Renascimento.

Itália.

Séculos XV A XVI.

O que foi o Renascimento, podemos em síntese dizer, um movimento, político, filosófico e cultural, que surgiu basicamente na Europa, mais especificamente na Itália. Foi O resultado de transformações econômicas, ocorridas nos séculos XV e XVI.

Um  movimento humanista, com fundamentos conceituais, que permitiriam alavancar a razão em direção à formulação das Ciências que viriam exatamente no século XVIII, responsável pela grande transformação do mundo.

O Renascimento inspirou-se no humanismo, movimento de homens cultos que desejavam desenvolver o estudo da cultura grego-romana e o retorno da exaltação da razão a defesa do espírito da liberdade.

Motivo pelo qual o Renascimento desenvolveu uma mentalidade racionalista contra velhos princípios da mística metafísica.

A nova mentalidade possibilitava ao homem certa disposição a questionar os grandes mistérios do mundo, antes explicados tão somente pela teologia clássica de fundamentos aristotélicos.

Desenvolveu o espírito de observação sobre a natureza, maior tempo à pesquisa e às experimentações, foi quando na prática começou a formulação do método indutivo, isso preliminarmente.

 Na superação do aristotelismo a respeito das Ciências da Natureza. A mente ficou mais aberta, necessária às mudanças do mundo, iniciava uma grande revolução até aquele tempo imperceptível.

 Uns conjuntos de ideais filosóficas em defesa do humanismo começaram a contrapor princípios a uma mentalidade feudal, que não atendia mais aquele momento histórico, que antes era influenciado por um pensamento meramente contemplativo no plano natural das coisas.

O pensamento deixou de ser subordinado a procedimentos da fé, as autoridades religiosas começaram entrar em crise, os homens inteligentes buscaram outros tipos de verdades, com a finalidade de conhecer a realidade e exercer sobre o mesma controle por meio do instrumental científico.

Todos desejam descobrir as leis que regem sobre a natureza, qual era sua mecanicidade, qual era o verdadeiro funcionamento.

 Suas  regras, o objetivo nesse aspecto do movimento era prever para prover, como mais tarde foi elaborada a metodologia positiva das Ciências da Natureza.

Apesar de tudo isso, não significa que aconteceu um abandono total dos princípios cristãos, até porque esse movimento nunca foi muito popular.

 Mas desenvolvido a partir de lógicas de classes esclarecidas a favor do desenvolvimento da burguesia, os ideários da Filosofia Iluminista.

A respeito da tese a qual estou referindo nesse artigo, a veracidade define pelo que escrevo, varias obras de artes, continuaram representando o estilo artístico cuja natureza visava sustentar o feudalismo.

O que aconteceu na prática é que esse período não foi tão revolucionário assim como poderia parecer naquele momento em que as relações eram feudais. Mas sem dúvida aconteceu uma renoção em geral dessas questões, essa mudança foi fundamental para o período posterior a revolução que possibilitou o nascimento da Filosofia Iluminista.

Um tratamento novo em questões velhas às vezes nem sempre com definições objetivas, mas com toda certeza, aconteceu certa humanização do divino, o que foi fundamental para uma mudança mais radical.

 Em outro período para o desenvolvimento de uma Filosofia mais crítica e política em direção à superação do próprio feudalismo, o que se refere à Filosofia Iluminista.

O Renascimento foi marcado também pelo espírito científico ainda naquele momento misturado com misticismo, claro que tudo isso teve origem diversa, com grandes nomes de cientistas e filósofos daquele período histórico.

Encontramos sínteses de cientistas e filósofos renascentistas de diversas variáveis, aspectos místicos e científicos atendendo a racionalidade do seu tempo.

 Entre os grandes desse período encontramos:  William Shakespeare, Dante Alighieri, A divina comédia, Giovanni Bocaccio, Decameron,  Miguel Cervantes, Dom Quixote, Thomas Morus, Utopia, Luís Camões, Os lusíadas Erasmo de Roterdam, Elogio da loucura.

Nas artes plásticas encontramos os principais autores: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sânzio, Albrecht Durer, Rubens El Greco.

 O que podemos dizer que a passagem desse movimento para Filosofia Ilumista propriamente dita e o desenvolvimento das Ciências da Natureza, se deu com perseguições e morte por parte da Santa Inquisição o que será explicado em outro artigo elaborado por mim.

Edjar Dias de Vasconcelos.