Mesmo sob ameaça real da retirada da disciplina de filosofia no ensino médio, onde ao meu ver é campo fértil onde se pode melhor desenvolver a habilidade argumentativa e consequentemente formar jovens mais denso no que se refere a reflexão sobre a vida.
A filosofia no ensino médio, mais que uma disciplina a ser ensinada, ela cumpre o papel de desenvolver no jovem a sua natureza argumentativa, natureza essa que esta inata em cada jovem do ensino médio, porém não direcionada e sem foco no que argumentar, a disciplina de filosofia no ensino médio prepara os jovens para suas primeiras experiências, seja elas profissionais ou sentimentais. Prepara para um mundo que refreara seus instintos tão incontrolável haja visto uma sala de aula do 1° ao 3° ano.
A filosofia não irá dizer a esses alunos e futuros homens e mulheres de bem qual caminho a seguir, porém através da sua matéria prima mostra-los diversos caminhos a seguir através da  reflexão de diversos filósofos acerca da vida e da sociedade que a compõem, desenvolverá ali mesmo em sala de aula a controvérsia entre "Nietzsche e Kant", fazendo-os pensar sobre assuntos que irão experimentar durante sua vida adulta que se inicia.
Questão que será de grande valia no primeiro emprego, no primeiro relacionamento amoroso, na primeira decepção, etc. Questões essas que só é possível na disciplina de filosofia na qual descrevendo os filósofos e os mitos gregos desenvolveremos respostas para nosso cotidiano.
Na minha opinião a grande missão da filosofia no ensino médio e enquanto disciplina a ser aplicada em sala de aula, é que ela mais e além de ser  ensinada cumprindo uma grade curricular,  deverá ser sentida por todos os alunos e cada um em particular.
Dessa forma a disciplina filosofia viverá para além da sala de aula, pois viverá em cada aluno no qual esses professores impares do ensino médio, com todo amor ao conhecimento se predispos a não só ensina-los, mas sim fazer compreender o que é a filosofia que por de  trás de todas aquelas gritarias produzidas pelos hormônios juvenis, está o amor pelo conhecimento daquele (a) mestre(a) já quase sem voz a insistir em compartilhar o seu saber.
Seria uma pena que essa disciplina fosse retirada do ensino médio, pois eu prestes a me formar e tendo meu emprego próprio, me encanto com cada professor que apesar das dificuldades ainda e por amor ao conhecimento se predispõe a falar mesmo que sem voz e sobre os protestos dos alunos para ligar o "ventilador"
É exatamente por isso que me sinto mais do que nunca decidido a lecionar para esses futuros homens e mulheres de bem.
É pela admiração pelos professores, esses incansáveis amantes do conhecimento que me sinto inspirado a copia-los em sua grande trajetória. A tentativa de calar, humilhar, rechaçar e ridicularizar a filosofia é antiga, no mínimo três mil anos, e sem beber a cicuta sigo esperançoso em um dia radiante poder lecionar...
Até lá aguardemos ansiosos...