O Software HagáQuê

Conhecendo o potencial deste software na educação em geral e também dos computadores como auxiliares no processo educativo, descreveremos este software livre, apresentando suas características, mostrando a maneira de utilização de suas ferramentas, apontando para mais uma possibilidade de trabalho em sala de aula.

O mesmo foi produzido em 2001 pelos autores Sílvia Amélia Bim e Eduardo Hideki Tanaka, sob a orientação da profa. Dra. Heloísa Vieira da Rocha como proposta de dissertação de mestrado do Instituto de Computação da Unicamp.

 Segundo BIM[1] e TANAKA o HagáQuê é um software educativo destinado primeiramente como instrumento auxiliar no processo de alfabetização e de domínio da linguagem escrita. Ele é um editor de histórias em quadrinhos que possui um banco de imagens com os diversos componentes para a criação de uma HQ, como cenários, personagens e balões, além de vários recursos de edição destas figuras. O som é um recurso extra, oferecido para enriquecer a HQ criada no computador.

O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma HQ (História em Quadrinho) mesmo por uma criança com pouco conhecimento no uso do computador, visto que possui muitos recursos para não limitar sua imaginação.

O software HagáQuê foi estruturado de maneira simples para ter facilidade de uso podendo ser utilizados desde crianças a adultos, inclusive pessoas com necessidades especiais. O software HagáQuê apresenta várias ferramentas de possibilidades para a produção de uma HQ. Sua possibilidade principal é a de incorporar cenário, personagens balões sons e textos para a produção de páginas. Todos esses elementos estão presentes no software, mas também na tela inicial do mesmo podem ser incluídos através da coleta de imagens, sons e textos externos ao software: podem ser digitalizados, escaneados ou captados via internet.

O HagáQuê pode ser aberto de dois modos: normalmente, um ícone do programa HagáQuê que pode ser encontrado na área de trabalho. O segundo modo é ir até o Menu Iniciar Programas HagáQuê, e então localizar dentro dessa nova aba.

Ao iniciar o HAGÁ HagáQuê, veremos uma tela de abertura com uma barra indicando o quanto do programa já foi carregado na memória. O tempo para a barra completar 100%, ou seja, o programa ser totalmente carregado, varia de computador para computador, e será mais rápido quanto mais memória[2] disponível seu computador tiver.

O  HagáQuê, permite trabalhar com figuras, textos, sons e também possui ferramentas para desenhar formas geométricas simples (retas, retângulos e elipses).

Existe um conjunto de operações comuns localizadas na barra Ferramentas de Edição que podem ser utilizadas com estes elementos. São elas: Selecionar um elemento: clique no botão Selecionar, e na figura a ser selecionada. Cancelar seleção: basta clicar no botão Selecionar e em seguida clicar em um local vazio da página. Mover um elemento: basta selecioná-lo e manter o botão esquerdo do mouse pressionado enquanto se movimenta. Apagar elemento: selecione-o e clique no botão de apagar seleção. Recortar, Copiar e Colar: Para colocar um elemento na área de transferência e apagá-lo, deve-se usar o recortar, mas se for necessário apenas fazer uma ou mais cópias de um elemento, sem apagar o elemento original, usa-se o copiar finalizada com o uso uma ou mais vezes da função Colar. Mudar tamanho de um elemento: a forma mais simples é só selecionar a figura e depois, usar as figuras da barra de ferramenta  de edição aumentar e diminuir.

Enviar para frente, e para trás: é so sobrepor os desenhos desejados e ir no desenho da barra de edição e pode-se alterar qual elemento ficará na frente do outro ou usar as teclas"F" e "T" no teclado.  

O software HQ está disponível apenas para a plataforma Windows 95, 98, Me, 2000, NT 4 ou XP. No caso dos sistemas Windows NT, 2000 e XP Pro, é necessário ser o administrador de redes para instalá-lo, ou basta fazer o download[3] gratuito no site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque e seguir as instruções de instalação e apenas confirme nas opções next para continuá-lo.

Ao abrir o software, o mesmo estará pronto para iniciar a história, caso uma história esteja criada é só clicar no menú História. Caso a história não tenha sido salva, ao fechar a historia, abre-se uma janela com a pergunta se gostaria de salvar ou não a história.

 

Inserir Cenário: Ao clicar em um dos ícones 1 e 2, aparecerá a figura do ícone clicado, aí é só escolher o local a ser inserido e aparecerá uma nova janela com novas opções de figuras. Escolha e clique em OK. Inserir Personagem: Ao clicar em um dos ícones 3 e 4, é só seguir o mesmo caminho da figura 1 e 2. Escolha e clique em OK. Inseri Objeto: Ao clicar  em um dos ícones 5 e 6, é só seguir o mesmo caminho da figura 1 e 2. Escolha e clique em OK. Inserir Balão e Onomatopéia: Ao clicar  no ícone 7, é só seguir o mesmo caminho da figura 1 e 2. Escolha e clique em OK.. O penúltimo ícone é o Onomatopéia, que ao clicar na seta ouvirá o som da mesma. Escolha e clique em OK. Importar Figura: e por último é o Importar Figura. Nele podemos buscar a figura que desejarmos, em arquivos ou internet, basta escolher a pasta e a figura e clique em OK.

São vários os tipos de balões, cada qual com sua função específica. São eles:

Balão fala: identificado por um rabicho indicando uma fala.

Quando várias pessoas estão falando a mesma coisa e ao mesmo tempo utiliza-se o   balão fala com mais de um rabicho.

 

Balão grito: é identificado com várias pontas e tamanho diferente.

 

Balão Pensamento: tem a sua forma de nuvem com rabicho em formato de bolha  indicando pensamento do personagem.

 

Balão narrador: é um retãngulo utilizado para fornecer dados extras à história, como onde e quando a história se passa.

 

Aumentar/Diminuir: Clicando em um desses desenhos da Ferramenta de Edição, a imagem selecionada aumenta ou diminui. Inverter Horizontalmente/Verticalmente/Girar: Ao clicar nesta ferramenta inverter horizontalmente a imagem gira de um lado para outro, e verticalmente a imagem vira de cima para baixo e vice versa. Copiar/Recortar/Colar:  Ajuda a trabalhar com a figura de várias formas. Copiando, mudando a figura de posição e colando-as. Desenhar Linha:  Desenha uma linha programada de vários tamanhos.  Pincel: clica no pincel e na figura selecionada para pintá-la.  Desenhar elipse/retângulo: clica em um deles para desenhar um circulo ou quadrado. Preenchendo com Cor: clicar na figura Preencher com cor na barra de edição e ir ao desenho selecionado da elipse/retângulo e clicar sobre elas para pintá-los escolhido as cores da paleta de cores. Enviar para Frente/Trás: leva o desenho sobreposto para frente ou pra trás, em relação a outro. Apagar Seleção/Apagar: apaga o que está selecionado. Há um número de páginas com setas ao lado da paleta de cores com opção de páginas.

 

Para salvar é necessário clicar no Menu história, Salvar como. Em seguida abrirá uma janela com o espaço para nome do autor, título e local onde deverá ser salva a história.

Abrindo:  Clicar no Menu História  e procurar o autor ou a história e clicar em Abrir.

Publicando na Internet: Clicar no Menu história e ir em publicar na internet. No momento abrirá uma janela contendo os dados e procurar o arquivo que já deve estar salvo em historias na internet.

No balão de onomatopeia, podemos ouvir o seu som escolhido. Clicar no balão onomatopeias e ir ao Menu som e escolher, gravar som, apagar som e importar som no seu arquivo ou internet.

Para imprimir, basta ir á barra de ferramenta história e clicar sobre Imprimir.

 

Clicar no botão fechar ou ir no Menu história e clicar no ultimo ícone.

 

Para desinstala-lo, ir ao Menu iniciar, painel de controle na opção Adicionar ou remover programas.

 

Assim o nosso interesse em entender e aplicar o software HQ é de mostrar ao professor que podemos recorrer a recursos e processos variados para que a aprendizagem seja mais eficiente.

REFERÊNCIAS

DECLOEDT, Ana Luiza. A abordagem do trabalho informal nas histórias em quadrinhos: Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0141-1.pdf> Acesso em  26.Abr.09 às  23:36hs

 

BIM, Silvia Amélia. O Que é o HagáQuê: Disponível em:

< http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/arquivos de programas\HagaQue\Ajuda\o_que.html> Acessado em 10.Mar.2009 às 13:45hs.

 

CANTARELLI, Elisa Maria Pivetta. Software Educacional. Rio Grande do Sul.



[1] BIM, Silvia Amélia. O Que é o HagáQuê: Disponível em:

< http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/arquivos de programas\HagaQue\Ajuda\o_que.html> Acessado em 10.Mar.2009 às 13:45hs.

.

 

[2] Espaço de armazenamento de um computador.

[3] Buscar informações ou programas através do computador.