O significado do  Conceito Empiriocriticismo.

Sistema filosófico, cuja natureza defende o princípio que se denomina da experiência pura.  Não admite nenhum tipo de abstração metafísica, a verdade é a realidade experimentada, verificada comprovada na sua essência  científica.

O elaborador do conceito Empiriocriticismo foi o filósofo Richard Avenarius, a finalidade da sua formulação a defesa do fundamento que excluiu a metafísica como Ciência propulsara da verdade.

Para Richard a metafísica não tem significado, razão de ser, não se chega nenhuma verdade por meio da  referida.

 Exatamente por esse motivo que a metafísica tem que ser excluída da razão lógica, qualquer lógica com fundamento metafísico, jamais poderá ser real, científica.

Sua proposta a exclusão da metafísica, não apenas  na sua mediação racionalista, mas em todas as correntes filosóficas, a introdução que todo conhecimento, deriva tão somente da experiência, a comprovação da hipótese por meio da observação.

Isso significa que a verdade é essencialmente materialista, está ligada ao mundo da natureza, qualquer formulação que não esteja ao liame do mundo real, a materialidade das coisas, evidentemente, não tem fundamento.

Muitos filósofos e físicos herdaram a concepção dessa doutrina, entre eles Ernest Mach, que defende o conhecimento substanciado ao mundo das sensações resultadas da experiência e das percepções.

Logicamente que todo esse entendimento, fundamenta-se no mundo racional, não existe outra fonte de conhecimento a não ser o mundo experimental, portanto, para o empiriocriticismo só tem significado o desenvolvimento do campo empírico.

A ideia fundamental que nada antes tenha estado no espírito, que não tenha estado nos sentidos. O preceito fundamental do empiriocriticismo, que a mente nasce vazia, como se no mundo não existisse nenhuma ideia, isso significa que tudo que vai para a mente do homem, é um fenômeno que acontece  posteriormente.

A cultura é algo construído inventado ao longo dos anos, essa construção pode realizar-se equivocadamente, prejudicando os princípios essenciais da verdade. 

Existem duas lógicas básicas para o entendimento do desenvolvimento cultural do mundo, uma delas a metafísica, a outra a empiria.

A metafísica precisa ser superada para o bem do desenvolvimento humano, o que significa à análise em referência a implantação de procedimentos empíricos a lógica racional para o fundamento das ciências em geral. Richard Avenarius.

Edjar Dias de Vasconcelos.