Muitas são as questões referentes ao maior dos poderes já desenvolvidos no ser humano. A busca por respostas ainda é incessante, a sede por verdade se torna incansável. O que torna o Homo Sapiens a maior das evoluções e ao mesmo tempo a maior contradição genética já existente? Até em que ponto racional e irracional o ser humano tem conhecimento? As emoções são seu maior poder? Você ama-se? Qual sua crença limitante?

Por anos a ciência, a psicologia e todas as formas de conhecimento logicas e racionais buscam respostas para essas pequenas questões. A limitação se torna visível quando se reconhece a falta de conhecimento existente na mente consciente. Sua reflexão já chegou ao ponto de analisar sua própria existência? Mas se para sua pergunta a resposta fosse que tudo foi implantando em sua mente, você ainda pensaria da mesma forma?

Todos querem respostas, todos querem a verdade, mas nunca analisaram o começo de tudo. Sua formação física é algo glorioso, não se há relatos de outras civilizações ou outros seres comprovados que se assemelhem ao maior feito de todos, a própria vida humana. O conhecimento ultrapassa a própria ciência, a própria biologia e o próprio DNA. A grande essência humana está no desenvolvimento do subconsciente.

Até os 7 anos de idade uma criança não possui desenvolvido a parte consciente da sua mente, existindo apenas seu subconsciente, dessa forma tudo o que uma criança experiencia , ouve e tudo o que ela vê, fica automaticamente armazenado em seu subconsciente até seu ultimo dia de vida. O que ninguém sabe é que seu subconsciente é responsável por desenvolver seu futuro.

O ser humano possui 5% do poder dentro da sua mente consciente e 95% do poder dentro da sua mente subconsciente. O subconsciente é o responsável por criar tudo que deseja-se alcançar, porém, o Homo Sapiens não sabe acessar seu subconsciente, extraindo o uso apenas da mente consciente, essa parte apenas, é responsável pela lógica e não pela materialização. Com isso a questão vai a um grau mais profundo, como seres conscientes conseguem ser sentimentais?

O ser humano sabe pensar, sabe sonhar, sabe resolver problemas, sabe alcançar objetivos, mas ele não sabe sentir.

A ciência e todas as grandes áreas de estudo afirmam veementemente a existência dos sentimentos nos seres humanos. E se isso fosse algo implantando em sua crença limitante? O ser humano infelizmente é um ser fraco logicamente, se considera um ser superior a todos os outros, faz uso disso para tornar-se o centro de todas as coisas. Porém, isso apenas mostra a ingenuidade humana e a dependência de algo ou alguém superior que esteja na liderança.

O mundo resume-se em emoções e sentimentos. Mas há o desenvolvimento dos sentimentos em alguém que não sabe amar sua própria existência? A reflexão é fundamental para ultrapassar a lógica e chegar a sabedoria. O homem como um todo não sabe sentir, ele acredita que tem emoções e sentimentos, mas na verdade ele apenas vive o que foi programado para dominar o subconsciente.

Grandes pensadores e escritores em suas obras já declaravam seu ponto de vista referente aos sentimentos.

“A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.”
 (Fernando Pessoa)

“Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.”
 (William Shakespeare)

“A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar.”
 (Albert Einstein)

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.”
 (Sócrates)

“O verdadeiro conhecimento vem de dentro.”
 (Sócrates)

O mundo se fechou dentro de suas convicções, porém, só terá a essência e o domínio do subconsciente quem souber usar suas convicções para refletir sobre sua própria existência. Como Fernando Pessoa declara, o sentimento é apenas um alimento para seu subconsciente. Para Shakespeare não há como definir um sentimento, mas há a chance de mudar esse destino. Einstein em seu profundo conhecimento declarava que o impossível tornava-se possível socialmente, mas o possível não torna-se possível na mente humana. Dentre todos, a reflexão mais profunda está com Sócrates, a essência de tudo está no conhecimento do próprio ser como criação. Com o conhecimento de sua própria existência o homem encontrará a verdade para todas as coisas, a venda que bloqueia a humanidade estará sendo desatada.

Não se pode negar que os seres humanos possuem sensações, mas infelizmente só poderá usufruir desse grande poder quando desenvolver o subconsciente e saber, acima de tudo, sentir a dor do seu próximo, aprender a não importar-se apenas com seus medos, seus problemas e suas limitações, mas entender que o universo funciona quando há harmonia em todas as mentes.

A força é encontrada quando várias mentes interconectam-se entre si e cada qual contribui para o bom desenvolvimento de todas as outras.

O mundo saberá sentir emoções quando desenvolver uma saúde emocional e não uma doença social.

 

Referências Bibliográficas

Brasil Escola – Sentimentos. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/sentimentos.htm>. Acesso em: 23/07/2020 às 8:30h.

CASANOVA, Nuno; SEQUEIRA, Sara; SILVA, Vitor Matos e. Emoções. Portugal: Portal dos Psicólogos, 2009. Disponível em <https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0132.pdf>. Acesso em: 23/07/2020 às 9:30h.

Pensador – Sentimento. Disponível em < https://www.pensador.com/sentimento/>. Acesso em: 23/07/2020 às 10h.

Pensador – Frases de Sentimento. Disponível em <https://www.pensador.com/frases_de_sentimentos/>. Acesso em: 23/07/2020 às 10:15h.

Pensador – Frases de Albert Einstein. Disponível em <https://www.pensador.com/frases_de_albert_einstein/>. Acesso em: 23/07/2020 às 10:20h.

Pensador – Frases de Sócrates. Disponível em <https://www.pensador.com/socrates_frases/>. Acesso em: 23/07/2020 às 10:30h.

Segredos do Mundo – Subconsciente: O que é, como funciona e sua diferença do inconsciente. Disponível em < https://segredosdomundo.r7.com/subconsciente/>. Acesso em: 23/07/2020 às 8:15h.

Aimée Roman dos Santos
Estudante de Tecnologia e Cursada em Life Coaching.