RESUMO  

O presente trabalho tem como finalidade explorar a Psicanálise Clínica Avançada como possibilidade de avanço nos estudos com vista à aplicação da interpretação dos sonhos segundo a visão tanto no ocidente quanto no oriente em uma sessão de psicanálise clínica. A partir da revisão a da leitura  crítica das obras selecionadas de vários autores que estão diretamente relacionas com a temática do presente trabalho no tocante aos Aspectos Históricos e Relevantes da Psicanálise; Fundamentos da Psicanálise Segundo Sigmund  Freud, Carl Gustav Jung, Jacques Lacan; Distúrbios de Aprendizagem; Psicopatologias; Técnicas e Procedimentos de Atendimentos; e a Interpretação dos Sonhos Segundo a Psicanalise e a Psicologia Analítica, bem como segundo a visao da Medicina do Povos Tradicionais do China, no sentido de contribuir com o processo terapêutico na Psicanálise Clínica. Organizado em três títulos, este trabalho tem início com um Breve Histórico da Psicanálise e estudo dos Fundamentos da Psicanálise Segundo Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Jacques Lacan. O segundo capítulo apresenta conteúdos sobre os Distúrbios de Aprendizagem e da Psicopatologias. O terceiro e último capítulo tem-se os conteúdos sobre as Técnicas e Procedimentos de Atendimentos; e as Interpretações dos Sonhos segundo a Psicanalise frediana, a Psicologia Analítica junguiana e a Medicina Tradicional da China. Pretende-se um olhar da mente capaz de aproximar a interpretação dos sonhos segundo a visão filosófica da medicina tradicional chinesa e a psicanálise clínica. Na visão oriental, emoções como a alegria, o medo, a tristeza, a preocupação, a ansiedade, e a raiva, dentre outras, são sempre levadas em consideração quando da interpretação dos sonhos, uma vez que estas são associadas aos diversos órgãos e vísceras do corpo dos seres vivos e podem afetá-los seriamente quando estão em desequilíbrios. 

Palavras-chave: Assunção, sonho, medicina chinesa, psicologia analítica, psicanálise.

 

 INTRODUÇÃO 

Neste trabalho traçou-se como objeto analisar a Psicanálise Clínica Avançada como possibilidade de avanço nos estudos no sentido de aplicação a interpretação dos sonhos segundo a visão tanto no ocidente quanto no oriente em uma sessão de psicanálise clínica. Para isso, considerou-se a Psicanálise Clínica e a Medicina Tradicional Oriental desde as práticas recorrentes em suas distintas origens até o momento atual considerando a interpretação dos sonhos nas suas diversas formas de abordagens. 

O interesse pelo tema parte de algumas inquietações. Há cerca de dez anos este aluno exerce funções na área da saúde física e mental, tendo ampliado sua formação inicial de Pedagogo e Educador Físico para o campo das Práticas Integrativas e Complementares através da Formação e Pós-Graduação em Acupuntura onde os sonhos são de suma importância para o acesso as informações necessária ao entendimento e tratamento da queixa do paciente. Ao conhecimento prévio do pós-graduando durante seu próprio processo terapêutico como acupunturista, foram somadas as experimentações de técnicas de curas típicas da medicina tradicional da china como o fato de considerar as emoções que sempre são despertadas pelos sonhos. Desde então, durante a anamnese os sonhos são levados em consideração e tem sido uma prática integrada à vida do aluno, assim como as leituras da filosofia da medicina tradicional do oriente, buscando incorporar seus valores nas práticas diárias.

 

No decorrer do curso de Psicanalise Clinica Avançada, foi identificado um conjunto de conceitos e elementos que relacionam a interpretação dos sonhos segundo a visão, tanto da PSICANALISE/PSICOLOGIA ANALÍTICA quanto na visão da MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC). A presente discussão parte da percepção deste aluno no decorrer de mais de 6 anos de atuação com práticas de acupuntura, e a partir de seu olhar empírico, a elaboração da seguinte questões:O que a psicanalise moderna poderia aprender com os estudos do modo pelo qual os povos primitivos orientais e a medicina tradicional lidam com seus sonhos?

 

Para consecução do objetivo proposto neste trabalho, o procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica em textos, artigos e livros que tratam da interpretação dos sonhos segundo as abordagens psicanalíticas, bem como dos povos tradicionais chineses com a finalidade de construir seu arcabouço teórico.

 

O presente artigo está estruturado em três partes, sendo que no primeiro título “psicanálise Clínica: Aspectos Históricos e Relevantes; e Fundamentos da Psicanálise Segundo Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Jacques Lacan. Freud propôs um método para a compreensão e análise do homem, método este que abrangia a investigação do psiquismo e seu funcionamento, um sistema teórico sobre o comportamento humano e um tratamento médico voltado para problemas psicológicos que não apresentavam suporte necessariamente biológico para sua compreensão e cura, em síntese, Freud propôs uma teoria da personalidade e procedimentos para terapia.

 

É importante reconhecer as relações que propiciam ou inibem o surgimento das diferentes maneiras de pensar sobre o ser humano. Assim, a psicanálise, de um modo bastante amplo, não deixa de ser uma maneira de pensar sobre o ser humano e suas relações sociais, isto é, em como o ser humano se desenvolve e é afetado por toda e qualquer relação social, desde a mais remota idade.

 

Compreender a Psicanálise significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud, desde a origem dessa ciência e durante grande parte de seu desenvolvimento. A relação entre autor e obra torna-se mais significativa quando descobrimos que grande parte de sua produção foi baseada em experiências pessoais, transcritas com rigor em várias de suas obras.

 

A Psicologia Analítica engloba todo o arcabouço teórico criado por Carl Gustav Jung, um trabalho denso e essencial para a compreensão da mente humana. Muitos dos temas desenvolvidos por Jung brotaram de suas próprias experiências pessoais. O psiquiatra suíço vivenciou constantemente sonhos marcantes e a visão de imagens mitológicas e espirituais, passando então a nutrir um grande interesse por mitos, sonhos e religiões, do ponto de vista psicológico. Ele também experimentou a ocorrência de manifestações parapsicológicas, o que suscitava em sua inteligência questionamentos cada vez mais frequentes.

 

A Psicanálise de Lacan é muitas vezes citada como um aperfeiçoamento do trabalho de Freud. Isso porque, ao contrário de outros psicanalistas que se afastaram do criador, Lacan propusera um retorno às origens. Nisso, recorria constantemente ao trabalho de Freud para revitalizar a abordagem e entregar conceitos mais completos. Lacan e Freud foram claramente dois gênios, mas que apresentavam diferenças substanciais entre si. Para Freud, as descobertas da psicanálise em relação à mentalidade da pessoa incluem o inconsciente, a sexualidade, os sonhos e a vida interna. Lacan, por sua vez, reformulou as bases da teoria freudiana, sobretudo por meio da interação entre filosofia e psicanálise.

 

No segundo título “Os Distúrbios e as Psicopatologias”: Distúrbios de Aprendizagem e Psicopatologias, tem-se que os distúrbios de aprendizagem são as dificuldades que algumas pessoas apresentam, ainda na infância, na hora de aprenderem algo novo. Crianças com algum distúrbio de aprendizagem possuem dificuldades para aprender a escrever, a ler, possuem dificuldades de concentração e são agitadas. Muitas vezes essas crianças são consideradas problemáticas, rebeldes ou preguiçosas. Os distúrbios de aprendizagem acontecem quando há uma falha no sistema nervoso central (SNC) e as informações recebidas não são processadas corretamente. Ao receber as informações a criança que possui algum distúrbio de aprendizagem não consegue processar corretamente as informações. Os distúrbios de aprendizagem se dividem em três: Dislexia, Disgrafia e Discalculia.

 

Quanto a história da Psicopatologia tem-se que essa percorreu um caminho extremamente difícil até se tornar uma ciência autônoma. Psicopatologia e Psicologia Científica começaram seus caminhos juntos nos mesmos laboratórios. Muito rápido, seguiram rumos diferentes. Não encontrando na Psicologia recursos descritivos e explicativos suficientes para o comportamento anormal, a psicopatologia foi buscá-los na Filosofia, na Retórica e na Literatura, tentando encontrar uma linguagem que a Psicologia não proporcionava.

 

O terceiro título, “As Técnicas de Atendimentos, e as Interpretação dos Sonhos”: Técnicas e Procedimentos de Atendimentos;  Interpretação dos Sonhos no ocidente e no oriente: Interpretação dos Sonhos Segundo a Psicanalise e Psicologia Analítica; e a Interpretação dos Sonhos Segundo a Medicina Tradicional da China, temos que os traços com base biológica interagem com o ambiente social para orientar o nosso comportamento a cada instante. A Entrevista Clínica Psicanalítica é um instrumento fundamental do método clínico, sendo uma técnica de investigação científica em Psicologia. Por se tratar de uma técnica, possui procedimentos empíricos com os quais se aplica o conhecimento, fazendo coexistir no psicólogo clínico as funções de investigador e profissional.

 

Etchegoyen (2004) chama de entrevista a tudo que seja uma “visão” entre duas ou mais pessoas, reservada para algum encontro especial e não para contatos regulares. Nesse sentido, há diferenças conceituais entre “entrevista inicial” e “primeira sessão”, já que, a partir do momento em que os encontros passam a ter uma periodicidade estipulada e regular, eles deixam de constituir uma entrevista propriamente dita. A primeira antecede o contrato enquanto a segunda implica que a análise ou psicoterapia já começou formalmente.

 

Antes das teorias de Freud, os sonhos eram, geralmente, interpretados como premonições ou como meros símbolos. Após as teorias de Freud e a interpretação do sonho para a psicanálise, o sonho passou a ter outra interpretação. Sendo ele visto como características ou reflexos de nosso inconsciente. O sonho para a psicanálise tem como um dos principais intuitos destacar a importância que o que sonhamos pode ter em nossas vidas. Além disso, os sonhos podem exercer influência sobre nossos pensamentos ou atitudes. Também o sonho para a psicanálise pode ser muito útil, do ponto de vista terapêutico, uma vez que a sua análise, em terapia, pode auxiliar o psicanalista durante o processo de tratamento.

 

A psicologia analítica de Jung tem-se uma abordagem do sonho dos pontos de vista segundo a causalidade e sua finalidade. A abordagem causal parte dos elementos do sonho e, através da cadeia de associações que estes despertem vai, de elo em elo, até chegar a um complexo reprimido no inconsciente. Mas, não é necessário ter como ponto de partida os elementos do sonho, pois uma simples figura de anuncio de jornal ou mesmo uma forma abstrata conduzirão inevitavelmente o sonhador a seus complexos. Atualmente são inúmeros os biologistas que põem em relevo a finalidade das atividades orgânicas sempre que elas envolvem convergências de fatores num trabalho conjunto, tais como os fenômenos de regulação vital, e o sonho poderá ser qualificado para se obter as atividades deste tipo.

 

Na Medicina Tradicional Chinesa sempre houve intérpretes de sonhos, inclusive atualmente, e muito comum encontrar nas ruas da China especialistas que cobram por uma interpretação de sonhos moderníssima. Esses intérpretes são psicólogos muito bons com intuições acerca dos sonhos que correspondem de perto àquilo que teríamos para dizer. Os sonhos são de grande relevância tanto na visão da MTC quanto na visao da psicologia. Segundo Wang (2013) os sonhos tem importâncias relevantes na visão da MTC, por exemplo, se sonhar que está vadeando através de um rio e está assustada é sinal que a energia Yin da pessoa está superabundante.