O sexto saber dos sete saberes de Edgar Morin.  

 

 

O sexto saber elaborado por Edgar Morin corresponde com a defesa da era planetária. Segundo Morin, o que vivemos em dias atuais é que o planeta precisa da proteção humana, devido às ameaças destrutivas em diversos aspectos.

 Todas as coisas são interligadas, vivemos em um mundo essencialmente conectado, nada pode ser entendido isoladamente, isso em qualquer plano, do político ao científico.

 O que é interessante que a escola não teve essa percepção desenvolve ainda uma pedagogia voltada essencialmente para os valores  individuais da vida real.

 A respeito desse fundamento, o que diz especificamente aos problemas da natureza do planeta, sobretudo, a sua destruição, o ensino não se importou com essa questão que é fundamental.

 Hoje temos informações, a respeito das diversidades dos problemas, mas a escola  não conseguiu processar em qualidade suficiente, organizadamente, no intelecto para o desenvolvimento de Pedagogia crítica, provocando dentro das mesmas um trabalho de conscientização coletiva.

É indispensável que a escola formule essa programação de trabalho, ajudando aos alunos na organização crítica dos problemas. Desse modo eles saberão posicionar criticamente em defesa do nosso planeta que nesse momento está ameaçado.

Esse ponto é de relevância, porque existe na história das nossas civilizações a necessidade da defesa do planeta, para que os seres humanos possam existir.

A respeito do futuro do homem na terra, o destino comum para todos os homens seja quais forem os períodos históricos, passados, presentes e futuro, os homens não poderão existir se o planeta não lhes possibilitarem uma grande mudança.

O crescimento da ameaça letal é total  se expande cada vez mais sem diminuir:   exemplos clássicos, como a questão nuclear, a destruição ecológica, na verdade a  degradação da vida humana e outras formas de destruição são permanentes no planeta.

 Mesmo que tenha uma tomada de consciência, a mesma é profundamente tímida, e, não tem provocado nenhuma ação politicamente efetiva em termos governamentais.

Motivo pelo qual se faz urgente, que desenvolva no interior da sociedade a construção necessária de uma consciência em defesa do planeta, pois o que está em jogo é a sobrevivência  do próprio homem.

É nesse sentido que a escola tem essa função de prioridade desenvolver uma pedagogia educacional que incorpore a necessidade do desenvolvimento desse modelo de consciência que se constitui em um dos sete saberes de Edgar Morin.

 

Edjar Dias de Vasconcelos.