RESUMO 

Na área da saúde a qualidade de vida reflete de forma intensa na vida particular e profissional dos enfermeiros. Mediante pesquisas efetuadas em relação do trabalho noturno, averiguou-se uma gama de modificações no relógio biológico do profissional. A qualidade de vida deste profissional é modificada pela má qualidade do sono, desordens digestivas e sinais de cansaço. Levando-se em consideração que os coeficientes de alerta reduzem durante a noite, tanto os indivíduos quanto seus pacientes têm a possibilidade de sofrerem danos. Assim sendo, o presente artigo tem por objetivo apresentar os prejuízos e danos em que os indivíduos que trabalham no período noturno estão sujeitos, e analisar de que modo o trabalho neste período reflete em sua qualidade de vida. O presente artigo refere-se a uma revisão de literatura realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e os anos de publicação dos artigos foram: 2008 a 2014. 

Palavra Chave: Enfermagem do Trabalho, Trabalho noturno, Qualidade de vida, Saúde do trabalhador

I - INTRODUÇÃO

A inquietude com o assunto qualidade de vida tem alcançado proporções expressivas entre os estudos efetuados no setor de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua qualidade de vida como sendo “o entendimento do sujeito de sua postura na esfera da cultura e código de valores nos quais se encontra inserido e em referência as suas metas, perspectivas, e projeções” (1).

No que concerne à saúde dos indivíduos do turno noturno, observa-se um quantitativo reduzido de literatura que aborde a temática. Todavia, a questão de inúmeros profissionais exercerem suas funções neste turno de trabalho, pode se configurar um aspecto nocivo para a sua qualidade de vida, porque estes indivíduos possuem um estilo de vida distinto daquele levado pela maioria da sociedade.

Os indivíduos que trabalham no período noturno possuem danos psicológicos e físicos maiores do que os que profissionais que desempenham seus afazeres no turno matutino e vespertino, porque suas ações laborais acontecem no instante em que o funcionamento metabólico e orgânico está reduzido (1),(2).

Os danos orgânicos à saúde de enfermeiros provenientes da má apropriação ao turno de trabalho geram ausência de motivação e empenho com as funções desempenhadas e em se tratando dos profissionais de enfermagem, esses agravos unem-se ao estresse oriundo do próprio local de trabalho, respondendo de modo nocivo à qualidade do cuidado ofertado no hospital.

Asseverando desta forma que não há uma completa qualidade institucional se ao mesmo tempo houver dano da qualidade de vida dos profissionais (2), o presente artigo tem por objetivo apresentar os prejuízos e danos aos quais os indivíduos que trabalham no período noturno estão sujeitos e analisar de que modo o trabalho neste período reflete em sua qualidade de vida.

Dessa maneira, justifica-se a realização deste estudo por cooperar para o debate em relação à qualidade de vida dos enfermeiros, bem como adicionar a produção literária sobre o assunto.

Acredita-se que este artigo aborde os dados mais importantes sobre a qualidade de vida dos profissionais que desempenham suas funções no turno noturno, ofertando respaldos para elaborações de medidas interventivas que venham colaborar para melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. [...]