participa intensamente do jogo, em quase todos os lances, preparando a bola para o jogador de ataque, édenominado levantador. Este tem como papel o de proporcionar aoatacante a bola em condições ideais de ataque, ou seja, encontrar sempreuma melhor maneira para que o atacante defina a jogada.

            Queiroga et al. (2010) revelam que no voleibol, o jogador que tem a função de levantador, em relação a todos os outros jogadores, e suas funções, de uma equipe, é o que tem de processar uma quantidade maior e multiplicidade de informações, o que tem de aceitar as mais críticas decisões ofensivas.

            Em relação a função do levantador: Fagundes, Oliveira e Ribas (2015, p. 07) versam que “a função do levantador dentro do voleibol é executar o levantamento para seus companheiros”.

            Dias (2004) apud Zanatta, Sousa e Nascimento (2010) revela que um bom levantador é caracterizado por um bomdomínio do procedimento técnico-táticode passe, a adaptação às situaçõesadversas do jogo, e ainda alta agilidade, imprevisibilidade eprecisão.

                Queiroga et al. (2010) informam que planejar, organizar, liderar, coordenar, comandar e controlar são as funções de um gestor durante o processo de gestão. Os jogadores que exercem a função de levantadores as realizam o intuito de organizar as melhores condições ofensivas de sua equipe.                           

Considerando o voleibol como um jogo que apresenta uma estrutura determinista no nível da lógica acontecimental do jogo, torna-se necessário ao jogador, principalmente ao levantador, procurar explorar os constrangimentos situacionais, a fim de antecipar-se ao adversário, causando-lhe instabilidade e incerteza. Neste contexto, observou-se que os levantadores procuraram criar instabilidade na equipe adversária. Assim, procuram estar atentos e tentam prever as ações, principalmente do bloqueio, para propiciar aos atacantes as melhores condições ofensivas. (QUEIROGA ET AL, 2010 P. 89 e 90).

            Entre as modalidades coletivas, o voleibol tem no levantador o jogador nuclear no desenvolvimento tático-estratégico ofensivo do jogo e por isto ele é respeitado como a “alma” da equipe. O levantador, dentro do jogo e diferente de todos os outros atletas de uma equipe, é o que tem de processar uma quantidade maior e várias informações, além de tomar as mais difíceis decisões ofensivas (MATIAS e GRECO, 2011).

            A incidência maior do treinamento individualizado do levantador no período básico se deve ao fato de que, nesse período, a preocupação é a da formação/preparação do atleta para uma função que solicita muita habilidade técnica (ZANATTA, SOUSA e NASCIMENTO, 2010).

            A especialização na função de levantador requer treinos para aquisição e aperfeiçoamento da precisão e também para a contra comunicação com o bloqueio. O desempenho do jogador em competição é uma consequência do que se fezno treinamento (MATIAS e GRECO, 2016).

            Para Queiroga et al. (2010, p 79) “No Voleibol, um desporto eminentemente tático-estratégico, a questão do conhecimento do jogador deve ser aflorada, quando se pretende estudar as diferentes variáveis que condicionam o rendimento do jogador e das equipes”. Durante o jogo de voleibol, na tomada de decisão do levantador sobre a estrutura das atuações e combinações do ataque, é destacado o conhecimento a respeito das características, condições técnicas, táticas e psicológicas dos atacantes de sua equipe (MATIAS e GRECO, 2016).

            Segundo Junior (2013), a boa e excelente recepção do saque não é o principal indicador para um incremento do ataque porque a Seleção Brasileira Masculina campeã da Olimpíada de 1992 foi pior no rankingde passe, mas seu levantador proporcionou um diferencial na armação das jogadas de ataque.

            Para Queiroga et al.(2010, p. 80) “[...]os conhecimentos táticos-estratégicos são adquiridos através das experiências decorrentes da prática e influenciarão as decisões do jogador”.        

O levantador, organizador do sistema ofensivo, como arquiteto do cenário de contra comunicação entre ataque e bloqueio-defesa, com objetivo nessa construção de obter o ponto, deve realmente pensar para existir no contexto do jogo, pois caso faça a ação sem compreender o quefazer (conhecimento declarativo) e como fazer (conhecimento processual) a sua ação perde o significado (MATIAS E GRECO, 2016, p. 396).

 

            Sobre a especialização das técnicas, Zanatta, Sousa e Nascimento (2010)asseguram que durante as etapas iniciais, as recomendações são antagônicas à especialização dos atletas, ou seja, os atletas devem procurar atender as necessidades de qualquer posição. No entanto, a primeira especialização deve acontecer próximo dos 15 ou 16 anos de idade.

            “O levantador deve obter uma elevada eficácia em suas intervenções, aprimorando o levantamento pela repetição sistemática” (QUEIROGAet al; 2010 p. 85).

            “O conhecimento estratégico e tático do levantador que pode acarretar uma melhor distribuição das jogadas durante a partida” (JUNIOR, 2013 p.85).

Queiroga et al. (2010), mencionam que o treinador de uma equipe de voleibol pode desempenhar uma função fundamental na preparação ou na assistência das decisões do levantador, antes ou durante uma partida.

            Zanatta, Sousa e Nascimento (2010, p. 02) ressaltam que “o processo de formação de atletas de voleibol vem sendo realizado de modo a manter ou melhorar os resultados alcançados, não só com a renovação das equipes, mas também com o surgimento de atletas de ótima qualidade”.

             Queiroga et al. (2010) revela que [..] a confiançaéconstruída ao longo dos treinos, dos jogos, dos momentosdecisivos e na rotina da equipe.

Com a própria evolução do voleibol, o levantador passou a ter um diferente significado tático-estratégico para o jogo. Já não é mais suficiente apenas erguer uma bola alta para o atacante. Hoje o levantador deve organizar todo o sistema de ataque: decidir em utilizar dois, três ou quatro atacantes, definir o percurso de movimentação destes jogadores, a velocidade do deslocamento de cada um destes atacantes, observar o posicionamento do bloqueio e até mesmo o posicionamento defensivo adversário. Nesta coordenação ofensiva o levantador jamais deverá negligenciar a precisão das próprias ações (MATIAS e GRECO, 2011 p. 514).

            É de alta importância o treinamento multivariado na infância do atleta de forma a adequar ao mesmo a oportunidade de aumentar todas as suas potencialidades e adquirir experiência motora vasta e variada (ZANATTA, SOUSA e NASCIMENTO, 2010).

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Geralmente os atletas não começam com posições e funções definidas e isso acontece ao passar do tempo onde ocorre a familiarização com a função e olhar do técnico. O acompanhamento da evolução de cada atleta é importante e ajuda na escolha da posição e funções que o mesmo exercerá. Esse deve ser psicológico e até mesmo social. Ao chegar aos 13 e/ou 14 anos começam as especializações onde os treinamentos de performance começam a ser destaques visando participações em competições mais fortes. Em sua maioria a posição/função de levantador é a primeira a ser definida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOJIKIAN, João Crisóstomo Marcondes e BOJIKIAN, Luciana Perez. Ensinando voleibol / João Crisóstomo Marcondes Bojikian, Luciana Perez Bojikian. – 5.ed., ampl. E ver. – São Paulo :Phorte, 2012, 144p. : il. ISBN 978-85-7655-361-8.

BORSARI, José Roberto. Voleibol: aprendizagem e treinamento em todos os níveis: um desafio constante : vôlei de praia, vôlei quarteto, futevôlei, mini vôlei : regras atualizadas 2010/2012 / José Roberto Borsari. – 4.ed. ver., ampl. E atual. – São Paulo : EPU, 2010. ISBN 978-85-12-36160-3.

FAGUNDES, Felipe Menezes; OLIEVIRA, Raquel Valente de e RIBAS, João Francisco Magno. Saque e recepção: Análises praxiológicas sobre suas influências no voleibol. In: 11° CONGRESSO ARGENTINO DE EDUCACIÓN FISICA Y CIENCIAS.   28 de septiembreal 10 octubre de 2015, Ensenada, Argentina. En Memoria Académica.

JUNIOR, NelsonKautzner Marques. Evidências científicas sobre os fundamentos do voleibol: importância desse conteúdo para prescrever o treino.REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, São Paulo, vol.7, n.37, p.78-97. Jan/Fev. 2013. ISSN 1981-9900.

MATIAS, Cristino Júlio Alves da Silva e GRECO, Pablo Juan. Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, São Paulo, vol.25, n.3, p.513-35, jul/set. 2011.

QUEIROGA, Marco Antônio; MATIAS, Cristino Julio Alves da; MESQUITA, Isabel e GRECO, Pablo Juan. O conhecimento tático – estratégico dos levantadores integrantes das seleções brasileiras de voleibol. REVISTA FITNESS &PERFORMANCE JOURNAL. 2010 jan-mar;9(1):78-92.

SANTOS, Rui Manuel Pinto dos. Análise e caracterização do jogador central masculino na modalidade de voleibol de alto rendimento. 2015. 129 f.Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto. Universidade De Trás-Os-Montes E Alto Douro. Vila Real, Portugal, 2015.

ZANATTA, William Antônio; SOUSA, Jeferson Coutinho de e NASCIMENTO, Juarez Vieira do. PENSARAPRÁTICA, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 1-18, maio/ago. 2010.