O site North African Post, especializado na análise das questões do norte da África e do Oriente Médio informou que a liderança de Polisário ficou nos últimos dias, muito preocupada e perturbada, das ações  e da movimentação dos Saarauis, reclamando a Paz, iniciativa recentemente tomado em Madri por um grupo de oponentes saarauis  contra á política da frente Polisário, nos campos de Tindouf, sudeste da Argélia.

O último grupo dessas movimentações e deslocamentos que procede a criação deste movimento em prol da paz,  enviou uma carta ao Secretário Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres.

O site que informou sobre este passo da criação  desse movimento,  assinado por mais de 150 saarauis dissidentes, constitui um golpe doloroso para a frente da Polisário, que até então fundada pelos generais argelinos, alegando ser os  "representante legítimo dos saarauis".

Essa crítica foi  a posição que levou geralmente para a criação deste movimento, cujo primeiro secretário deste novo movimento, "Haji Ahmad Barikla", tem dirigido uma carta ao Secretário-Geral das Nações Unidas, explicando que esse movimento, independente cuja representação legítima decorre da escolha de um amplo grupo dos saarauis, contra as alegações da Frente da Polisário, apoiadas pela Argélia, que acredita ser o representante, único dos saharauis.

Acrescentando que os membros do movimento aspiram desempenhar um papel fundamental na busca de uma solução pacífica, contra o conflito regional do saara ocidental, que continua a queimar a vida dos inocentes por mais de cinco décadas.

Finalmente, o site concluiu dizendo que este novo movimento surgiu como resultado da frustração, da raiva e do explosivo descontentamento entre os saarauis em relação à liderança corrupta do Polisário, cujo percurso  caracterizado por fraqueza, repressão e falhas.

A frente da polisário nunca teve a iniciativa, de propor uma solução sem a intervenção do seu tutor, Argélia, para alcançar uma solução definitiva contra o problema do saara marroquino. Mantendo o sofrimento dos saarauis, no momento em que "Ibrahim Ghali" e seus assessores continuam a desfrutar de uma vida confortável nas melhores condições de vida, com moradias de luxo e sem preocupar a não ser  garantir e satisfazer seus próprios interesses, às custas do sofrimento e do destino dos saarauis, nos campos de vergonha, Tindouf.

 

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Marrocos