O que leva uma empresa a perder A confiança de seu maior património que são seus funcionários? Como esta empresa pode estar lentamente caminhando para sua morte e ninguém estar percebendo?  E fato que o que importa neste mundo capitalista é os números e visto estritamente pelo lado capital financeiro. Mais existem outros números que precisam ser analisados e dados não menos importância que os números econômicos que é:  A satisfação dos funcionários e a qualidade de vida no seu ambiente de trabalho. Como anda a saúde emocional de seus colaboradores?
A morte de uma empresa não se dá quando ela já não consegue mais cumprir com seus compromissos com o governo, a sociedade, honrar com seus parceiros comerciais e com os seus funcionários. Ela se dá quando sua força motriz que são os seus colaboradores começa a ficar desmotivados.
Existem vários motivos que levam os funcionários a se desmotivarem desde baixos salários até as condições inóspita de trabalho. Aliás, para min às condições internas de trabalho tem um peso muito maior, pois impedem que os mesmos desenvolvam suas atividades com o padrão de qualidade exigido.
Porque uma coisa é você fazer o que gosta num ambiente bom de trabalho o seu rendimento será um. Outra coisa e você fazer o que gosta num ambiente ruim de trabalho e evidente que você não irá produzir.
A morte de uma empresa começa a se desenhar muito antes dela fechar as portas. Muitos sintomas já vêm acontecendo até chegar a tal ponto. As insatisfações dos funcionários, chefias despreparados, planejamentos equivocados e falta de gerenciamento de processos são sinalizadores de que a saúde da organização está sucumbindo e isto vai influenciar diretamente no alcance das metas da empresa.
O pior de tudo são os líderes sem visão que pensa que trocando as peças vai modificar o cenário. Coisa que convenhamos não é a solução. Sai muito mais barato parar para ouvir as insatisfações, reclamações ou sugestões do que trocar simplesmente de funcionários pois há um alto custo envolvendo demissões e novas contratações.
Para se evitar a morte de Dona empresa e necessário humildade para reconhecer que os planos traçados precisam ser revistos girar o PDCA. Sentar para ouvir os colaboradores motivar a equipe utilizando-se da meritocracia e não do bajulismo barato.
Pensar na qualidade de vida de seus funcionários é um investimento importantíssimo e que trará retorno imediato. Não somente o retorno financeiro mais também o retorno na satisfação em servir e com reflexos claros na qualidade do serviço prestado a quem é a razão de ser de qualquer empresa: o cliente.
Também o não investimento no maior património de uma organização que são os seus colaboradores pode causar o efeito contrário e levar enfim ao falecimento de Dona Empresa.
Que Deus a ajude ou que Deus a tenha.