Autora: Silvana Bento de Melo Couto.

E-mail: [email protected]

Instituição: Escola Municipal “José Evaristo Costa”.

Co-autora: Maria Cristina Santos de Campos.

E-mail: [email protected]

Instituição: Escola Municipal “José Evaristo Costa”.

RESUMO

 Este artigo é um relato da experiência de ensino e aprendizagem que foi desenvolvido com alunos da terceira fase do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal “José Evaristo Costa”, situada na Rua: José Caleira Vila, S/N, Bairro: São Francisco, CEP: 78260-000, Tel: (65) 3261 – 2291 na cidade de Araputanga-MT, por duas professoras alfabetizadoras em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A sequência foi realizada no ano de 2013 e teve uma duração de 21 dias. A experiência se deu a partir da leitura e exploração de várias poesias. Nessa, a prática docente se efetivou através de visita in loco, integração da literatura, poesias, música, aula prática, uso do Word e Excel sob o enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade (no terceiro ano do ensino fundamental), visando à formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensina, no como ensina e no como os sujeitos aprendem. Da experiência, relatamos o foco nas capacidades de leitura e escrita, a capacidade de observação e cooperação no trabalho em grupo, o desenvolvimento das habilidades e do raciocínio lógico matemático, bem como as possibilidades e dificuldades na prática docente quando realizada pelo viés da sequência didática. Apontamos também o processo avaliativo.

INTRODUÇÃO

 A organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas constitui um diferencial pedagógico que colabora na consecução dos objetivos expressos nos quadros dos direitos de aprendizagem. A organização das atividades em sequência tem o objetivo de oportunizar aos alunos o domínio dos diversos gêneros textuais que permeiam nossa vida em sociedade, preparando-os para saberem usar a língua nas mais variadas situações sociais, oferecendo-lhes instrumentos eficazes para melhorar suas capacidades de ler e escrever (Dolz, Noverraz & Schneuwly,2004).

Sendo assim, com o objetivo de refletir sobre os eixos de direitos de aprendizagem: eixo da leitura, eixo da Análise Linguística / Apropriação do Sistema de Escrita, eixo da Produção de texto escrito e o eixo da oralidade, bem como explorar alguns conteúdos relacionados aos direitos de aprendizagem de Matemática, tais como: números e operações, geometria, grandezas e medida, tratamento da informação, propomos a aplicação de uma metodologia diferenciada organizada pelo viés da sequência didática. 

MATERIAIS E MÉTODOS

Este trabalho foi desenvolvido com alunos da terceira fase do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal “José Evaristo Costa” na cidade de Araputanga – MT, no ano de 2013 e teve uma duração de 21 dias.

Foi elaborada uma sequência didática na qual se privilegiou o trabalho a partir da leitura e exploração de várias poesias, iniciando o desenvolvimento das atividades com a Poesia: “O Pato”, de Vinicius de Moraes, oportunizando as crianças espaços de interação efetiva, valorizando as experiências significativas de linguagem. Nessa experiência, a prática docente se efetivou através de visita in loco, integração da literatura, poesias, música, aula prática, uso do Word e Excel, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes.

Diferentes atividades, tais como: apresentação de várias poesias de diferentes autores aos alunos e leitura das mesmas, músicas, produção textual e de frases, formação de palavras a partir da sílaba “PA” e “TO” (PATO), ordenação de sílabas para formação de palavras, escrita de nomes a partir de imagem, ordem alfabética, bilhete, lista de palavras, segmentação de palavras, palavra dentro de palavra, número de sílabas e de letras, rimas, entre outras. Em Matemática com relação a números e operações trabalhamos (adição, subtração, multiplicação, divisão, sequência numérica, contagem, comparação de quantidade, cálculo mental, números ordinais e resolução de problemas), geometria (figuras geométricas planas e tangram oval – os alunos fizeram a montagem de aves em diferentes posições, onde as mesmas foram expostas no corredor da escola), grandezas e medidas (medidas de comprimento, espaço e forma) e tratamento da informação (leitura e construção de tabelas e gráficos) e resoluções de problemas envolvendo sistema monetário brasileiro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 Ao desenvolvermos este trabalho, buscamos na metodologia da sequência didática um ensino que proporcionasse aos alunos uma atividade escolar que fugisse do esquema tradicional.

A cada avaliação feita no final da aula, percebemos através dos depoimentos dos educandos que eles estão “atentos” a tudo o que é feito em sala de aula, pois a prática pedagógica foi sempre planejada e organizada de forma dinâmica, onde os envolvidos participaram ativamente de todo o processo de ensino aprendizagem, tornando a aprendizagem prazerosa e significativa, favoráveis a sua construção de conhecimentos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Ao planejarmos o trabalho em forma de uma Sequência Didática, nosso objetivo foi aplicar esta proposta de trabalho pedagógico na tentativa de instrumentalizar os alunos com uma proposta pedagógica significativa, proporcionando aos aprendizes o desenvolvimento de capacidades de linguagem que podem ser transferidas para o ensino de diferentes gêneros textuais.

Cabe ao professor explorar essa proposta pedagógica, criar condições favoráveis à construção do conhecimento e elaborar atividades criativas que venham contribuir na aquisição da aprendizagem de seus alunos, pois uma aula prazerosa e inovadora deixa os alunos mais motivados na hora da aprendizagem e no momento de realizar suas atividades na sala de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

 MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. 2ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1977.

 MORAES – Vinicius de Moraes – A Arca de Noé. Rio de Janeiro: Sabiá, 1970; 11.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982; reed. aumentada, São Paulo: Companhia das Letras, 1991.