O que se precisa para ser discípulo de Cristo?
Joacir S. d?Abadia*

Hoje é um dia propício para refletirmos sobre as exigências necessárias para sermos discípulos de Cristo. Mas será preciso que eu saiba se realimente vocês desejam tornarem-se discípulos de Cristo, pois eu quero. Deste modo eu vos pergunto: vocês querem ser discípulos de Jesus Cristo? ? respondem: sim. Isso é muito bom! Porém, leva vocês para outra dimensão, o discipulado a partir do conhecimento escriturístico, na Sagrada Escritura, da Pessoa de Cristo. São pelas Sagradas Letras que se conhecem realmente quem é Jesus.

Mas não adiantaria procurar conhecer a Cristo sem antes, ao menos, saber o que é as Sagradas Escrituras, a Bíblia, onde Ele se revela a nós nos ensinamentos, nas realizações dos milagres e sinais, das curas e etc.

Pois bem! Estamos no mês de setembro, mês dedicado a Bíblia. Por isso é louvável perguntar sobre o que é a "Bíblia". Você sabe o que é a Bíblia? A Bíblia é o livro religioso central de nossa fé cristã. Ela é um conjunto de Livros divinamente inspirado por Deus. Este conjunto está dividido em duas partes: o Antigo e o Novo testamento.

O Antigo Testamento contém 46 livros Sagrados e o Novo Testamento 27, somando um total de 73 livros divinamente inspirados por Deus como diz o Apóstolo São Paulo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça" (2Tm 3,16).

Com isso o Apóstolo nos diz qual é a utilidade das Sagradas Letras:
a) Para ensinar;
b) Para repreender
c) Para corrigir
d) E para formar na justiça.

Assim sendo, cabe saber como se leem estes livros. São muitas as formas. Seguem algumas: a) leitura contínua: ler desde o Genesis até o Apocalipse, b) leitura por partes: ler livros aleatoriamente; c) leitura do NT e depois o AT; d) leitura temática: ler, por exemplo, os ensinamentos de Cristo nos Evangelhos e etc. Todas as formas de leituras bíblicas devem fazer com que os olhos dos homens estejam fixos em Jesus Cristo.

Toda a mensagem do Antigo Testamento é uma preparação do coração humano para acolher no Novo Testamento, Jesus Cristo, a Plenitude da Revelação como nos diz Hebreus: "Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho" (Hb 1,1s). Na Lineamenta sobre a Palavra de Deus os bispos disseram que "Jesus Cristo é a Palavra de Deus feita carne, a plenitude da Revelação" (XII Assembleia Geral Ordinária, título do n. 9).

Tanto o Antigo Testamento quanto o Novo tem seu centro em Jesus Cristo. É Cristo o centro das Sagradas Escrituras. Deste modo, conhecê-las é conhecer o próprio Cristo, o Verbo encarnado: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14). Assim, se você quer ser discípulo de Cristo deve, antes de tudo, familiarizar-se com a Palavra de Deus. Quer dizer, ler e buscar compreender as Sagradas Escrituras. Isso, contudo, se faz lendo-As diariamente e recebendo, pelo ensino Ordinário, sua interpretação nas Missas semanais e, principalmente, nas Missas dominicais.

Hoje mesmo somos questionados pelas Palavras do Senhor: "Mal podemos conhecer o que há na terra, e com muito custo compreendemos o que está ao alcance de nossas mãos; quem, portanto, investigará o que há nos céus?" (Sb 9,16). Somos instigados, enquanto discípulos de Cristo, a procurar compreender aquilo que está a nosso dispor: a Palavra de Deus. Mas de que forma?

No Evangelho de São Lucas temos algumas exigências para sermos discípulos de Jesus: ser desapegado (não prender o coração a nada), carregar a cruz (no dia a dia), caminhar atrás de Jesus (Ele é o modelo que diz: "Eu sou o caminho" (Jo 14,6)) e renunciar a tudo que tem (os bens materiais).

Para finalizar esta reflexão devemos voltar à pergunta: O que se precisa para ser discípulo de Cristo? Precisa, oh como não, de pouca coisa. Que seria, pois? Conhecer profundamente as Sagradas Escrituras, essa é a grande exigência do discipulado marcado pela "bondade" (Fm 14) em servir a Cristo gratuitamente, livre e verdadeiro. Seguindo este caminho não será difícil o seguimento a Cristo e nem mesmo achará desgastante ler a Palavra de Deus. Que o seu DISCIPULADO, mergulhado nas SAGRADAS ESCRITURAS, "não seja forçado, mas espontânea" (Fm 14).



*Joacir S. d?Abadia é diácono da Diocese de Formosa-Go; autor dos livros: "Opúsculo do conhecer" (Ed. Cidade), "A caridade e o problema da pobreza na periferia" (Agbook) e "A Igreja do ressuscitado" (Virtual Books); escreve para os jornais: "Alô Vicentinos" e "Carta de notícias" e semanalmente publica textos em seu blog.