TUDO SOBRE O PECADO (parte 5 - conclusão)

Concluindo esta série de mensagem sobre as conseqüências do pecado, eu quero ainda dizer que o homem por si só não consegue se livrar, se redimir da escravidão do Pecado a não ser que ele reconheça que somente Jesus é capaz de livrá-lo deste jugo: “O DOM, ENTRETANTO, NÃO É COMO NO CASO EM QUE SOMENTE UM PECOU; PORQUE O JULGAMENTO DERIVOU DE UMA SÓ OFENSA, PARA A CONDENAÇÃO; MAS A GRAÇA TRANSCORRE DE MUITAS OFENSAS, PARA A JUSTIFICAÇÃO. SE, PELA OFENSA DE UM E POR MEIO DE UM SÓ, REINOU A MORTE, MUITO MAIS OS QUE RECEBEM A ABUNDÂNCIA DA GRAÇA E O DOM DA JUSTIÇA REINARÃO EM VIDA POR MEIO DE UM SÓ, A SABER, JESUS CRISTO” (Romanos 5:16,17).

Por acaso você prestou bem a atenção na leitura deste texto? Se não, leia de novo e procura meditar na profundidade da mensagem que ele nos passa, isto é, que a graça divina se manifestou sobre nós, agora perdoados e salvos, exatamente naqueles momentos quando sobre a nossa vida abundava o pecado: “SOBREVEIO A LEI PARA QUE AVULTASSE A OFENSA; MAS ONDE ABUNDOU O PECADO, SUPERABUNDOU A GRAÇA, A FIM DE QUE, COMO O PECADO REINOU PELA MORTE, ASSIM TAMBÉM REINASSE A GRAÇA PELA JUSTIÇA PARA A VIDA ETERNA, MEDIANTE JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR” (vers. 20).

Por esta razão, aquele que agora se encontra na condição de um verdadeiro seguidor de Cristo e lavado pelo seu sangue, não tem mais prazer no Pecado: “QUE DIREMOS, POIS? PERMANECEREMOS NO PECADO, PARA QUE A GRAÇA ABUNDE? DE MODO NENHUM. NÓS, QUE ESTAMOS MORTOS PARA O PECADO, COMO VIVEREMOS AINDA NELE?” (vers. 1, 2). Uma vez que o Pecado deixou de ter domínio sobre a nossa vida, nós passamos a viver em novidade de vida e firmemente decididos em procurar como podemos viver agradando sempre a Deus: “JÁ ESTOU CRUCIFICADO COM CRISTO; E VIVO, NÃO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM; E A VIDA QUE AGORA VIVO NA CARNE, VIVO-A PELA FÉ DO FILHO DE DEUS, O QUAL ME AMOU, E SE ENTREGOU A SI MESMO POR MIM” (Gálatas 2:20).

O pecado é egoísta, e quando uma pessoa vive para si mesma ela está pecando. Mas, em contrapartida, quando Cristo vive nessa pessoa a tendência será dela vir a provar de uma grata experiência quanto ao significado daquilo que é viver pela fé no Filho de Deus. Portanto meu caro leitor, se você ainda não tem esta experiência sui generis, isto é, de espécie única com Cristo, entrega a tua vida agora para Ele, e confesse-o como o teu Senhor e teu Salvador para que todos os teus pecados sejam perdoados e, consequentemente, lançados nas profundezas do mar: “TORNARÁ A TER COMPAIXÃO DE NÓS; PISARÁ AOS PÉS AS NOSSAS INIQUIDADES E LANÇARÁ TODOS OS NOSSOS PECADOS NAS PROFUNDEZAS DO MAR” (Miquéias 7:19).

PALAVRA FINAL

Para a glória unicamente do nosso poderoso Deus, todos os meus artigos são publicados diariamente em três sites distintos: No Facebook (página Conhecendo Melhor a Bíblia); no webartigos.com (sessão Religião), e no brogger.com, sendo que este último tem um alcance mundial. E ainda para a glória deste Deus, já somam quase 600 mensagem postadas. É o Evangelho de Cristo sendo pregado para toda criatura, via Redes Sociais. Portanto me ajuda em oração para que quando Jesus voltar, nós possamos ouvir um “muito bem, meu servo por ter sido bom e fiel, entra no gozo do meu Reino!” Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)