O sal, o açúcar e a farinha.

Como já diziam muitos médicos, os três elementos brancos da cozinha devem ser evitados ou consumidos com moderação.

Segundo o Ministério da Saúde, um quarto da população sofre de pressão alta. Que o sal é o vilão da pressão alta muita gente já sabe, mas o que talvez muitos não saibam é que o sódio que é um dos componentes do sal de cozinha está presente também em diversos outros alimentos, inclusive nos industrializados. Cada pessoa deve consumir apenas 2 mil miligramas de sódio por dia, mas o que a população tem consumido é em média 12 gramas por dia. Portanto, o excesso deve ser evitado.

Os açúcares, embora sejam admitidos em muitos planos alimentares, não são necessários ao organismo humano, pois podem ser obtidos através dos carboidratos. Sendo assim, é importante reduzir as quantidades de açúcares colocados nos alimentos, porque, se por um lado ele possui um sabor agradável, por outro ele provoca alguns malefícios à saúde tais como: desenvolver cáries dentárias, aumentar os triglicerídeos, e também podem piorar quadros de diabetes.

A farinha branca refinada, da mesma forma que o sal e o açúcar refinados, também é prejudicial, pois é no processo de refino da farinha branca que se perdem os sais minerais. Além do mais, da mesma forma que o açúcar, ela aumenta a taxa de glicose no sangue, favorecendo a obesidade e outras doenças.