INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL - ISEED

HILDETE MIRANDA SOBRINHO RODRIGUES

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

GUAMARE-RN

2019

 

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

 

Artigo Científico Apresentado ao Instituto superior de Educação Elvira Dayrell - Iseed, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós Graduação-Lato Sensu em Psicopedagogia.

 

GUAMARE-RN

2019

 

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

 

Hildete Miranda Sobrinho Rodrigues

 

RESUMO

 

 

O papel do Psicopedagogo no ambiente escolar ainda é pouco utilizado nas instituições, é um profissional que assessora e esclarece sobre aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem o objetivo preventivo.  Dentro da escola, o psicopedagogo pode auxiliar no processo de aprendizagem trabalha a partir das dificuldades apresentada pelos alunos em todos os aspectos, afetivos e sociais, impedindo que estas dificuldades interfiram na aprendizagem e na convivência dentro do ambiente escolar. Este profissional pode auxiliar a escola em diversos pontos para contribuir com a qualidade de ensino aprendizagem e no papel social da escola dentro da comunidade que esta inserida. Porem, seu papel principal é analisar e assinalar os elementos que enriquece, justifica ou dificultam o processo de aprendizagem na escola. Aconselhar e colaborar também faz parte do trabalho do psicopedagogo juntamente com a equipe gestora em prol do desenvolvimento de ações animadoras que trazem mudanças educacionais, visando impedir que surjam dificuldades nos processos da construção do conhecimento. Esta pesquisa é de cunho teórico baseada nos estudos de Ujiie (2016), Nascimento (2013), Fabrício (2000). Portanto, é fundamental a atuação do psicopedagogo em ações diversas no contexto escolar, levando em conta as necessidades, os conflitos e competências apresentada por cada aluno, nesta perspectiva ele fortalece uma ligação com os pais, professores, equipe pedagógica.

 

 

Palavras-chave: Psicopedagogo. Dificuldades. Aprendizagem. Preventivo.

Introdução

            Sabendo que a escola é a grande responsável pela construção do saber  do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo na escola tem como objetivo principal a  prevenção,  a criação de mecanismos para melhor  solução dos problemas apresentados pelos alunos e família. Em virtude da quantidade de alunos com dificuldades de aprendizagem e de desafios envolvendo a família e a escola, o trabalho do psicopedagógica ganha, destaque nas instituições escolares. Tornando cada vez mais necessário.

O Psicopedagogo tem o papel de “[...] analisar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.” (NASCIMENTO, 2013, p.1). Uma escola sem a disponibilidade de um psicopedagogo em seu quadro de equipe gestora é uma instituição com seu quadro de profissionais deficiente, e muitas vezes o trabalho escolar didático- pedagógico torna-se, um trabalho  improdutivo.

Ou seja, o processo de ensino- aprendizagem e a aquisição do conhecimento  de cada aluno, advém  da disposição do professor em sala de aula, da sistemática educacional utilizada, da condição física da  escola, e  da equipe de profissionais competentes, para acompanhar as necessidades particulares de cada aluno.

A laboração de um Psicopedagogo no ambiente escolar preza pela prevenção  e  busca produzir uma educação voltada  para habilidades de resolver problemas, este objetivo  existe em prol do grande número de crianças de alto grau de complexidade na aprendizagem e outros desafios ligados a família e a escola, assim a atuação de  psicopedagogia nas escolas vem, aumentando nas escolas.

 

 

O TRABALHO PSICOPEDAGOGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

 

O processo de aprendizagem sofre influencias diretas e indiretas, dentro e fora do ambiente escolar, e por este motivo aparecem muitas dificuldades no ato de aprender no processo de desenvolvimento escolar dos alunos, então a psicopedagogia apareceu a fim de englobar e interceder na aprendizagem.

 

 

Dentro de uma proposta de trabalho preventivo, o psicopedagogo apresenta uma prática pedagógica de manipulação de toda equipe de profissionais da escola, ou pode realizar este trabalho diretamente dentro da própria escola. O psicopedagogo pode identificar diversos distúrbios presentes na construção  de aprendizagem; Também pode envolver – se nas relações da comunidade escolar, com propósito  de viabilizar a convivência,  a inclusão a e troca de conhecimentos; organizar praticas pedagógicas em consonância as características dos alunos individualmente e coletivamente; ainda pode ser um mestre educativo, vocacional e ocupacional, toda ação voltada para o crescimento e desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos alunos.

A psicopedagogia veio trazer uma aproximação maior possível dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe são implícitos no processo escolar.

A partir de um diagnóstico escolar, o psicopedagogo sugere um trabalho com  intervenções e metodologias condizentes com o resultado do diagnostico e para isso, propõe uso materiais e instrumentos, sempre valorizando  o estímulo visual aos alunos.

O diagnóstico psicopedagógico envolve o professor, o aluno e a aprendizagem, através deste, o psicopedagogo pode especular sobre transtornos, patologias e ate distúrbios referentes à aprendizagem. E partindo desta descoberta este profissional psicopedagogo pode chegar a graves déficits no desempenho escolar, mesmo como trabalhos psicoestimulantes. Então a ausência do acompanhamento psicopedagógico nas escolas contribuem para um processo de aprendizagem limitado, cheio de entraves e atrasos, trazendo outras consequências para o aluno como a desistência pela escola.

Conforme Ujiie (2016, p.146), aponta como importante ação psicopedagógica:

 

 

O psicopedagogo necessita conhecer e valorizar as diferentes aprendizagens construídas ao longo da história de vida da pessoa, considerando que estas podem contribuir para enaltecer a aprendizagem ou favorecer o aparecimento de dificuldades. O olhar e a escuta para aquele que aprende, considerando suas experiências, conhecimentos, sentimentos, valores, habilidades, dificuldades e potencialidades é a atitude que se espera do psicopedagogo que trabalha considerando a totalidade da pessoa.

 

Ainda falando do trabalho do psicopedagogo no ambiente escolar, não podíamos deixar de reforçar o quanto é necessário uma formação profissional, e seu Código de Ética (ABPp, 2011, p. 2.) o qual evidencia que: A formação do psicopedagogo se dá em curso de graduação e/ou em curso de pós graduação – especialização “lato sensu” em Psicopedagogia, de acordo com a legislação em vigor. Para um profissional atuar no campo da psicopedagogia, sendo escola ou não, existe o Código de ética do Psicopedagogo no seu artigo 6º aponta que:

 

Estarão em condições de exercícios da Psicopedagogia os profissionais graduados e/ou pós-graduados em Psicopedagogia - especialização "lato sensu" - e os profissionais com direitos adquiridos anteriormente à exigência de titulação acadêmica e reconhecidos pela ABPp. É indispensável submeter - se à supervisão psicopedagógica e recomendável processo terapêutico pessoal.

 

 

O trabalho do psicopedagogo escolar requer ênfase em um trabalho multidisciplinar,  totalmente voltado para união  com os outros profissionais de outras áreas especificas que também realizam atendimentos aos alunos: psicóloga, fonoaudióloga, assistente social, especialista da área da medicina entre outros profissionais de acordo com as necessidades de cada caso.

Ujii chama a atenção e coloca como imprescindível a união do psicopedagogo com profissionais na área da educação, assim as ações propostas de trabalho podem contribuir para priorizá-la e investir diretamente em atendimentos de alunos e de suas respectivas necessidades.

O melhor lugar para o psicopedagogo desempenhar seu trabalho, é na escola, pois, a escola é um lugar de descobertas e efetivas aprendizagens, por isto é o lugar do fazer psicopedagógico. É no ambiente escolar que surgem  os diversos problemas como bloqueios duradouros ou passageiros que interferem na aprendizagem. É no ambiente escolar que o aluno demonstra suas deficiências e necessidades cognitivas, sociais, motoras e afetivas e todas elas estão ligadas ao desenvolvimento global.

A psicopedagogia educacional deve ser uma exigência na área da educação, seus benefícios são inúmeros o ganho envolve todos profissionais da instituição, diretores, professores e coordenadores pedagógicos, por isso todos precisam repensar o papel da escola frente às dificuldades do aluno e os diversos fatores envolvidos no processo de aprendizagem. Por outro lado, os alunos que não conseguem desenvolver sua aprendizagem, precisam de acompanhamento especifico, para proporcionar uma aprendizagem gradativa, pois sabe – se que nestes casos a escola não obtém sucesso sozinho, e para atender toda demanda de deficiência de aprendizagem, é necessitando da atuação e desempenho de um profissional especializado. Como o psicopedagogo.

A escola precisa de um profissional que atue por meio de estratégias e tratamento apropriados, o psicopedagogo, é este profissional, ele conduz um tratamento psicopedagógico, o qual visa à resposta de aprendizagem em espaços escolares. O Psicopedagogo e toda a equipe escolar devem mobilizar na idealização de um lugar adequado às capacidades de aprendizagens de forma a evitar comprometimentos do ensino aprendizagem.

 Entretanto deve – se utilizar uma metodologia ou uma diferente maneira de intervenção com propósito de encaminhar com mais facilidade todo processo escolar. Todo psicopedagoga enfrentam muitos desafios dentro da escola, esses desafios aparentemente não comprometem o desenvolvimento do aluno aos olhos do professor, ao contrario disso, o professor acaba avaliando o aluno com um aluno fraco e sem habilidades de aprendizagens, e muitas vezes não conhecem os profundos motivos.

Já no olhar de um psicopedagogo, toda esta avaliação do desempenho do aluno, mostra a necessidade de uma intervenção continua, e para isso é necessário uma formação pessoal e profissional que implicam a uma identidade própria e singular que seja capaz de reunir qualidades, habilidades e competências de atuação no ambiente escolar. Acredita se que, se houvessem psicopedagogos trabalhando nas escolas, as dificuldades apresentadas pelos diversos alunos, e o número de crianças com problemas seria bem menor.

O trabalho pedagógico em uma instituição escolar se apresenta de duas maneiras: o primeiro voltado para as dificuldades na escola, onde seu objetivo é inserir e readaptar o aluno à sala de aula, facilitando o respeito às necessidades e ritmos do aluno. E sua meta principal é valorizar as funções cognitivas ligadas ao afetivo, conduzindo o aluno gradualmente para a aprendizagem dos conceitos e objetivos da aprendizagem formal.

O segundo tipo de trabalho esta relacionado aos pedagogos, orientadores e professores e o principal objetivo é trabalhar as relações de convivências entre professor e aluno, também tem o objetivo de recombinar as didáticas pedagógicas, relacionando o afetivo e o cognitivo, em aprendizagem e conceitos nas diferentes áreas do conhecimento.

 

Como já foi citado, o psicopedagogo é um profissional habilitado para ajudar os educadores e alunos, através de acompanhamentos pedagógicos individualizados e coletivos, em sala de aula e nos ambientes extraclasse, favorecendo ao professor criar alternativas de ação.

 

 

Acredita-se que o trabalho da Psicopedagogia quando encontra consonância e parcerias na escola, pode promover efeitos muito positivos para a minimização das dificuldades que emergem no contexto escolar, apesar de representar um constante desafio, pois requer o envolvimento de toda a equipe, e um desejo permanente de mudanças, para que as transformações, de fato, ocorram (NASCIMENTO, 2013).

 

 

 

O psicopedagogo trabalha para impedir os problemas de aprendizagem, e não apenas suaviza-los na procura por diversas ações escolares que os alunos participam para desenvolver suas potencialidades.

 

Pode se dizer que a psicopedagogia é basicamente identificada e compreendida como uma estratégia que caminha junto com a psicanálise, pedagogia e a psicologia, em prol da solução de problemas que aparecem no contexto escolar, de origem do ambiente familiar, escolar, do meio social, econômico, cultural ou outros.

 

 

A psicopedagogia trabalha e estuda a aprendizagem, o sujeito que aprende, aquilo que ele está apontando como a escola em seu conteúdo sociocultural. É uma área das Ciências Humanas que se dedica ao estudo dos processos de aprendizagem. Podemos hoje afirmar que a Psicopedagogia é um espaço transdisciplinar, pois se constitui a partir de uma nova compreensão acerca da complexidade dos processos de aprendizagem e, dentro desta perspectiva, das suas deficiências. (FABRICIO, 2000, p. 35).

 

Conclusão

Todas as instituições escolares enfrentam diversos problemas de aprendizagem, por isso faz-se necessário que todos os envolvidos neste processo sejam habilitados para suas funções e que entre  a equipe tenha a participação de um psicopedagogo para atuar junto aos demais profissionais, em cima dos problemas de aprendizagem, para quem  entendam melhor como ocorre a influencia de fatores intra e extras escolares e como podem ser trabalhados de forma a diminuir as diversidades  de aprendizagens no dia a dia.

No campo da educação varias pesquisas tem sido realizada em prol da melhoria de aprendizagem, mas as pesquisas ainda não são suficientes, principalmente sobre a importância do psicopedagogo como mediador entre as dificuldades e o aluno, com objetivo principal para o desenvolvimento do trabalho nas escolas, no combate a defasagem de aprendizagem.

Os professores questionam sobre os resultados alcançados pelos alunos, e sempre refletem, por que o aluno não consegue aprender, mas geralmente não conseguem  identificar os fatores de interferência, negativa, durante o processo de aprendizagem e porque do  fracasso do aluno, da escola e da família do aluno. Por este motivo , a escola precisa, do trabalho de psicopedagogos, juntos a todos profissionais da escola, para desenvolverem ações, estratégias e intervenções psicopedagógicas para alcançar sucesso na aprendizagem, visto que o aluno é sujeito de transformação e de aquisição de aprendizagens em toda vida escolar.

            Alguns anos atrás o atendimento psicopedagógico era restrito a clínicas particulares, mas aos poucos este quadro vem mudando, visando  para a diminuição das deficiências  de aprendizagem nas escolas e com isso vem reduzir os altos índices de fracasso escolar.

Muitas vezes por falta de conhecimento apropriado e por não obter sucesso para resolver problemas, as equipes escolares discriminam alunos com baixos rendimentos e que tem problemas cognitivos, físicos ou mentais, que não são tratados, então não sabem como trabalhar de forma eficaz. Por esta razão o papel do psicopedagogo na instituição é tão importante, porque eles conhecem a estrutura e articulação da aprendizagem para que esses alunos não sejam ignorados dentro das escolas e ate mesmo no ambiente familiar,

 O perfil adequado e um psicopedagogo trás bem definido suas funções, que estão a seguir: identificar, acautelar, reabilitar e arrojar nas deficiências de aprendizagem em todas as áreas do ensino. Ele tem aptidão para interferir nos momentos de ensino aprendizagem, criando oportunidades e novos procedimentos pedagógicos a fim de valorizar, oferecer e auxiliar os alunos com as mais diversas dificuldades de aprendizagem, utilizando metodologias e técnicas para afirmar o desempenho e o progresso do aluno.

 

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA. Código de ética do Psicopedagogo. Conselho Associação Brasileira de Psicopedagogia, Aprovado em Assembleia em 05/11/2011.

FABRICIO, Nívea M. C. Psicopedagogia Avanços Teóricos e Práticos. São Paulo. Ed. ABP p, 2000.

NASCIMENTO, Fernanda Domingas do. O papel do Psicopedagogo na instituição escolar. 2013. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicopedagogia, Curso de Psicologia, Faculdade Integrada Aparício Carvalho (FIMCA), 2013. Disponível em: Acesso em: 01 set. 2016. 

UJIIE, Nájela Tavares. Psicopedagogia, definição e enquadramento de área: nuances, pontos e contrapontos. In: ____________. Psicopedagogia Clínica &Institucional:nuances, nexos e reflexos. Curitiba: CRV, 2016. p. 13-22.