Os séculos XVII e XVIII foram de inovações, tanto na Europa como na América. E uma dessas inovações foi o movimento Iluminista que acabou denominando o tempo das luzes.

O iluminismo nasceu, como movimento filosófico, em oposição e para sepultar os resquícios anteriores ainda carregados com os ranços da Idade Média. Elementos esses que haviam caracterizado um período considerado de estagnação; um período em que os dogmas falavam mais alto e, com isso, as possibilidades de inovações nem sequer chegavam a nascer.

A Idade Média havia sido um período em que quase não se inovaram as ideias, os conhecimentos e as ciências, pois tudo estava submetido e dependia da aprovação da Igreja. Somente ela definia aquilo que poderia ser estudado e esse estudo nada mais era do que a bíblia e a filosofia de Aristóteles. Qualquer passo a mais poderia ser considerado heresia e os hereges corriam o risco de serem condenados à fogueira.

Os pensadores iluministas defendiam a ideia de que somente aquilo que havia passado pelo crivo da razão poderia se considerado como verdade. A razão deveria guiar os comportamentos e os estudos. Essa racionalidade passou a ser o novo motor para o desenvolvimento. A luz da razão deveria impulsionar a ciência abrindo possibilidades para novas descobertas.

Com base nisso, podemos dizer que nosso mundo nasceu com o iluminismo, pois ainda hoje podemos perceber as ciências desenvolvendo-se, criando espaço para novas descobertas.

Isso tudo nos leva a dizer que o mundo contemporâneo, com seus avanços e tropeços; com seus problemas e empreendimentos teve sua origem no movimento iluminista. Não é exagero dizer que o Iluminismo deu origem não só ao mundo contemporâneo, com suas descobertas, avanços e tecnologias, como também deu causa a inúmeras mudanças de atitudes bem mais iluminadas.

Mas também deu origem ao abismo em que os avanços dos desvalores cresce. Ou crescem novos valores que desvalorizam o ser humano em nome de um valor supremo para o mundo atual: o lucro... Um louco mundo que luta pelo lucro!

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura - RO