O Surgimento

A princípio ele foi idealizado pela Google e depois pela Open Handset Alliance, porém, é o Google que é responsável pela engenharia e possui os direitos dos produtos desse sistema operacional. Em 2005 a Google em ritmo de expansão, começou a comprar várias empresas, uma delas foi a Android Inc, na época uma pequena empresa, nela a Google começou a trabalhar em um sistema simples, baseado na plataforma Linux (O Linux basicamente é um sistema operacional como o Windows, e funciona em computadores, a grande diferença entre ele e o concorrente da Microsoft, é que o Linus é gratuito), o objetivo era criar um sistema flexível, aberto e de aceitação para parceiros futuros.

Apenas em 2008 a Google lançou o primeiro aparelho móvel com o Android, o HTC Dream, e em 2010 saiu o primeiro tablet com Android, o Motorola Xoom, que veio com a versão 3.0 do sistema.

A Ascensão

O Android é o sistema cresceu muito nesses últimos anos, por se tratar um sistema de código aberto (Programa de Código aberto significa que qualquer pessoa pode fazer mudanças no software, melhorando e adaptando em qualquer situação), graças a ele definimos o visual, os recursos e as funcionalidades do aparelho, quando temos esse sistema em nossos celulares ou tablets, podemos jogar, assistir vídeos, ler livros, jogar diversos jogos. Encontramos esse sistema em várias marcas, como Sony, Motorola e o Samsung.

Um grande recurso que o Android traz, é a interação com os serviços Google (Gmail, Gtalk, Google Docs, Google Maps, YouTube, entre outros) que tem a incrível serviço em nuvens (esse serviço permite que você tenha acesso a todos os seus e-mail, arquivos, imagens, vídeos favoritos em qualquer lugar).

Mas o melhor recurso é a possibilidade de baixar e instalar aplicativos, os mais famosos são os de redes sociais (Facebook, Twitter, Skype, ...) e os que tem sérvio de GPS (O mais famoso é o Google Maps), jogos também são bem populares. Todos eles você encontra na Android Market.

Android Market

Quando foi lançado o HTC DREAM em 2008, foi lançado também o Android Market, na época com aproximadamente 2.000 aplicativos, em 2010, já contava com mais de 20.000 app (app é abreviação da palavra norte americana application, que trazendo para português, no ramo da informática significa aplicativo). Com a crescimento na venda de aparelhos com o Android, muitos aplicativos começaram fazer sucesso como Angry Birds, Temple Rum e Fruit Ninja.

Tablets

Um grande propulsor do Android foram os tablets, mesmo com a Apple na frente com os iPads 1 e 2, tablets como o CES 2011 e a MWC 2011 tiveram recordes de vendas, o que ajudou foi a atualização especial o Honeycomb 3.0, pois muitos usuários não gostavam muito do sistema Froyo 2.2 nos tablets.

O Futuro

Pela facilidade do código aberto, e o grande crescimento do mercado de smartphones e tablets, o sistema Android vai continuar batendo todos os records, depois de um lançamento muito tranquilo, e um crescimento avassalador, acompanhado a evolução do Google e de todos os seus recursos, tem tudo para se tornar o grande líder do mercado nos próximos anos.