Todos nós temos a noção que somos seres unos, com características próprias, mas nem sempre ao agirmos lembramos disso. Muitas vezes, agimos pelo inconsciente coletivo e olhamos o mundo e a vida através do olhar do outro, esquecendo da nossa unidade.

Nos tempos modernos, ignoramos as fronteiras que nos separam dos outros e do mundo ao redor, passando a fazer e crer nas coisas que os outros fazem e creem, pois assim, acreditamos que seremos aceitos. O medo de não ser aceito, a necessidade de aprovação dos outros, faz com que esqueçamos o nosso sentido.

Conhecer o sentido de si é fundamental para poder conhecer o sentido do outro, entrementes, não é o que vemos. A dificuldade de olhar para si, de conceituar o sentido de si, se faz presenta na vida do humano, dificultando o delineamento de cada ser. E isso contribui para dificuldade de entender o que sou e o que o outro é.

A forma que temos para determinar que somos distintos como indivíduos é reconhecer a separação entre nós e o nosso ambiente, ou entre o “eu” e o outro.

A partir do momento que a pessoa toma consciência do seu sentido e o aceita, passa a conviver melhor consigo e consequentemente, com o seu entorno. Não terá mais a necessidade de buscar no outro algo que preencha o vazio que carrega consigo e que o outro também não lhe preencherá.

Conhecer o sentido de si é um desafio diário e constante, que pode perdurar por toda vida, mas que nos permite entrar em contato com a nossa essência, levando-nos a conhecer o nosso eu mais profundo, contribuindo para que não percamos a nossa unidade enquanto ser, mesmo quando estivermos cercados por outros. Conhecer o sentido de si é manter a sua essência, é saber viver com o outro, sem perder a sua individualidade. É saber a serviço de que está no mundo e não seguir um caminho, apenas porque os outros seguem. É viver e conviver com a sua essência, ao mesmo tempo que vive e convive com os outros.

Conhecer o sentido de si não é algo fácil, mas também não é impossível. Portanto, desenvolva o hábito de entrar em contato consigo todos os dias, mesmo que seja por pouco tempo e verá a diferença que isso fará em sua vida.