Luciana Rossi Nascimento 1

Neide Rossi 2

Tatiane de Souza Gil 3

 

A criança domina seu corpo ao desenvolver a ida ao banheiro para fazer coco e xixi , bem como falar ,andar e deixar de mamar. Segundo a Pesquisadora Emmi Pikler para que o abandono da fralda seja tranquilo e alegre para a criança, famílias e escola é necessário garantir os Direitos de Aprendizagem e desenvolvimento antecipado na Base Nacional Comum Curricular. Dessa maneira as oportunidades s e desejos das crianças são indicadores desse trajeto. È na convivência com seus colegas e adultos ( do convívio) que esse procedimento deve acontecer de forma lúdica e, brincante. Ao conhecer e explorar os hábitos culturais de higiene e o seu corpo, a criança vai caminhando pra que o desfralde aconteça. Finalmente, expressando-se livremente a intimidade e a individualidade da criança são respeitadas e ela participa efetivamente de sua vitória.

Não há uma ordem para o desfralde, no entanto a criança precisa estar preparada emocionalmente e fisicamente para que esse processo aconteça. Cada criança é um ser único e estará pronta quando estiver não existe um tempo certo, porém algumas crianças encontra-se prontas a partir do 2 anos e meio. Se o desfralde acontecer muito cedo, esse procedimento pode deixar a criança incomodada com a situação e levar mais tempo. Entretanto a criança pode estar pronta para o desfralde, e demorar e para iniciar, isso também pode ser desfavorável .

Algumas observações podem ser feitas que ajudarão a perceber se a criança está pronta para o abandono das fraldas:

  • Fica por longos períodos com a fralda seca durante o dia?

  • Não gosta de ficar com a fralda suja ou molhada?

  • Manifesta-se interessada ou curiosa pelo vaso sanitário ou usar calcinhas ou cuecas?

  • Compreende os comandos simples?

  • Já consegue abaixar os shorts ou calça e levantá-los novamente sozinho ( a) ?

  • Sabe lavar as mãos sozinha, e dar descarga?

  • Tem um horário certo para fazer cocô?

  • Avisa antes de fazer na fralda que está com vontade de fazer coco e xixi?

    Após essas observações deixo aqui algumas sugestões para o desfralde:

   Fale com as crianças sobre usar o vaso sanitário e ou penico;

   Se a escola não tiver os banheiros adaptados, deve-se adaptá-los para que a criança se sentir confortável e não ficar com os pés balançando;

Pode-se colocar penicos no banheiro;

Nada de irritação ou criticas, seja positivo com a criança e uso o senso de humor;

Comemore qualquer que seja a conquista;

Esteja com a criança quando ela está usando o penico, distraia;

Crie uma rotina após o almoço e o jantar de sentar a criança no penico por pouco tempo, se observar que a criança tem um horário para fazer coco nas fraldas, chame a criança para sentar no penico perto desse horário;

Eventualidades ocorrem , fiquem preparado, enfrente com desenvoltura e calma, não será um regresso no caminho, elas se distraem ainda mais se tiver brincando;

Quando a criança está acordada o controlar os esfincteres e mais simples de quando está dormindo, há crianças que levam mais tempo com esse processo, é necessário ficar atendo a esse desenvolvimento, mas fazer xixi na cama é normal.

Comparar a criança com outras em relação ao desfralde não ajudara, todos tem seu tempo, vai acontecer e diversão deve fazer parte desse acontecimento!

É interessante ir falando para a criança que ela está de xixi e de coco e que trocar a fralda é muito bom e confortável. Não se pode deixar de pedir licença para mexer e trocar a criança, respeitando os movimentos e a fala e do corpo. Alcançar algumas agilidades e movimentos como: levantar, subir, descer, noção de equilíbrio e espacial. Deixar as fraldas depende também de características emocionais e fisiológicas, sendo assim cada criança necessita ser analisado e acompanhado suas particularidades dessa maneira o professor precisa saber que o processo de desfralde é fisiológico de cada criança, incentivar esse processo, assegurar e considerar a intimidade das crianças e acima de tudo respeitar as etapas de desenvolvimento da criança.

 

Referencias:educarparacrescer.abril.com.br/…/como-tirar-fralda683993.shmtl:www.pediatra emfoco.br›Higiene;

https://uaubaby.wordpress.com/2016/02/16/o-desfralde-sob-a-abordagem-emmi-pikler/

 

 

 

1  Especialista em Docência em Educação Infantil pela UFMT. Professora da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis/MT. 

2  Especialista em Docência em Educação Infantil pela UFMT. Professora da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis/MT. 

3 Especialista em Educação Especial, Libras e Psicopedagogia pela Uníntese e Prominas. Professora da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis/MT. Assessora do Departamento de Educação Inclusiva da RME. Rondonópolis-MT. E-mail: [email protected]