Por: José Wilamy Carneiro Vasconcelos

A iniciativa de montar uma universidade em Sobral já pairava e o perturbava a longos e bons tempos, mesmo quando fora de sua cidade berço. Mas, isso lhe serviu como aprendizagem, amadurecimento das ideologias encontradas em outros mundos e desse feito torna-se um sonho em realidade. Em Roma aconteceu sua ordenação sacerdotal no mês de fevereiro do ano de 1956.

Na capital cearense, em terras de escritores cearenses: José de Alencar e Juvenal Galeno cursou o Ensino Superior em Filosofia. Foi aí que surgiu o amadurecimento de sacerdote da educação. Ao projetar essa grande empreitada em trazer para sua cidade uma universidade que acolhesse seus filhos. Seus filhos sim, pois ele escolheu ser nosso pastor-educador. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo disposto em cumprir a missão em alocar os seus numa educação de qualidade pensou em aprimorar com dignidade um Ensino Superior em Sobral. Sua ida a Roma trouxe a experiência do Mestrado em Teologia na Universidade Gregoriana.

A necessidade de conhecimento e graduação, o sacerdote da educação seguiu para uma Pós-Graduação em Psicologia Profunda na Faculdade Cristo Rei, de São Leopoldo no Rio Grande do Sul em 1967. Se perguntarmos ao insigne historiador-professor Francisco Sadoc sobre a escolha e nome de sua Igreja do “Cristo Ressuscitado” na Avenida Ressurreição, arriscaria em dizer-lhes que foi daí que advém o nome de Cristo Rei. Mas, o tempo não nos deixou de fazer a tal proeza.

Em Sobral; naquele tempo poucos filhos sobralenses se aventuravam mundo afora para ingressar numa universidade. As coisas não eram fáceis, assim como o tempo atual, quando o assunto é educação dos filhos. Os mais abastados se formavam em Olinda, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza. Lembro-me de meu pai que sacrificava ao levar meu irmão mais velho para a capital cearense à procura de um mundo melhor. Chegando lá, pagava um pensionato na Rua Pedro Pereira de propriedade do Senhor Camerino e dividia com os amigos também daqui de Sobral.  Depois meu irmão foi morar na Faculdade de Filosofia na Avenida Dom Manuel. Foi lá que aprimorou seus conhecimentos e retidão da vida cristã. Outros se aventuravam para mais distantes. No século XVIII, filhos sobralenses se aventuravam em estudar fora e depois voltava para exercer suas atividades.

Voltando ao tempo de outrora, no século XIX, filhos sobralenses já deixavam sua cidade berço para estudar fora. Assim foi com o filho José Antônio Pereira Ibiapina (Padre Ibiapina) conhecido por servo de Deus, quando se matriculou na Primeira Turma de bacharéis de Olinda no ano de 1832, chegando ao cargo de Juiz de Direito da Cidade de Quixeramobim, no Ceará. Outro também foi estudar em Pernambuco o escritor Domingos Olímpio, ingressando na Faculdade de Direito em Recife no ano de 1873 regressando para o Ceará como jornalista e abolicionista. Com ele o Conselheiro José Júlio de Albuquerque Barros, conhecido como “Barão de Sobral”. Ao sobralense que foi Diretor da Faculdade de Medicina Dr. Vicente Cândido de Saboya (Visconde de Sabóia e tantos outros que foram ganhar a vida nas regiões brasileiras.

Portanto, o sacerdote da educação; Padre Sadoc aprofundou seus sumos conhecimentos em atividades no psique da adolescência, procurando o entendimento amiúde como Professor de Psicologia da Adolescência na Faculdade de Filosofia Dom José e professor de Psicologia da Educação na década de 70 e 80. Concebeu a honraria sendo homenageado em 2005 como “Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual Vale do Acaraú”.

 

_____________

José Wilamy Carneiro é historiador,  poeta, escritor, memorialista, cronista e cordelista. Seus trabalhos inclui os livros " Os Estados Unidos de Sobral; Tempo de Sol e Mais uma vez. Sua crônica mais visualizada pela internet é Diário de um Professor e autor da Poesia é um saco.