O Terceiro saber dos sete saberes em Edgar Morin.

 O terceiro saber formulado por Edgar Morin é simples, trata-se do desenvolvimento do conhecimento da condição humana, da nossa existencialidade nesse mundo, qual a verdadeira finalidade do homem, estar no mundo. A educação só tem sentido quando é vista em razão da finalidade da existência do referido.

Para Morin em nenhum lugar ou escola é ensinado qual a verdadeira condição humana, o motivo da nossa existência e o verdadeiro valor da educação, em primeiro lugar é fundamental entender a identidade do homem nas condições reais da vida política.

 O seu papel político nesse planeta, porque não existimos apenas para existirmos, temos uma razão, mesmo que seja política nesse mundo, a educação tem que levar em consideração a nossa existência a verdadeira finalidade dela.

Com efeito, o terceiro saber, segundo a reflexão de Morin, o que determina o autoconhecimento da pessoa humana, isso não é possível sem o entendimento da antropologia política do mundo, das relações humanas, caso contrário desenvolvemos uma reflexão como produto de alienação.

A relação de objetivação a respeito da existência humana só se objetiva a respeito do conhecimento do próprio homem, quando levam em consideração as diversidades que produzem o homem da forma que ele é, em todas as partes do mundo.

O imediato ou a particularidade não permite epistemologicamente nenhum ato de conhecimento científico, o homem é produto de complexidades.

 Entretanto, diz Morin, que o conhecimento da condição humana não se resume apenas as Ciências, isso não significa que devemos despreza-las, pois não é esse o objetivo.

Mas temos outros apontamentos também fundamentais na valorização desse papel imprescindível. A literatura, a poesia desempenha também papeis indispensáveis para o nosso conhecimento.

Porque falam da nossa vida, dos nossos comportamentos, das emoções e sentimentos, da cultura de um povo e até mesmo das nossas ideologias, posicionamentos políticos, da nossa visão antropológica cultural.

Tudo que é também subjetivo é importante para o nosso conhecimento, a escola, os procedimentos pedagógicos trabalham com a subjetividade nas obras, principalmente em Ciências humanas.

 Mas a escola infelizmente não propõe uma reflexão coerente a respeito da condição humana, do mesmo modo as correntes pedagógicas modernas, isso no sentido mais global dessa condição.   

Edjar Dias de Vasconcelos.