O SACERDÓCIO DO ADVOGADO PORTA DE CADEIA


 

No ramo das ciências jurídicas, principalmente na advocacia, há certo preconceito com o advogado criminal, muitas das vezes, utilizam uma expressão pejorativa, denominada “advogado de porta de cadeia”, para aquele profissional que vai defender uma pessoa que a ela atribuíram um ilícito penal.

De certo modo, no primeiro momento, o local onde o advogado deve comparecer, será sim a porta da cadeia(delegacia), ambiente onde terá a primeira entrevista com o seu cliente e passará todas as informações inerentes ao caso. A própria Constituição Federal garante a qualquer pessoa, o acesso à justiça, onde o contraditório e a ampla defesa serão suas principais armas, para que este cidadão retorne ao seio da sociedade e, o advogado de porta de cadeia que será o garantidor desses direitos.

O advogado também tem vida, não é um ser diferente, ele tem família, estudou, graduou, se especializou, investiu em sua profissão, tem contas a pagar, enfim, tudo o que o ser humano tem de obrigação, ele também tem. Por isso trabalha e trabalha muito, ele passa madrugadas acordado pensando como irá pedir ao juiz para abrir a porta da cadeia, onde muita das vezes, esses pedidos são negados.

O advogado de porta de cadeia, é um agente social, está ali para dirimir um conflito entre SOCIEDADE X SEU CLIENTE, e que maioria das vezes, é massacrado por estar defendendo uma pessoa que requisitou seus serviços, assim como um engenheiro é contratado para realizar um projeto estrutural capaz de dar segurança a obra, o médico que é chamado na calada da noite para salvar uma vida, o advogado de porta de cadeia é chamado também muitas vezes de madrugada para tentar salvar o bem imaterial mais precioso de um ser humano -  A LIBERDADE.

Um caso real na Paraíba, o uso da expressão advogado de porta de cadeia, gerou uma indenização por dano moral a um advogado que foi menosprezado por sua cliente, que insatisfeita com o rumo da decisão tomada de seu processo penal, o chamou de “Advogado de porta de cadeia” dentro de um fórum e a expressão foi ouvida por diversos servidores, causando grande prejuízo à sua imagem que naquele momento, estava sendo denegrida.  Na decisão, a ré foi condenada a pagar 20 salários mínimos ao advogado ofendido.

 

O advogado porta de cadeia, é o mais discriminado, é o mais marginalizado do ramo do direito, as pessoas o veem como agentes atuantes do crime, muitos o odeiam, até o dia que precisarão de um, pois qualquer pessoa está vulnerável a cometer um crime, seja de forma dolosa ou culposa, mas caso o cometam, quem estará lá para lhe dar garantia, será o advogado porta de cadeia, que não irá abrir apenas a porta da cadeia, mas dará asas a sua liberdade.