As gaxetas nada mais são do que artefatos que tem como um objetivo principal realizar toda a vedação dos sistemas considerados pneumáticos e ainda hidráulicos. Este material poderá ser feito de várias formas, mas o que é mais comum é o que acaba utilizando como matérias primas a borracha. As Gaxetas tem uma aplicação em sistemas de movimento considerado axial, podendo até mesmo ser utilizada em altas ou baixas pressões.

São diversos os modelos e formatos de gaxeta, estas que variam bastante de acordo com todas as necessidades de utilização, podendo até mesmo ser em formatos diferenciados de L ou ainda de U por exemplo. Normalmente poderá ser considerado como um tipo de anel de borracha que conta com um ou mais lábios determinados que possam inclusive auxiliar em toda a vedação e ainda a fixação dos equipamentos que deverão ser empregados.

É interessante citar também outros tipos de gaxetas, as gaxetas de Chevron, que nada mais são do que um tipo diferenciado de gaxeta comum, em algumas características como por exemplo os formatos em V e os fatos inclusive de serem sobrepostas através de vários tipos de anéis, sendo muito mais resistentes por isso são utilizadas em aplicações onde as gaxetas comuns não são suficientes para suportar as condições que são apresentadas.

As gaxetas inclusive acabam vedando de forma total e automaticamente os aparelhos utilizados graças a uma pressão que é exercida contra as paredes dos equipamentos, e ainda além disto elas possuem uma boa vantagem de oferecer algum tipo de desgaste mínimo reduzindo problemas e ainda aumentando os períodos existentes de trocas.

Como realizar a escolha da gaxeta ideal

A escolha de uma gaxeta deverá levar em conta uma série de critérios, entre eles podemos citar a pressão, o funcionamento e ainda a temperatura a qual o material deverá ser submetido, pois os vários tipos de gaxetas são voltados para parâmetros considerados principais.

A gaxeta ainda é um equipamento considerado essencial e muito importante para a área industrial pois os seus diversos tipos de equipamentos hidráulicos dependem deste tipo de artefato para seu correto funcionamento.