O ROMANCE LUZIA-HOMEM, CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA APRESENTADA EM LITERATURA DE CORDEL!

 LUZIA-HOMEM, um romance regionalista publicado em 1903, pelo escritor Domingos Olímpio que o consagrou na vanguarda na Literatura Brasileira, como o maior escritor regionalista cearense e precursor do romance moderno no Brasil. Agora o romance de Luzia-Homem reaparece na versão em Literatura de Cordel de autoria do poeta cordelista José Wilamy Carneiro Vasconcelos que também é sobralense, terra onde nasceu o escritor Domingos Olímpio. 

  

Na ilustração, o poeta e cordelista Wilamy Carneiro, conhecido no ramo literário com esse epíteto, mostra na capa de seu Cordel a Estátua de Luzia-Homem com seu algoz, o soldado Crapiúna.

 

Esta estatueta é encontrada numa Praça de Sobral e simboliza a retirante Luzia com sua mão direita nos olhos de Crapiúna. A mão esquerda segurando suas vestes entre seu corpo seminu num desfiladeiro na Serra da Meruoca, lugar onde ocorreu a morte de Luzia e Crapiúna, contada no romance pelo escritor, Diplomata e Jornalista Domingos Olímpio Braga Cavalvanti.

 

Em 2017, nos dias 07 a 09 de Novembro, no Centro de Convenções em Sobral, foi realizado a Primeira Feira do Livro em Sobral - Domingos Olímpio, com o objetivo de incentivar a Leitura entre os sobralenses, realizado pela Secretaria de Educação e com parceria da (STDE), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

 

A Literatura de Cordel Luzia-Homem traz uma versão adaptada aos tempos que a retirante viveu a seca no interior do Nordeste, na cidadezinha de Sobral, que na época sua população não ultrapassava a 6 (Seis) mil habitantes contado por nossos historiadores. À vista disso, como no romance, o livreto em cordel fala através de suas estrofes e versos as ruas, o rio, a construção da Cadeia Pública, os operários e a força da mulher nordestina que também foi demonstrada anteriormente por seu autor Domingos Olímpio. Em uma vanguarda do cotidiano da cidade de Sobral, onde o romance aconteceu, contando relatos da seca, o matadouro, os casarios, o bonde puxado à tração animal e a história de seu povo.

Para Olavo Bilac, poeta, contista e jornalista brasileiro o romance regionalista de Luzia-homem do escritor Domingos Olímpio é um livro forte e humano em nossa Literatura. Assim vejamos as palavras de Olavo Bilac:

"Do escritor, do homem de letras, nada se pode dizer que o público já não saiba: a publicação de " Luzia-Homem foi um tão belo e ruidoso triunfo, que esse livro fotte, humano e PROFUNDAMENTE NACIONAL deu ao autor, em todo o Brasil, uma celebridade, que perdurará, enquantofrmos um povo, e enquanto tivermos uma literatta." (OLAVO BILAC)

De uma forma anatômica, com rima em sextilha o cordel relata toda a história de Luzia-Homem com um soldado perverso e cruel que não tinha seu amor correspondido. Luzia uma donzela e mulher guerreira que luta pela saúde de sua mãe e por quem é apaixonada por Alexandre. Do outro lado, Crapiúna que implora por amor de Luzia e não é correspondido.

 

Wilamy Carneiro, autor da Literatura de Cordel, traz à tona e faz relembrar toda a história do romance regionalista do escritor Domingos Olímpio, para os novos leitores, mostrado seu trabalho nas escolas, nos movimentos culturais, nos encontros de poetas nas Academias de Letras dos Municípios do Ceará.  

 

Com o título no cordel “LUZIA-HOMEM – A Mulher que traiu o Coração de Crapiúna” o livreto em cordel foi apresentado na Primeira Feira do Livro – Domingos Olímpio em Sobral. Neste dia, uma participação especial fez parte desse grande evento, o cartunista Maurício de Sousa – O Pai da Mônica se fez presente no evento literário, além de grandes escritores cearenses e brasileiros. Eis aqui alguns de seus versos em rima:

LUZIA-HOMEM – A MULHER QUE TRAIU O CORAÇÃO DE CRAPIÚNA

 

No interior do sertão

Numa terra ensolarada

Envaidece uma paixão

Da mulher enamorada

Um soldado sem escrúpulo

Enfrentou a parada

 

A seca castigava o Ceará

Luzia era a retirante

Cabocla formosa do sertão

Numa região quente elegante

Emprega-se numa construção

Num presídio extravagante.

 

Nos vestígios dos currais

Um boi na cerca valente

O açoque emergia

Empregando muito gente

Lançava cordas nas vítimas

Essa é a história da gente.

 

Assim conta um filho

Que virou escritor

Ele: Domingos Olímpio

Sua obra como autor

Partiu de Sobral à Recife

De lá saiu Doutor

 

Seu romance LUZIA-HOMEM

Despertou papel profundo

No regionalismo nordestino

Influência marcante do mundo

Uma obra naturalista

Pesquisou Freud Sigmund.

 

O romance rolou em Sobral

Terra de Dom José

Época de grande seca

Do capitão João Tomé.

 

Luzia-Homem e Crapiúna

É uma obra rara

Arquivo na Biblioteca do Rio

Leitura que jamais para

Do escritor cearense

Antiga Fazenda Caiçara.

 

TRECHOS DA LITERATURA DE CODEL DO POETA CORDELISTA WILAMY CARNEIRO.   

 

A literatura e Cordel de Luzia-Homem do cordelista e poeta Wilamy Carneiro também teve uma participação especial na capital cearense, na Feira do Livro organizada pela LuaAzul, no Mercado dos Pinhões em Fortaleza no Ceará, situado na Praça Visconde de Pelotas, Praia de Iracema, organizado pelos poetas Silas Falcão e o comunicólogo Lucarocas.

 

Em outra mmento literário, o Cordel Luzia-Homem teve uma participação especial na Primeira FliNau– Feira de Livros do Naútico que se realizou entre os dias  08 e 09 de Junho de 2019, com a presença da ACE, CCL, LEC, LuaZul Edições, Editora Prêmius, Casa da Prosa, entre elas pequenas Editoras. Poetas cordelistas se fizeram presentes, Aldo Anísio do Cordel Vivo, Chico Neto Vaqueiro, Lucarocas, Wilamy Carneiro, Ivonete Morais e outros.

  

Abrilhantaram o evento poetas cearenses, do Maranhão, Piauí, Mossoró e de outros estados brasileiros. No espaço, poetas declamaram seus poemas, cordéis, venda de livros, palestras, troca de livros setores editoriais e publicações em geral.      

 

REFERÊNCIAS

CAVALCANTI, Domingos Olímpio de. Escritor, jornalista e advogado. Nasceu na cidade de Sobral, no estado do Ceará, em 18 de Setembro de 1850 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 07 de Outubro de 1906, com 55 anos de idade. Era republicano e abolicionista convicto. Em 1873 forma-se em Direito pela Faculdade de Recife e retorna ao Ceará, onde foi promotor público.

VASCONCELOS, Wilamy Carneiro de, É cordelista, poeta, escritor e cronista, Nasceu na cidade de Sobral, e desde seus 12 anos de idade começou sua vida literária escrevendo poesias em folhas avulsas de papal almaço. Daí sua paixão por Literatura de Cordeis. É Membro da ALMECE – Academia de Letras dos Municípios do Ceará, Patrono da Cadeira de nª 97 do Município de Forquiha. Autor do Livro Einstein e Sobral – A Cidade Luz.

LUZIA- HOMEM é uma obra publicada em 1903, que é considerada um clássico, enquadrada no gênero “Ciclo das Secas”, da Literatura Nordestina. Ela narra à triste história do sertão nordestino nos anos de 1877, que viveu mais uma terrível seca, que devastava o gado, trazia escassez nos alimentos, entre outros.

OLAVO BILAC - (1865-1918) foi um poeta, contista e jornalista brasileiro. É o autor da letra do Hino à Bandeira. Foi um dos principais representantes do Movimento Parnasiano que valorizou o cuidado formal do poema, em busca de palavras raras, rimas ricas e rigidez das regras da composição poética. É membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Acesso em 17 de Maio de 2020.

LUZIA-HOMEM - A MULHER QUE TRAIU O CORAÇÃO DE CRAPIÚNA - É UMA LITERATURA DE CORDEL, Publicada no dia 19 de Dezembro em 2017, pelo poeta e escritor sobralense Wilamy Carneiro e que foi mostrada  No Centro de Conveções, na Feira do Livro em Sobral, no estado do Ceará. O Livro conta a história da retirante Luzia, uma mulher forte e que sofreu discriminação  na época por ser mulher trabalhando numa Construção Civil. Naquela epoca só homens se aventuravam nessa empretada e Luzia com sua genitora doente precisava trablahar para sustentar a casa.   

SITES ENCONTRADOS:

htpps://www.webartigos.com/artigos/luzia-homem-a-mulher-que-traiu-o-coracao-de-crapiuna/155355. Acesso em 17 de Maio de 2020. 

https;//www.ebiografia.com/olavo_bilac/ Acesso em 17 de Maio de 2020