"O seu direito acaba onde começa o dos outros"

Por Maira Lima Alves | 21/08/2015 | Direito

  "O seu direito acaba onde começa o dos outros"

O discurso de ódio tem como propósito, atingir uma minoria de forma agressiva, utilizando os meios de comunicação para assim agredi-las. É qualquer atitude que busca rebaixar uma pessoa, discriminando a mesma por sua raça, classe social, nacionalidade, gênero, orientação sexual, entre outros.  

Atualmente, um dos meios de comunicação mais utilizados para propagar esse discurso de ódio, são as redes sociais, um acervo de ideias e opiniões que são compartilhadas constantemente. Mas infelizmente, grande parte utilizam para inferiorizarem uns aos outros.  

Hoje no Brasil, destacam-se os discursos de ódio contra o atual governo, de forma intensa, sendo perceptível nas mídias atuais. Nas redes sociais é possível identificar os "deboches" que propagam o ódio, utilizando esses meios para justifica-lo contra determinadas categorias.  

Já existem alguns movimentos com o objetivo de combater esses ódio, que buscam instigar os jovens a defender essas minorias, garantindo o direito de humano do próximo, dando apoio e solidariedade ao próximo, á aqueles que sofrem com esse preconceito ainda existente no nosso meio. 

 Existem muitos questionamentos em relação ao direito de expressão, mas deve se ressaltar, que os indivíduos precisam possuir bom senso na hora de expor suas ideias ou criticas, para que não venham atingir o direito do próximo. Portanto, é necessário equilíbrio, onde o seu próprio direito não venha a atingir o outro.