O SOCIALISMO VERSUS À BÍBLIA (parte 8)                                                                              (O Decálogo de Lênin)

 

Ainda sobre a infeliz declaração do atual Papa, quando ele disse que Jesus foi o maior Socialista que este mundo já teve, eu quero acrescentar ao meu repúdio dizendo que o oportunismo é uma das principais características da Ideologia Socialista. Seus defensores deturpam valores e crenças a fim de se promoverem e se enriquecerem à custa do sofrimento alheio. Um exemplo bem clássico desta mentira está na frase do já falecido Fidel Castro: “ELE [JESUS] FOI O PRIMEIRO COMUNISTA. REPARTIU O PÃO E O PEIXE, E TRANSFORMOU A ÁGUA EM VINHO.” Só mesmo um espírito demoníaco poderia chegar a uma conclusão tão absurda como esta, já que o socialismo/comunista é o oposto do cristianismo fundado por Jesus. O fato dos cristãos da Igreja Primitiva ter tudo em comum não indicava que eles estavam colocando em prática os possíveis ensinamentos socialistas de Jesus: “EM CADA ALMA HAVIA TEMOR; E MUITOS PRODÍGIOS E SINAIS ERAM FEITOS POR INTERMÉDIO DOS APÓSTOLOS. TODOS OS QUE CRERAM ESTAVAM JUNTOS E TINHAM TUDO EM COMUM. VENDIAM AS SUAS PROPRIEDADES E BENS, DISTRIBUINDO O PRODUTO ENTRE TODOS, À MEDIDA QUE ALGUÉM TINHA NECESSIDADE” (Atos  2:42-45).

 

Em momento algum este texto está indicando a prática do Socialismo na Igreja Primitiva. Pelo contrário, ele está mostrando o espírito de generosidade por parte daqueles irmãos em procurar ajudar aos menos favorecidos. Isto tem um nome: Amor ao próximo. Portanto a alegação dos comunistas de que Jesus ensinou a Ideologia Socialista não cola. Ademais, quando Jesus recomendou aos seus discípulos a abdicarem das riquezas terrenas em prol da riqueza dos céus, era uma forma de se colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas: “BUSCAI, POIS, EM PRIMEIRO LUGAR, O SEU REINO E A SUA JUSTIÇA, E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS”                  (Mateus 6:33).

 

Ademais, quando Jesus disse que dificilmente um rico entraria no reino dos céus, ele não estava condenando a posse material das pessoas, mas o fato da riqueza afastar esse essas pessoas da comunhão de Deus e sentenciá-las à perdição: “ENTÃO, DIREI À MINHA ALMA: TENS EM DEPÓSITO MUITOS BENS PARA MUITOS ANOS; DESCANSA, COME, BEBE E REGALA-TE. MAS DEUS LHE DISSE: LOUCO, ESTA NOITE TE PEDIRÃO A TUA ALMA; E O QUE TENS PREPARADO, PARA QUEM SERÁ?” (Lucas 12:19, 20).

 

Portanto ao contrário do que alegam os socialistas, Jesus não se opunha ao livre comércio nem ao uso do dinheiro. Só que ele era contrário à ostentação, ao descaso com os mais pobres e desfavorecidos: “ENTÃO, LHES RECOMENDOU: TENDE CUIDADO E GUARDAI-VOS DE TODA E QUALQUER AVAREZA; PORQUE A VIDA DE UM HOMEM NÃO CONSISTE NA ABUNDÂNCIA DOS BENS QUE ELE POSSUI” (Lucas 12:15).

 

Por último, quando Jesus mandou que aquele jovem rico vendesse os seus bens e distribuísse aquela riqueza com os pobres foi no sentido de haver desapego daquela fortuna que o impedia de servir a Deus: “E JESUS, FITANDO-O, O AMOU E DISSE: SÓ UMA COISA TE FALTA: VAI, VENDE TUDO O QUE TENS, DÁ-O AOS POBRES E TERÁS UM TESOURO NO CÉU; ENTÃO, VEM E SEGUE-ME” (Marcos 10:21). Então, essas passagens usadas pelo Socialismo refutam completamente a Ideologia Socialista que defende a divisão. Amanhã, na nossa última aula nós estaremos falando sobre as razões porque a Bíblia condena o Socialismo. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)