Em primeiro lugar é importante termos um razoável conhecimento sobre o assunto a ser tratado aqui. Se estamos nos propondo a falar profundamente sobre o pensamento e seus poderes, é óbvio que teremos de iniciar sabendo algo a respeito da sua formação.
O pensamento tem origem na nossa mente – isso é bem lógico, eu sei! Mas às vezes é necessário relembrarmos o óbvio mesmo!

Na mente convivem duas esferas de atividades. Atenção! Não estou dizendo que temos duas mentes, ok! São duas esferas de atividades numa só mente. Essas duas esferas são a mente consciente, que é exatamente a mente a partir da qual exercitamos o raciocínio (e também o livre arbítrio - trataremos sobre ele em outra outra postagem), com ela somos capazes de fazer escolhas ao longo da vida. É com essa esfera mental que tomamos decisões sobre tudo, pois é o nosso raciocínio quem decide, e exterioriza nossos desejos.
Em contrapartida, sem qualquer decisão consciente, temos a outra esfera de atividade da mente, que se chama subconsciente, a qual é responsável pelo funcionamento automático de todos os nossos órgãos e funções que nos mantém vivos, como por exemplo: funcionamento do coração, da respiração, do sistema digestivo etc.
O subconsciente, por não estar condicionado pelo raciocínio, aceita tudo o que lhe é imposto, ou seja, tudo aquilo que você conscientemente acredita, pois o subconsciente, ao contrário do consciente, não especula sobre as coisas que pensamos, e nem muito menos apresenta argumentos de controvérsia, haja vista que tais atividades são exclusivas do raciocínio.
Podemos afirmar que os pensamentos são pura energia ativa e criadora que podem ser comparados a uma semente. Enquanto que a esfera subconsciente da mente é como a terra, que aceita qualquer espécie de semente, independentemente de ser boa ou má.
Logo, ela não afere se um pensamento é bom ou ruim, verdadeiro ou falso, ela simplesmente desempenha a sua função, reagindo de acordo com a natureza destes pensamentos e sugestões, ou seja, conforme os comandos dados pelos pensamentos.
Por exemplo: se você aceita algo como verdadeiro, mesmo que seja falso, sua mente subconsciente o aceitará como verdadeiro e tratará de provocar os resultados que devem necessariamente seguir-se, porque você “conscientemente – fazendo uso do raciocínio e/ou do livre arbítrio, que é típico da esfera consciente da sua mente” - aceitou o fato como verdadeiro.
É importante ressaltar que, esse mecanismo já foi comprovado por psicólogos e outros estudiosos em pesquisas sobre as reações de pessoas submetidas à técnica da hipnose, uma vez que nesse estado o indivíduo só age em conformidade com os comandos dados pelo profissional atuante.
Os resultados demonstraram que a mente subconsciente é incapaz de fazer seleções e comparações, necessárias a um processo de raciocínio.
Eles provaram também, repetidamente, que a mente subconsciente é impessoal, não seletiva e aceitará quaisquer sugestões, mesmo que sejam falsas. E, tendo aceito uma sugestão qualquer, submete-se a ela, e reage de acordo com a sua natureza.
Acredito que muitos de vocês têm alguma experiência de como se desenvolve uma sessão de hipnose (pelo menos através de reportagens, relatos ou filmes), mas mesmo assim darei um exemplo para ilustrar essas conclusões: se um hipnotizador experiente sugere a um dos seus pacientes que ele, paciente, é Nelson Mandela, Hittler, qualquer outro personagem conhecido, ou até mesmo um animal qualquer, o paciente agirá exatamente da maneira como lhe foi sugerida com incrível fidelidade.
Então, com base nas explicações acima, fica fácil tirar algumas conclusões e comprovar a veracidade do que já dissemos acerca do grande potencial que tem o nosso pensamento.

Vejamos o seguinte: são os pensamentos que controlam e comandam o nosso subconsciente, certo? Por isso sempre que aceitamos, conscientemente, algo como verdadeiro, seja uma coisa positiva ou negativa, automaticamente o subconsciente receberá o comando como verdadeiro e tratará de provocar as consequências ou resultados correspondentes ao referido pensamento, como já dissemos!
Isto é, tudo aquilo que idealizamos conscientemente através do nosso raciocínio, será inevitavelmente materializado pelo nosso subconsciente.
Portanto, devemos ter muita cautela com os nossos pensamentos, e nos esforçar o quanto pudermos para aprender a controlá-los, porque são eles os responsáveis pela intensidade da nossa fé, pelo nosso bem-estar ou mal-estar!

Percebam o que já afirmei em post anterior, curiosamente, nas Sagradas Escrituras tem valiosos segredos e conselhos muitas vezes sutis, que, quando conseguimos descobrir, entender, respeitar e pôr em prática, são de grande valia para alcançarmos uma melhor qualidade de vida.


Trago agora uma passagem bíblica contida no Livro de Felipenses 4:8;9 que nos aconselha a cerca dessa importância dos pensamentos: 8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim; isso fazei; e o Deus de paz será convosco."
Ora, sabemos que "isso tudo" vindo de Deus, é "tudo transbordante de positividade", e, segundo Ele mesmo, nada disso será impossível!
Este é um dos grandes segredos do poder dos pensamentos em nosso benefício!


A nossa mente subconsciente funciona 24 horas por dia e toma todas as providências em nosso benefício ou malefício, dependendo sempre da natureza dos nossos pensamentos ou autossugestões, ou ainda das sugestões que recebemos dos outros e aceitamos como verdades (sobre sugestões e autossugestões falarei mais em outro post), uma vez que ela põe em prática os frutos dos seus pensamentos costumeiros, porque está programada para trazer uma resposta a eles através da lei da atração.

Exatamente em virtude das consequências que têm nossos pensamentos é que sempre aconselho: nunca devemos fixar pensamentos negativos em nossas mentes, pois o subconsciente aceitará tudo “ao pé da letra” e trabalhará para materializar os resultados.
Isso posto, acredito que sempre devemos nos esforçar para dar ordens corretas ao subconsciente, a fim de que não sejamos responsáveis pelo nosso próprio fracasso, nossa própria infelicidade e, o pior, para que não sejamos os únicos responsáveis pelas nossas doenças. Haja vista que, há inúmeras comprovações científicas (as quais faço questão de compartilhar com vocês em post específico) de que a esmagadora maioria das moléstias nascem de dentro para fora, ou seja, primeiro se formam na mente mais profunda, enfraquecendo-nos espiritualmente, e só depois se exteriorizam fisicamente, manifestando-se em nosso corpo.

Lembrem-se: esforcem-se sempre para “nunca” dizerem, repetidamente, palavras como:
“não posso ter”, “não sou capaz de fazer” “não vou conseguir” etc., porque isso funciona como imã, e será decisivo para que seu subconsciente providencie realmente que não consigas o que desejas.

Expulsem-nas do pensamento e as converta imediatamente em frases positivas, ditas e pensadas com fé verdadeira, e verão acontecimentos sensacionais se materializarem em suas vidas.

Bem, queridos leitores (amigos, seguidores), por hoje é só, mas temos muito caminho a percorrer ainda!

Procurem consolidar bem essas primeiras considerações sobre o tema abordado, e aguardem que em breve daremos continuidade ao nosso propósito: de juntos alcançarmos o sucesso e a prosperidade em todos os sentidos, a cura de males que nos acometem, a realização dos nossos desejos e outras maravilhas mais, através do total controle do nossos pensamentos e o fortalecimento da nossa fé.
Afinal de contas, nunca devemos esquecer, e nem subestimar, uma grande verdade, na qual secretamente encontra-se guardada, como um tesouro, a fórmula da felicidade: "Deus está dentro de nós."

Sua opinião é sempre muito importante para nós! Faça comentários, compartilhe com seus amigos e parentes, interaja conosco!

Desejo sucesso, prosperidade, saúde, muitas bênçãos a todos nós e evolução espiritual sempre!