UFPE_CENTRO DE EDUCAÇÃO POR: MARIA SEVERIANA DE ALBUQUERQUE CURSO: PEDAGOGIA

Texto: O significado de experimentação numa abordagem construtivista: O caso do ensino de ciências (Por Roque Moraes)

O objetivo do texto é discutir a importância de uma aula de ciências numa margem mais prática em uma abordagem construtivista. Para tanto Moraes inicia a discussão com algumas prerrogativas com a intenção de direcionar ao leitor para investigar seus conhecimentos prévios a cerca de experimentação, construtivismo é a finalidade da experimentação numa visão construtivista.
Moraes também faz uma breve discussão a cerca de algumas teorias para chega até aos seus objetivos que é definir o que construtivismo é o que isso implica para o ensino de ciências.
Iniciando a sua abordagem sobre o que é experimentação, o autor argumenta que, esse conceito esta relacionado à testa algo, ou seja, por a aprova. Embora que essa temática pode esta dimensionada a varias conotação de abordagem, de uma maneira mais clara, o autor argumenta que o ato da experimentação é submeter a provar para chega uma determinada resposta. Um experimento científico usar o determinado método: testa uma hipótese, conhecer pela experiência, solucionar um problema, a fim de demonstra uma verdade. Ainda é citado por Moraes outras formas de experimentos: o demonstrativos(voltado para a demonstração de leis),segue o método indutivista empírica,ou seja,esse método usa atividade pratica derivada de generalizações.De um modo geral as leis são obtidas por indução.Moraes também seguido esse modelo de indução,faz um questionamento a cerca de um experimento de caráter hipotético-dedutivo.Esse método faz sua abordagem investigativa através de levantamento de hipóteses que chega a uma teoria.E importante deixa claro de que qualquer forma de experimento todas utilizam o método observacional.O autor também deixa claro que, o que se entende por construtivismo que o conhecimento se origina através da interação do individuo com meio.
Dessa forma o construtivismo assumiu uma posição interacionista que rompe com a ideologia empirista de que o conhecimento gerar no ambiente.
Pois o construtivismo esta relacionados com as diversidades de pesquisas. A experimentação em uma visão construtiva apresenta uma atividade organizada, é levando em conta o conhecimento prévio como ponto de partida para concretiza a reflexão que é associada à ação da experimentação. O experimento construtivista valoriza a ações da realidade do aluno.