PERGUNTAS SOBRE PARTILHA:

1- O que representa partilha?

R. Partilha é um dos grandes valores que move o ser humano. De que vale ter toda a riqueza do mundo se o coração deste ser é duro e não sabe ajudar ninguém? Portanto, partilhar não é apenas um valor religioso, mas é antes de tudo uma perspectiva para termos um mundo e uma sociedade diferente.

2- O que move as pessoas a partilhar?

R. Penso que partilhar é um ato movido pelo coração. Vivemos em uma sociedade que apenas vê o seu “mundinho”; outro dia estava no mercado e fui sensibilizado por uma humilde senhora que estava na fila e percebendo minha pressa, ela cedeu o seu lugar, agradeci muito à ela, ela me disse: “senhor hoje vivemos em um mundo, aonde as pessoas esquecem do outro, parece que estão cegas e só vale o “venha à nós o bolso e a vantagem”. Então, somente que tem sensibilidade e um coração grande é movido a partilhar. E, penso que se a pessoa entende o ensinamento de Jesus Cristo, terá ainda mais vontade de partilhar, pois entende que a vida de nosso Mestre foi uma constante partilha.

  3- O que deve mover aquelas que ainda não se conscientizaram desse sentimento? 

R. Antes de tudo as pessoas precisam  sair de seu “casulo”, abrir os olhos e perceber o quanto ainda temos para fazer. Não consigo entender como pode muitas criaturas viver de uma forma tão “vazia” que não conseguem partilhar nada! Quanta gente inteligente que poderia em seus momentos de “lazer” dar sua contribuição para ajudar outros a melhorar de vida; entendo que partilhar não é só dar o “peixe”, mas antes de tudo ensinar o valor do “pescar”...

4- Qual passagem da Bíblia que o senhor destacaria como a que mais representa a partilha. Por quê?  

R. Para mim tenho duas: aquela da passagem de Lc 21,2 da viúva pobre que lançou suas únicas duas moedas. Essa é uma passagem que Jesus nos conta para dizer que a verdadeira partilha não é aquela da sobra, mas daquilo que é mais precioso, pois aquela viúva deu tudo o que ela tinha. A outra passagem que sempre lembro é de At 2, 42,47 – ‘Retrato da Primeira Comunidade’- que comunidade era aquela? E nós que estamos vivemos no mundo capitalista, muitas vezes somos tentados a partilhar a sobra, isto não é a verdadeira partilha.

5- Como deve ser o cristão diante da proposta de partilha pregada por Jesus?

R. Deve ser radical. Partilhar é também tomar posição é ter lado. Jesus foi radical neste sentido, pois esteve sempre ao lado dos menos favorecidos, portanto, nós que dizemos ser cristãos, precisamos incorporar mais a missão de Jesus. De que vale ir à Igreja se quando alguém se aproxima de nós para pedir um conselho ou uma ajuda, nem quereremos ouvir aquela pessoa? Lembremo-nos da canção que diz “seu nome é Jesus Cristo e passa fome...”. A grande questão é que Jesus está na pessoa de nossos irmãos menos favorecidos, mas ainda muitos não incorporaram essa grande verdade...

 

6- Por que muitos ainda não se abriram a partilha?

R. Na questão 3 coloquei a respeito de sair do “casulo”; muitos infelizmente incorporaram a visão individualista de um sistema excludente que ainda não entendeu que os pobres e marginalizados são as grandes vítimas deste sistema. Acredito que nossa maior missão seja a de “abrir os olhos e a mente de milhares de cristãos que não incorporaram a missão de Jesus Cristo que é fazer de nossa vida uma grande partilha”, mas não uma partilha de gente boba, mas de pessoas conscientes que sabem que vivem num um sistema capitalista, por muitos chamados de selvagem..

 

7- Como revelar ao mundo o sentimento de divisão e partilha numa sociedade tão individualista?

R. Acredito que o relato de vida dos santos e inúmeras passagens bíblicas, bem como de vários relatos de experiências de seres humanos que passaram a mudar suas vidas, desde o momento que compreenderam o valor da partilha, podem ajudar muitos a ficar sensíveis e sair do individualismo e comodismo. Como afirmam alguns estudiosos a respeito do comportamento do ser humano: aprendemos a mudar nossas atitudes quando temos que enfrentar situações de perda ou dor; infelizmente muitos ainda só conseguem sair  do individualismo quando abrem seus olhos e percebem que o que enche o coração humano é a partilhar e a solidariedade.

8- Como fazer com que as crianças e os jovens se prontifiquem a partilhar.

R. Mostrando para eles que é possível construir uma sociedade com outra mentalidade, acredito muito que as Jornadas da Juventude que estão acontecendo em todo o Brasil, em preparação para a Jornada Mundial no Rio de Janeiro de 2013 é uma evidência da busca de um caminho para partilhar os valores evangélicos em meio aos jovens. Acredito também que a escola poderia contribuir muito para essa transformação, especialmente pelo fato de ter a criança um bom tempo do dia dentro da escola. Enfim, existindo uma consciência que é preciso mudar, as crianças e jovens serão os primeiros a trilhar o caminho da partilha e solidariedade.

9- Como fomentar a partilha nas pessoas?

R. Estava discutindo na Faculdade com meus alunos a respeito da importância de buscarmos alternativas para que a mente das pessoas possam mudar e um acadêmico abordou a temática da água e, em uma de minhas indagações dizia que, caso a humanidade não mude sua conduta, irá sofrer muito com a falta de partilha, não só para com a irmã água, mas de um modo geral para com tudo Acredito que a ‘necessidade, até mesmo a dor’ irá levará o ser humano a perceber que será somente pela partilha e solidariedade que nosso mundo irá tomar outro rumo.

10- Como os jovens cristãos devem ser chamados a dar testemunho de vida solidária e feliz pela comunhão de bens, para marcar a superação do egoísmo e revelar a força de Cristo em nosso meio?

R. Penso que seja por meio de encontros, como afirmei na questão 8. Os jovens são um grande instrumento da força divina em nosso meio. Não podemos continuar com a mentalidade que eles estão ‘perdidos’. Cada vez que sou convidado para dar palestras aos jovens cristãos, vejo quantos estão comprometidos e com vontade de superar o egoísmo do mundo materialista e dar testemunho concreto de Jesus. As Igrejas de um modo geral, as escolas e toda a sociedade constituída precisa dar mais oportunidades para os jovens, pois muitos estão sedentos para testemunhar a solidariedade; obviamente que existem milhões de jovens que não encontram sentido em suas vidas, pois é mais forte o apelo do mundo materialista que acaba levando-os para um submundo, mas temos que acreditar sempre que os jovens cristãos, em sua maioria, são fermento no meio da massa. 

11- Os cristãos estão conscientes do que é partilhar? 

R. Há um grupo que sim, entretanto, grande parte dos cristãos ainda não descobriu quem está seguindo. Quem segue Jesus Cristo precisa ter postura, decisão, nunca pode ficar em cima do muro. O autentico cristão sabe que partilha não é dar a sobra, mas é dar a própria vida, ou seja, no trabalho e no cotidiano as pessoas precisam ver em cada um de nós um exemplo de partilha e solidariedade.

12- Qual o poder de partilhar?

R. Ele é muito grande. Primeiro pelo fato de nos dar paz de espírito, quem partilha com autenticidade, vive melhor e consegue dormir bem. Segundo é o poder que o próprio Jesus nos dá, poder de testemunhar quem foi Jesus Cristo e, por incrível que venha parecer, esse testemunho leva com que outros cristãos se empolguem e também partilhem...