ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (Online)                                                                                  TEMA DO ESTUDO: O Simbolismo da Menorah
                                                                                             

INTRODUÇÃO

Mais comumente conhecido como Candelabro ou Candeeiro, ou ainda, Castiçal, o Menorah judaico era um objeto todo de ouro maciço e que tinha sete braços (hastes), onde se punha azeite em seus pequenos recipientes e que servia como se fosse um lampião para iluminar o ambiente. Sendo que o Menorah era um dos utensílios, primeiramente, do santuário móvel do deserto e, posteriormente, do Templo de Jerusalém. Ele era colocado num ponto estratégico para que pudesse clarear todo o santuário. Lembrando que o Menorah não tinha o seu significado voltado para ser usado como se fosse um amuleto, e sim que era um dos principais símbolos mais sagrados da fé judaica que apontava a presença de Jeová. Daqui a pouco eu explicarei mais sobre isto.
                                                       

CORPO DO ESTUDO
Assim como aconteceu com a Arca da Aliança, o Menorah também foi um projeto ordenado por Deus para abençoar os filhos de Israel: “FARÁS TAMBÉM UM CANDELABRO DE OURO PURO; DE OURO BATIDO SE FARÁ ESTE CANDELABRO; O SEU PEDESTAL, A SUA HÁSTEA, OS SEUS CÁLICES, AS SUAS MAÇANETAS E AS SUAS FLORES FORMARÃO COM ELE UMA SÓ PEÇA” (Êxodo 25:31). Ademais, o fogo no Menorah nunca deveria apagar, pois ele representava a manifestação da glória de Deus (o Shekinah) no meio do seu povo. Provavelmente, por esta razão o profeta Isaías teria ligado o Menorah aos sete espíritos de Deus: “REPOUSARÁ SOBRE ELE O ESPÍRITO DO SENHOR, O ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE ENTENDIMENTO, O ESPÍRITO DE CONSELHO E DE FORTALEZA, O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO E DE TEMOR DO SENHOR” (Isaías 11:2). Sobre esses sete espíritos, nós falaremos noutra ocasião.
                                                                                                         

Esta idéia do Menorah em apontar para os sete espíritos da presença de Deus parece encontrar apoio naquilo que disse o profeta Zacarias: “E ME PERGUNTOU: QUE VÊS? RESPONDI: OLHO, E EIS UM CANDELABRO TODO DE OURO E UM VASO DE AZEITE EM CIMA COM AS SUAS SETE LÂMPADAS E SETE TUBOS, UM PARA CADA UMA DAS LÂMPADAS QUE ESTÃO EM CIMA DO CANDELABRO, JUNTO A ESTE, DUAS OLIVEIRAS, UMA À DIREITA DO VASO DE AZEITE, E A OUTRA À SUA ESQUERDA” (Zacarias 4:2, 3).
                                                                                                 

PALAVRA FINAL
                                                                                                       

Em 1948, com a volta do povo judeu para as suas terras, o Menorah passou a ser um forte símbolo nacional sobre Israel, e isto juntamente com a Estrela de Davi como o brasão na bandeira do novo estado de Israel. Até hoje, a Nação Santa “reverencia” o seu símbolo maior, a ponto de ter sido feita uma réplica do Candelabro de ouro maciço que ficará ali aguardando a construção de Terceiro Templo que acontecerá, provavelmente, no período da Grande Tribulação; para onde ele será transportado. Espero que esta matéria tenha servido se informação para aguçar os teus conhecimentos. Que Deus te abençoe hoje e sempre!
                                                                                                     

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)