O sétimo saber dos setes saberes de Edgar Morin.

 

 

 

O sétimo saber dos setes saberes de Edgar Morin. O último saber dos sete saberes de Edgar Morin refere especificamente a Antropo- ética.

 Compete apenas ao homem desenvolver uma sociedade ética, uma antropologia de cultura ética.

 O grande problema como conciliar a autonomia do homem, as responsabilidades pessoais com o desenvolvimento da participação social das responsabilidades políticas coletivas.

 O fundamento necessário como resolver a relação do gênero humano, com a responsabilidade do destino comum de todos os homens, em uma sociedade mais participativa, o que é do interesse de todos.

 Hoje o planeta está ao mesmo tempo unido e fragmentado, portanto, a escola precisa pensar como formular uma ética para a humanidade visando à superação do estado de caos que vive a própria sociedade e iniciar de fato um processo realmente civilizador da terra.

 É necessária a criação de uma nova ética, para uma sociedade nova, portanto, essencialmente um plano político pedagógico o que de certo modo não existe  nas escolas como projeto pedagógico.

 A maioria das escolas, a avaliação é desenvolvida de forma contínua, como uma  metodologia sistemática cumulativa, respeitando até certo ponto as características individuais.

 Na verdade os alunos aprendem em ritmos diferentes, mas o que tem que ser considerado, o conhecimento não é um produto pronto, acabado, mas um processo contínuo visando à própria reformulação.

  O que deve ser repensado e verificado de acordo com novas situações reais da vida de um povo. A proposta de Edgar Morin, além da necessidade do desenvolvimento uma lógica ética o que imprescindível à civilização contemporânea.

 É indispensável também, que a pedagogia seja repensada numa nova perspectiva. Isso porque a escola deva produzir uma pedagogia cuja avaliação precisa ser em primeiro lugar qualitativa como também quantitativa.

 O  regime da escola tem que ser mudado,  por outro lado, o projeto pedagógico da escola, precisa também avaliar o aluno como um todo, dentro de um mecanismo mais global possível.

 Não apenas pela forma clássica da avaliação, ou seja, por meios das notas obtidas pelas provas. Dessa maneira Morin, é muito crítico em relação aos velhos métodos da escola tradicional.

Edjar Dias de Vasconcelos.