Guarda móveis são espaços nos quais uma pessoa ou empresa pode alugar para guardar seus pertences. O nome sugere um lugar para guardar apenas móveis, mas as opções são maiores. É possível armazenar, além de móveis, objetos de decoração, bicicletas, documentos antigos, ou seja, itens que não são usados com tanta frequência. As empresas podem guardar seus estoques e arquivos mortos, por exemplo.

É um conceito relativamente novo no Brasil. O principal motivo que leva uma pessoa a procurar esse tipo de serviço é a liberação de espaço na casa ou a falta dele. Com o passar dos anos, estamos nos mudando para imóveis cada vez menores e, muitas vezes, não temos espaço suficiente para armazenar tudo o que temos. No caso de uma reforma, um guarda móveis seria uma ótima solução para armazenar os móveis em um lugar limpo e seguro, além de liberar espaço para a obra fluir melhor.

Para alugar o espaço, o cliente fecha um contrato mensal de acordo com o tamanho do box. Geralmente, o contrato é mensal. Não é preciso muita burocracia para alugar um box e isso é um ponto positivo. Basta apresentar o comprovante de residência e fornecer alguns dados pessoais. No conceito inovador de guarda móveis, o cliente é a única pessoa que tem acesso ao local e que fica com a chave. Os boxes são seguros, práticos, limpos e organizados. Eles recebem uma manutenção diária e possuem câmeras de monitoramento em tempo integral para proporcionar mais segurança ao cliente.
As empresas de armazenamento costumam ficar localizadas estrategicamente, com fácil acesso, tudo para facilitar a locomoção do cliente. Há também um horário de funcionamento dessas empresas. Dentro desse horário, o cliente pode acessar seu box para armazenar ou retirar seus pertences com segurança.

Algumas empresas também oferecem o Wine Storage, um local para armazenar vinhos. A armazenagem desse produto é fundamental para garantir a qualidade e o conteúdo das garrafas. Para isso, empresas disponibilizam um ambiente climatizado, com temperatura variando entre 16 e 18 °C.

A melhor maneira de escolher um local para armazenar seus pertences é:
Fazer uma checklist de todos os itens que você deseja armazenar (como já foi dito, além de móveis, você também pode armazenar documentos, objetos de decoração e, em alguns casos, até automóveis.)

Os boxes possuem vários tamanhos. Você escolhe o tamanho do box de acordo com a quantidade e o tamanho dos itens que você anotou na sua checklist.

Escolha a empresa que mais se adequa as suas necessidades (localização, credibilidade), preencha alguns dados e faça um orçamento.

Por último, você mesmo transporta seus pertences até o box, com toda segurança necessária, e os organiza da maneira que achar melhor. Depois disso, poderá acessar o box sempre que necessário, dentro do horário de funcionamento da empresa.

O serviço de guarda móveis ou self storage está se tornando cada vez mais necessário para pessoas físicas e jurídicas. Se você possui um cantinho da bagunça, com certeza se interessou por esse tipo de serviço que vai facilitar e melhorar seu problema de falta de espaço. 

Revisado por Editor do Webartigos.com