Indajaia Carlos Pires

Jane Gomes de Castro

Adriana Peres de Barros

 

Escolhi ser professora, por um motivo só ,poder ser útil a essas crianças que sempre estão com um sorriso no rosto, cheio de esperanças e que acreditam em nossas palavras, que também tem um sonho, e parafraseando o grande líder Martin Luther King, eu digo, que tenho um sonho, sonho de poder caminhar com os passos e pensamentos puros com minhas crianças, onde...esse caminho tão iluminado pela luz divina, possa me conduzir para a realização plena dessa minha jornada. Eu tenho um sonho de ver essas crianças daqui umas décadas em seus locais de trabalho profícuo e bem remunerados, não apenas no tocante aos cifrões e sim em suas conquistas profissionais e talentosas,pois todos sabem, o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é só no dicionário ,meu sonho é ser ouvida, respeitada e valorizada, pois ser professora é querer ser professora e ser tratada como professora, mesmo sendo uma odisseia, mas do que adianta uma constelação  sem  suas estrelas “as crianças”. Cada estrela representa o brilho nos olhos de uma criança que recebe a luz do saber, não há presente mais valioso do que ouvir o seu aluno as primeiras letras as primeiras palavras, com aquela pureza que só uma criança sabe interpretar e você conhece decifrar. Eu tenho um sonho, que se do fundo do meu amago ,que vou transformar em realidade,  pois minha missão é de esperança, e não de desistência, pois chegarei no topo do Everest como aquele alpinista que não desistirá jamais da sua escalada .Sei que é um desafio, mas para chegar ao topo, é necessário ,que você de o primeiro passo. Toda estrada tem seus obstáculos, mas para a educação, sempre temos o nosso farol,o nosso norte, a nossa luz, pois temos ao nosso lado, o mestre dos mestres, que nos conduz a trilhar o caminho da paciência,do carinho e do amor para as nossas crianças, e meu sonho, não vai até a linha do horizonte, meu sonho vai até a estrela mais radiante de todas, que é a estrela do caminhar em direção ao sol da liberdade lúdica em mostrar, que tudo que se faz com prazer, amor e naturalidade tem uma recompensa, e esta recompensa tem nome, que é sucesso de cada um rostinho que futuramente será um líder em seu segmento. Meu sonho está sendo uma realidade, pois nascemos com uma missão, e esta missão só será finalizada, quando em algum teatro iremos bater palmas para  as nossas estrelas em suas horas mais efusivas, pois será o dia da sua real formatura. Meu sonho será uma magistral realidade e não um devaneio utópico, como nossos líderes tão nefastos fazem apologias ao não conhecimento, como dizia Ruy Barbosa, uma nação se faz com livros e não com leis, meu sonho é real e sei que não estarei nunca em berço esplendido.

 

Indajaia Carlos Pires (1) Graduado em História; Professor na Rede Particular de Ensino na cidade de Campo Grande.

Adriana Peres De Barros (2) Graduada em Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e Alfabetização e Assistente de Desenvolvimento Educacional na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

Jane Gomes de Castro (3) Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Ecoturismo e Educação Ambiental e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.