E um evento significativo e sem precedente  para a diplomacia marroquina na história de Marrocos.

78 embaixadores foram nomeados de uma só vez, uma mudança estratégica baseada sobre uma abordagem de interesses num ato de soberania, decisão anunciada na margem das última visitas do rei às províncias do sul, e decidida pelo conselho dos ministros, como forma de aumentar a influência de Marrocos no sector externo.

Esta abordagem visa a África, a Europa Oriental,  a Ásia – as Filipinas e a Kazakhistan, bem como a América Latina como Uruguai, Panamá e Paraguai, reflectindo o desejo do rei abrir cinco novas embaixadas na África. Benin, Moçambique, Tanzânia, Ruanda, e Maurício.

O rei pretende tornar o sector da diplomacia marroquina dinâmico capaz de responder as perspectivas do país em termos de seu rejuvenescimento, e do aumento das mulheres e integrar os principais partidos políticos como PAM, PJD, PPS, USP e UE.

A exemplo do Reda Benkhaldoun do partido do PM, afectado em Malaisia, Khadija Rouissi da UE na Dinamarca, bem como os ligados à sociedade cívil; a exemplo da Amina Bouayach afectada na Suécia.

 As nomeações de Amina Bouayach, de Khadija Rouissi e de Lamia Erradi, todas da esquerda reflectem o desejo de criar boas relações com os países ligados com a questão da igualdade de gênero e dos direitos humanos  como Noruega, Suécia, Dinamarca.

 Em Bruxelas, Ahmed Chami designado para trabalhar no sentido de formar uma frente e neutralizar um átrio influente de pró-Polisario que trabalha no sentido das instituições da União Europeia, do Tribunal de Justiça Europeia, e contra os acordos de agricultura bloqueado entre  o reino de Marrocos e a Europa.

 Por essa razão, o conselho dos ministros de Marrocos informou novos embaixadores que foram nomeados pelo rei para defender o sara e a integridade territorial do reino e diante das declarações do Secretario Geral da ONU, Ban-Ki-moon  sobre o sara marroquino, consideradas  intrumentalizadas e tendenciosas que prejudicam o processo da paz da comunidade internacional.

Lahcen EL MOUTAQI