Joacir Soares d'Abadia, Diácono

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvadao! Hoje, meus irmãos e minhas irmãs, a Liturgia nos inspira a olharmos para nossas famílias tendo como base a "Sagrada Família de Jesus, Maria e José". Deste modo, gostaria de inaugurar minha Homilia aqui fazendo uma reflexão a partir das Leituras que abacamos de ouvir (Cf. I Leitura Eclo 3, 3-7. 14-17; Sl 127; II Leitura Col 3, 12-21 e o Evangelho segundo Sao Lucas 2,41-52) com o tema "O relacionamento de Jesus em sua Sagrada Família".

Podemos, primeiramente, situar Maria, a mãe de Jesus, num âmbito relacional, pois ela é um ser de relações. Relaciona com Deus, com seu Filho e com a Igreja de seu Filho. Ao relacionar com Deus ela entra no âmbito da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo; com Cristo a Cristologia e com a Igreja a Eclesiologia. Maria, portanto, está presente em todos os aspectos da vida Cristã.

O mistério de Maria de Nazaré, aquela mesma que nos atesta o Evangelho de São Lucas, vem sendo explorado ao longo dos séculos por teólogos, artistas, poetas, santos e gente do povo, dando origem a uma série, no mínimo, bastante variada da imagem de Maria. Tentaram aprensentá-la em dimensão sacral ou humana, submissa ou humilde e glorificada ou familiar.

Nesta dimensão familiar, entra a figura de Jesus Cristo que nasceu em uma família do seio de Maria, a qual leva-o à humanidade, na visita a Isabel e a humanidade à Jesus nas bodas de Caná.

O relacionamento de Jesus em sua Sagrada Família se dá com as palavras de Maria a seu Filho Jesus que os Evangelhos nos ensinam. Podemos, com efeito, perguntar: "o que Maria diz a Jesus e o que Jesus diz á sua mãe?" Maria apenas diz duas coisas a Jesus:

a) "Meu filho, por que agiste assim conosco?" Jesus responde: "por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?"(Lc 2, 48-49). Aqui aparece uma queixa pessoal (ausência de Cristo. Jesus aos 12 anos).

b) nas Bodas de Caná em Jo 2,1s Maria diz: "Eles não têm mais vinho". Respondeu-lhe Jesus: "Mulher, que tem isso a ver comigo e contigo? Minha hora ainda não chegou". É uma necessidade da humanidade - ausência de vinho. No AT a vida estava no sangue; NT (sangue de Cristo-Eucaristia-vida); não ter vinho não ter vida. Então, Maria diz à humanidade: "Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2, 5).

O relacionamento de Jesus em sua família é fortificado ainda mais quando, no alto da Cruz, dirige pela terceira vez palavras à sua mãe; "Mulher eis aí teu filho" (Jo 19, 26).

Cabem, meus amados, a cada um de nós, a partir do relacionamento de Jesus com sua família, esforçarmos para amar nossos pais e sermos a eles obedientes.

A primeira leitura retirada do livro do Eclesiástico nos versa sobre a "piedade filial" dando conselhos a todos os membros da família ao dizer:

"Quem respeitasua mãe é como alguém que ajunta tesouros.

Quem honra seu paiterá alegria com seus próprios" (Eclo 3, 5-6).

"Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe cause desgosto enquanto ele vive" (Eclo, 3, 14).

A segunda leitura da carta de São Paulo aos Colossenses explana a respeito dos conselhos para toda a família. Essa que é a Igreja doméstica onde se partilha valores humanos e cristãos. São Paulo, primeiramente, vos diz esposas: "sede solícita para com vosso marido, como convém, no Senhor" (Col, 3, 18), aos maridos ele insiste pela via do amor: "amai vossas esposas e não sejais grosseiras com eles" (Col 3, 19) e aos filhos diz: "obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor" (Col 3, 20).

Diante de tudo isso, caríssimos, podemos reafirmar cada dia nossa fé em Jesus Cristo, modelo de todo relacionamento familiar. Olhando sempre para os ensinamentos e exemplos deixados, por inspiração divina, na Sagrada Escritura a respeito do Matrimônio; ter os olhos fixos na "Sagrada Família de Jesus, Maria e José" e, claro, sabendo que "Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e era-lhes obediente". Ou seja, o relacionamento de Jesus em sua Sagrada Família não se deu de forma extraordinária, mas sim de forma natural. Assim, irmãos e irmãs, buscai viver a naturalidade da vossa família pautada no exemplo sublime da família de Jesus Cristo.

Sagrada Família de Jesus, Maria e José!! Eu confio em vós!! Amém.